http://www.aquanacional.com.br/contentid-17.html
Corais ou antozoários são animais cnidários e uma das maravilhas do mundo submarino. Os corais constituem colónias coloridas e de formas espantosas que crescem nos mares e podem formar recifes de grandes dimensões que albergam um ecossistema com uma biodiversidade e produtividade extraordinárias.
O maior recife de coral vivo encontra-se na Grande Barreira de Coral, na costa da Queensland, Austrália. A maioria dos corais desenvolve-se em águas tropicais e subtropicais, mas podem encontrar-se pequenas colónias de coral até em águas frias, como ao largo da Noruega.
Os antozoários são animais invertebrados que possuem tentáculos, orofaringe (serve como boca e ânus) e que podem ou não produzir um esqueleto de carbonato de cálcio. Podem ser solitários ou viver em colônias e seu crescimento forma os famosos "recifes de corais
fonte:http://www.museudavida.fiocruz.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=75&sid=38
Os Antozoários englobam as conhecidas Anémonas e a grande maioria das espécies construtoras de recifes. Conhecem-se cerca de 6000 espécies sendo portanto a maior classe dentro dos Cnidários. São Cnidários em que a forma de pólipo é a única existente no seu ciclo de vida. Os pólipos são maiores e mais robustos do que os da classe Hydrozoa e possuem, ao contrário destes, a cavidade gastrovascular dividida longitudionalmente por septos (ou mesentérios) e por um tubo, a faringe, que se segue imediatamente à boca e que penetra nesta cavidade até cerca de 2/3. Antozoários possuem uma mesogleia com células, cnidoblastos na gastroderme e gâmetas que se formam na gastroderme.
As espécies podem ser solitárias ou formarem colónias. As Anémonas são pólipos solitários e têm dimensões que variam entre 1,5 a 10 cm de comprimento e cerca de 1 a 5 cm de diâmetro. No entanto, podem encontrar-se espécies com diâmetro superior a 1 metro.
Os Corais, em contraste com as Anémonas, possuem um esqueleto externo de carbonato de cálcio segregado pelas células da epiderme (Corais pétreos), ou interno de uma substância orgânica (gorgonina) flexível (Corais macios). Os seus pólipos são de menores dimensões do que os das Anémonas e podem ser solitários ou formar colónias. Algumas espécies solitárias podem atingir dimensões de cerca de 25cm de diâmetro mas usualmente as dimensões dos pólipos das espécies coloniais são muito mais reduzidas, 1 a 3mm de diâmetro. As suas colónias podem no entanto ser enormes, por exemplo a Grande Barreira de Recife Australiana é visível da Lua!
http://www.biorede.ua.pt/text.asp?id=313
2007-03-17 01:11:59
·
answer #1
·
answered by phill 3
·
0⤊
0⤋
resposta
resumo sobre sao corais e antozoários=Corais ou antozoários são animais cnidários e uma das maravilhas do mundo submarino. Os corais constituem colónias coloridas e de formas espantosas que crescem nos mares e podem formar recifes de grandes dimensões que albergam um ecossistema com uma biodiversidade e produtividade extraordinárias.
O maior recife de coral vivo encontra-se na Grande Barreira de Coral, na costa da Queensland, Austrália. Ele também é considerado o mair indivÃduo vivo da Terra. Porém, devido a poluição e aquecimento marinho, está morrendo. A maioria dos corais desenvolve-se em águas tropicais e subtropicais, mas podem encontrar-se pequenas colónias de coral até em águas frias, como ao largo da Noruega.
[editar] Biologia dos corais
Os corais são os membros da classe Anthozoa que constroem um "esqueleto" que pode ser de matéria orgânica ou de carbonato de cálcio. Os restantes membros desta classe que não formam exosqueleto são as anêmonas.
Quase todos os antozoários formam colónias, que podem chegar a tamanhos consideráveis – os recifes - mas existem muitas espécies em que os pólipos vivem solitários.
Os pólipos têm a forma de um saco (o celêntero) e uma coroa de tentáculos com cnidócitos (células urticantes) na abertura, que se chama arquêntero. Os antozoários não têm verdadeiros sistemas de órgãos: nem sistema digestivo nem sistema circulatório, nem sistema excretor, uma vez que todas as trocas de gases e fluidos se dão no celêntero, uma vez que a água entra e sai do corpo do animal através de correntes provocadas pelos tentáculos.
No entanto, esta classe de celenterados tem algumas particularidades na sua anatomia:
* Uma faringe, denominada neste grupo actinofaringe que liga a “boca” ao celêntero e que, muitas vezes, contem divertÃculos chamados sifonoglifos, com células flageladas, em posições diametralmente opostas, dando à anatomia do pólipo uma simetria bilateral.
* Os mesentérios - um conjunto de filamentos radiais que unem a faringe à parede do pólipo.
O grupo inclui os importantes construtores de recifes, conhecidos como corais hermatÃpicos, encontrados nos oceanos tropicais. Os últimos encontrados, são conhecidos como corais de pedra, visto que o tecido vivo cobre o esqueleto composto de carbonato de cálcio. Os corais hermatÃpicos obtêm muitos dos nutrientes de que necessita de actividade simbiótica com a alga zooxantela.
2007-03-17 11:57:59
·
answer #2
·
answered by neto 7
·
0⤊
0⤋
Corais é o mesmo que antozoários.
Do grupo dos Cnidários e da classe dos Antozoários e são representados por formas polipóides que habitam nos mares tropicais, mas que já habitaram todo o planeta, mas com o seu arrefecimento se foram restringindo às zonas tropicais.
Alimentam-se de pequenos invertebrados e até de peixes.
Os pólipos têm a forma de um saco, o celentero, e uma coroa de tentáculos com cnidas, os cnidocistos, que são células urticantes com que "anestesiam" as presas para depois lhes sugar o conteúdo proteico.
As cnidas podem ser disparadas como armas de defesa, pois são pequenissimas lanças com um "saco" de veneno agregado.
Os corais constituem colónias coloridas.
Os corais são os membros da classe Anthozôa (Antozoários) que constroem um "esqueleto" que pode ser de matéria orgânica ou de carbonato de cálcio.
Os restantes membros desta classe que não formam exosqueleto são as anémonas.
Quase todos os antozoários formam colónias, que podem chegar a tamanhos consideráveis – os recifes - mas existem muitas espécies em que os pólipos vivem solitários.
Está elucidado, que Corais e Antozoários é o mesmo
2007-03-17 06:33:57
·
answer #3
·
answered by António Nöel 5
·
0⤊
0⤋
2 p
2007-03-18 22:59:40
·
answer #4
·
answered by Hugo 3
·
0⤊
1⤋
Corais ou antozoários são animais cnidários e uma das maravilhas do mundo submarino. Os corais constituem colónias coloridas e de formas espantosas que crescem nos mares e podem formar recifes de grandes dimensões que albergam um ecossistema com uma biodiversidade e produtividade extraordinárias.
O maior recife de coral vivo encontra-se na Grande Barreira de Coral, na costa da Queensland, Austrália. Ele também é considerado o mair indivíduo vivo da Terra. Porém, devido a poluição e aquecimento marinho, está morrendo. A maioria dos corais desenvolve-se em águas tropicais e subtropicais, mas podem encontrar-se pequenas colónias de coral até em águas frias, como ao largo da Noruega.falou ciências!
2007-03-17 03:00:01
·
answer #5
·
answered by wladdyx 3
·
0⤊
1⤋