English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

1 respostas

# veja o que cada componente produz nos cabelos:

FUNÇÕES DAS PRINCIPAIS MATÉRIAS PRIMAS EXISTENTES NOS PRODUTOS CAPILARES

Ácido cítrico: Por ser um ácido encontrado em diversos alimentos naturais, frutas cítricas, é utilizado em cosméticos como ajustador de pH (índice de acidez ou alcalinidade), o pH do couro cabeludo é cerca de 4,0 que indica uma leve acidez.

Água desmineralizada ou deionizada: Água filtrada em filtros de areia e carvão ativado que retiram os sólidos existentes, passada numa coluna com resinas capazes de retirar os minerais presentes e outras substâncias químicas prejudiciais ao produto. Por fim esta água é submetida à luz UV para eliminar bactérias.

Álcool Ceto Estearílico: É um agente emulsionante não iônico. Facilita a mistura de óleos e água. É empregado na maioria dos cosméticos cremosos ou em forma de géis. Não confundir com o álcool doméstico, este sim resseca os cabelos se utilizado em teores elevados.

Base Autoemulsionante: Como o próprio nome está sugerindo, é um agente que facilita a emulsão da mistura formando um creme ou líquido viscoso homogêneo.

B.H.T.: Evita a oxidação (impede a deterioração do produto por radicais livres que provocam amarelamento ou escurecimento do produto.

Corantes: Substâncias que dão cor ao produto. Não são tóxicos, são geralmente estáveis na presença de acidez e alcalinidade e também a luz e ao calor. Devem possuir boa tolerância (não provocar reações alérgicas).

Carbopol 940: Substâncias formadoras de géis. São capazes de reterem água dentro das suas estruturas dando o aspecto gelatinoso aos produtos.

Cloreto de cetil trimetil amônio: Agente antiestático, retira a carga elétrica excessiva do cabelo, conferindo ao mesmo maciez e penteabilidade.

Coco amido propil betaína: Agente tensoativo, proporciona a remoção de sujeiras dos cabelos e também mantém o nível de espumas ideal durante a lavagem dos mesmos.

1,2-Dibromo Glutaronitrilo: Conservante que inibe o crescimento da maioria dos microorganismos no produto.
Dietanolamina de ácido graxos de coco: Agente estabilizador de espumas, espessante e desengordurante. Mantém o nível de espuma ideal durante o tempo que auxilia na limpeza dos cabelos.

E.D.T.A: Retira todos os metais que eventualmente possam vir a agregar ao produto provocando oxidação, que na ocorrência, desestabiliza o produto e inicia-se um processo de amarelamento ou escurecimento.

Essências: São extratos concentrados na maioria de folhas, flores, frutas, raízes e caules de várias espécies. São obtidas também através de sínteses químicas. É adicionada ao produto em pequenas quantidades que fixam o aroma desejado. Com o avanço da química atualmente existem milhares de essências obtidas de misturas ou produzidas a partir de substâncias com aromas.

Extrato natural de ostra: Rico em vitamina E, tem propriedade de restaurar estruturas danificadas, protegê-las sendo também um doador de brilho e maciez além de hidratar. São muito sensíveis à luz.

Filtro Solar: Substâncias que tem a propriedade de filtrar a luz solar (raios ultravioletas). Quando adicionadas à formulações de produtos para cabelo, tem a função de protegê-los do ressecamento e danificação causados por excessivas exposição ao sol.

Glicerina: Agente Umectante. Tem o efeito de hidratante, com a propriedade de reter umidade no cabelo.

Lanolina: Agente Emoliente (suaviza e facilita o espalhamento do produto no cabelo e couro cabeludo) ao mesmo tempo em que é um doador de brilho evitando o ressecamento. A lanolina é obtida das gorduras de animais ou vegetais.

Lauril éter sulfato de sódio: agente tensoativo sabão. Proporciona detergência e espuma, facilitando a remoção de sujeiras do cabelo. Usado em diversos shampoos.

Manteiga de Karité: Gordura natural, fonte de tocoferol (vitamina E), com efeitos revigorantes, hidratante e fotoprotetor.

Metilparabeno: Agente conservante, possui ação contra a maioria das bactérias, fungos e leveduras.

Monoestearatos: Agente espessante; aumenta a viscosidade do produto. São excelentes emulsionantes, facilita a mistura de óleos e água que geralmente faz parte das formulações. Alguns tipos servem para dar aspecto de perolizado.

Óleo Mineral: Agente emoliente, facilita o espalhamento do produto e atenua o ressecamento. De origem do petróleo são purificados para o uso em cosméticos. Entram na composição de mais de 80% de todos os cosméticos existentes.

Parafina: Agente engordurante e espessante. Evita o ressecamento do cabelo e dá consistência ao produto.

Plantarem 1200: É um agente tensoativo não iônico, facilita a mistura das diversas matérias-primas, com boas propriedades espumantes e de viscosidades suaves.

Poliquarternium 6,7 e 39: Tensoativo catiônico especialmente desenvolvido para melhorar a penteabilidade úmida e o controle estático. Oferece brilho e maciez aos cabelos.

Propilparabeno: Agente conservante; preservante da fase aquosa. Combate o crescimento microbiano do produto.

Proteína de trigo hidrolizada: De origem vegetal, extraída do trigo, tem como função nutrir as células, restaura e revigora os cabelos. São muito sensíveis a luz.

PVP K9: Forma um filme nos fios do cabelo e mantém a forma do penteado. Estabilizante de espumas. Tem a função de dar estabilidade em cremes e loções, e reduz a possibilidade de irritação do cosmético.

Quaternários de amônio: Tensoativo catiônico, desenvolvido para retirar carga elétrica do cabelo melhorando a penteabilidade.

Trietanolamina: Agente de correção de pH, além de auxiliar na emulsão do cosmético.

Silicones: Formam um discreto filme permeável, recobrindo a fibra capilar de maneira homogênea. Proporcionam lubrificação do fio e melhoram o efeito sensorial, dando ao cabelo um toque mais macio e sedoso. Contribuem na penteabilidade, desembaraçamento e torna os cabelos mais brilhantes. Ele protege de certa forma o cabelo contra a excessiva desidratação, formando uma barreira contra a ação térmica causada pelo sol.Os reparadores de pontas são formulados a partir de uma associação de diferentes silicones, por exemplo: ciclodimethicone e Dimethiconol.

Vaselina sólida: Mesmas funções da parafina, agente engordurante e espessante. Evita o ressecamento do cabelo e dá consistência ao produto.

Vitamina A e E: As vitaminas são compostos necessários no metabolismo humano e são encontradas nos alimentos que ingerimos todos os dias.

2007-03-17 14:14:26 · answer #1 · answered by L U K E 7 · 3 0

fedest.com, questions and answers