English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

do curso de Pedagogia -o tema é desenho infantil

2007-03-16 12:44:51 · 3 respostas · perguntado por Anonymous em Artes e Humanidades Teatro e Representação

3 respostas

O trabalho interdisciplinar é elaborado entre duas ou mais disciplinas.

No curso de Pedagogia e dentro do tema desenho infantil, você pode chamar professores de Desenho Geométrico, Educação Artística e até História, para juntos enriquecerem os conceitos de: O que é desenho; as formas geométricas que ele pode apresentar; a importância do desenho na história da humanidade, (desenhos rupestres), as técnicas e estilos de desenhos......

A abordagem interdisciplinar dá mais significado a uma mesma ação ou conceito. Devemos lembrar que o desenho infantil, é tão importante como qualquer outra forma de expressão artística.

Beijos.

2007-03-16 13:38:30 · answer #1 · answered by Lenda. 7 · 2 0

Interdisciplinaridade é a integração de dois ou mais componentes curriculares na construção do conhecimento. A interdisciplinaridade surge como uma das respostas à necessidade de uma reconciliação epistemológica, processo necessário devido à fragmentação dos conhecimentos ocorrido com a revolução industrial e a necessidade de mão de obra especializada. A interdisciplinaridade buscou conciliar os conceitos pertencentes às diversas áreas do conhecimento a fim de promover avanços como a produção de novos conhecimentos ou mesmo, novas sub-áreas.

A INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL


Maria Cecília Castro Gasparian


“Numa sala de aula interdisciplinar há ritual”.
De encontro – no início, no meio e no fim.” Fazenda.

Introdução
A Educação Infantil tem uma grande relevância para a formação do sujeito, principalmente nos tempos atuais onde a globalização se insinua com tanta força. Para que possamos desenvolver este sujeito integralmente e que este possa ser atuante numa sociedade que desponta, novas maneiras de ensiná-lo emergem. Uma das questões que desponta com muita intensidade é como formar este cidadão. Não podemos mais usar antigas “fórmulas” de ensino, na realidade, a grande pergunta é: como ensinar conceitos seculares de uma maneira não tradicional.

Surge, então, a interdisciplinaridade como uma opção de atuação do professor. Advirto, porém, que a interdisciplinaridade não é um método, mas antes de tudo, é uma questão de atitude frente ao conhecimento, frente à vida e a sociedade. Portanto não se iludam: a interdisciplinaridade vai exigir de nós uma transformação radical na nossa compreensão de mundo, de sociedade e de pessoas.

Não é fácil, mas temos que pelo menos entender o que é essa nova abordagem de prática educacional.

O que pretendo dizer neste artigo é apenas esclarecer alguns pontos sobre a interdisciplinaridade que atualmente estão distorcidos e mal interpretados. Espero que possa esclarecer dúvidas, mas principalmente que este tema possa provocar mais questionamentos, pois a interdisciplinaridade é antes de tudo ação.

Interdisciplinaridade e a pré-escola

Embora a palavra “interdisciplinaridade” seja um neologismo, designa um campo de indagações que se evidencia desde a antiga Grécia até a atualidade. Por exemplo, Sócrates já dizia: “Conhece-te a ti mesmo.” Conhecer a si mesmo é conhecer em totalidade, ou seja, interdisciplinarmente.

O termo Interdisciplinaridade refere-se a um tema bastante controvertido tanto na Europa quanto nos Estados Unidos, em virtude da crise por que passa a civilização contemporânea, e assinala uma tentativa de busca do saber unificado para preservar a integridade do pensamento e o restabelecimento de uma ordem perdida.

Numa tentativa de esclarecimento sobre o que é interdisciplinaridade constatamos que este termo não possui ainda um sentido único e estável e que, embora as distinções terminológicas sejam inúmeras, seu princípio é sempre o mesmo: caracteriza-se pela intensidade das trocas entre os especialistas e pela integração das disciplinas num mesmo projeto de pesquisa e de ação.

Levando para o campo prático poderíamos dizer que seja qual for a forma de atendimento às crianças pré-escolares pelo professor a interdisciplinaridade poderá estar presente dependendo da atitude do professor.

“Entendemos por atitude interdisciplinar, uma atitude diante de alternativas para conhecer mais e melhor; atitude de espera ante os atos consumados, atitude de reciprocidade que impele à troca, que impele ao diálogo – ao diálogo com pares idênticos, com pares anômalos ou consigo mesmo – atitude de humildade diante da limitação do próprio saber, atitude de perplexidade ante a possibilidade de desvendar novos saberes; atitude de desafio – desafio perante o novo, desafio em redimensionar o velho – atitude de envolvimento e comprometimento os projetos e com as pessoas; atitude, pois, de compromisso em construir sempre da melhor forma possível, atitude de responsabilidade, mas, sobretudo, de alegria, de revelação, de encontro, enfim, de vida.” (Fazenda, 1999).

Todos os precursores da educação infantil têm uma grande relação com o tema proposto. Explico. É simples, a interdisciplinaridade é uma capacidade de transformar o velho em novo. Ela não descarta nenhuma possibilidade de ensino e do ensino, o que ela propõe na realidade é uma nova atitude do professor frente ao ensino e a aprendizagem.

Os princípios interdisciplinares de coerência, humildade, espera, respeito, desapego permeado pela escuta paciente e sensível e pelo olhar sejam não só aplicados na sua prática em sala de aula, mas como uma atitude de vida pessoal. É uma transformação da maneira de se postar frente ao conhecimento, é uma questão de atitude frente ao não saber; é assumir-se que estamos num eterno processo de aprendizagem e que podemos transformar o outro assim como a nós mesmos. É saber que somos seres incompletos e como tal precisamos do outro para “completar” nosso processo de aprendizagem.

Ser interdisciplinar é acreditarmos nas potencialidades de cada um de nós e de nossas crianças, é saber revelar o lado artístico, poético e sensível do ser humano.

Termino este artigo dizendo que cultivar o professor num projeto interdisciplinar é, antes de tudo, ajudá-lo a perceber-se interdisciplinar, pois um educador interdisciplinar não se constrói da noite para o dia; ele já se faz anunciar desde o seu primeiro contato com o conhecimento. Este desvelamento facilita a revelação dos desejos pessoais dos sujeitos participantes do projeto, e com eles a possibilidade de ampliação gradativa das consciências subjetivas. É, principalmente, um trabalho que poderia ser sintetizado num movimento de saída de uma consciência ingênua e ingresso numa consciência reflexiva.

Bibliografia

FAZENDA, Ivani (1999) Interdisciplinaridade: História, Teoria e
Pesquisa. 7ª. Ed. Campinas: SP. Papirus Editora.
__________ Interdisciplinaridade. Um projeto em parceria. (1999)
4ª. Ed. São Paulo: Edições Loyola.
__________ (org.) (2002) Interdisciplinaridade. Dicionário em
construção.2ª. ed. São Paulo: Cortez


Maria Cecília Castro Gasparian é Mestre em Educação: Currículo PUCSP,Doutoranda em Educação. Pedagoga, Psicopedagoga Clínica e Institucional PUCSP, Terapeuta de Família, Membro da AMCE Associación Mundial da Ciências de la Educación, Pesquisadora do GEPI Grupo de Estudos e Pesquisa da Interdisciplinaridade da PUCSP, Membro do Conselho Consultivo do Instituto da Família

Algo para ajudar....

2007-03-16 20:13:35 · answer #2 · answered by mthewis 5 · 0 0

Vc deve falar sobre o desenho infantil abordando varios aspectos que são mostrados nas disciplinas do seu curso. Trabalho interdisciplinar, é vc fazer relação entre as disciplinas, encontrar pontos convergentes e divergentes, relaciona-los.

B-jos!!

2007-03-16 19:52:04 · answer #3 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers