Sou leitor voraz de Nietzsche. E sou cristão.
E agora?
Simples, n é pq admiro a perspectiva dele, q vou assumir todos os seus discursos.
O q ele propõe é algo formidável: é tirar a mente da linha judaico-estóico-tomista-cristã, ou seja, o moralismos da história do Homem, e ver todo o juízo de valor humano de uma perspectiva de fora, por isso "para além do bem e do mal".
Analisar de fora toda a construção moral do homem, e isso é louvável, cientifico.
Ele respeitava uma unica coisa: a vontade de potência, era a força de nossas vontades e interesses que teriam relevancia e formariam a sociedade.
Ele está realisticamente errado? Lógico q n.
Mas sua ofensa ao cristianismo vinha de uma crença de q o cristianismo era uma forma de manipulação das massas (rebanho), de um certo ponto de vista ele está certo, por causa das igrejas.
Mas isso n significa q n sejam verdadeiros os principios fundamentais do cristianismo.
Por isso, n acho q estivesse certo em dizer isso, afinal, ele foi pro túmulo sem ter certeza de ele próprio estivesse certo.
2007-03-17 03:39:32
·
answer #1
·
answered by OFF 4
·
0⤊
0⤋
Estava errado, senão daria uma contraproposta a altura. Ele esta va louco e antes de morrer disse cheio de conflitos intra psíquicos que se Deus existisse Ele seria o mais miserável dos homens.
2007-03-16 21:54:15
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
2⤊
0⤋
Não sei argumentar Nietzsche, mas concordo com a afirmação.
E digo mais: não é a moral só dos fracos não, é também daqueles que tentam se autofirmar pregando a humildade para os outros por se sentirem inferiores.
Normalmente, a moral cristã serve de esteio para os inseguros, pois através dela eles pregam alguma coisa para os outros fazerem, quando na verdade por insegurança não aplicam o que pregam nas suas próprias vidas.
Ficio chateada com pessoas que adotam essas posturas e se acham grandes conselheiros e ficam dizendo: seja mais humilde.
Sou humilde, mas não admito que subam na minha cabeça. E não sou insegura. E minha humildade não tem nada a ver com minha religiosidade. Foi a vida que me ensinou a ser humilde e não a cristandade.
Beijinhos.
2007-03-16 21:11:54
·
answer #3
·
answered by Belinha 7
·
1⤊
0⤋
Nietzsche era um homem "pirado", ele mesmo se contradiz nesta questão, veja:
No alicerce do conceito de Nietzsche está o que ele chama de "inclinação para o poder", que para ele é a força motivadora básica de todas as coisas viventes. "Poder" não significa força bruta, ou dominação sobre outros, e sim algo próximo a "destemor". Desde que somos primariamente motivados pelo desejo de poder, aquilo que mais admiramos ou imitamos é o que deve melhor representar esse poder. Tais coisas (afirma Nietzsche) são auto-harmonia, autocontrole e auto-realização -- exemplificadas, por exemplo, por Sócrates calmamente tomando a taça de cicuta.
Viu, ele mudava de opinião como mudava de humor.
2007-03-16 20:21:11
·
answer #4
·
answered by mthewis 5
·
1⤊
0⤋
Eu acho que a visão de Nietz era uma critica extremamente focada para a condição de conformidade gerada pela igreja catolica neste mesmo periodo, facilitando a manipulação dos fracos por aqueles que detinham o poder, por assim dizer.
Na minha opiniao, a moral cristã em si, é nobre, oque a desvaloriza é o uso que os homens fazem dela e eu acho que Nietz, em um contexto propicio, tinha isto em mente quando fez esta afirmação.
É muito dificil responder esta questão, pois ela abrange duas linhas de pensamentos antagonicas mas que ambas fazem sentido em determinada interpretação.
Sou cristao, mas nao catolico. Repudio a igreja, tanto quanto o capitalismo e os EUA. Sendo assim, e julgando como ação da IGREJA a manipulação das escrituras eu tomo esta afirmação como correta. XD
2007-03-16 19:55:56
·
answer #5
·
answered by Mancha 2
·
1⤊
0⤋
Humildade não significa ser fraco... se houvesse humildade na humanidade, o mundo seria bem melhor.... mas foi com essa visão errada de Nietzsche sobre humildade que Hitler levou o povo alemão ao seu quase extermínio.... tudo em nome da superioridade, arrogância, violência, preconceito, racismo, etc.... ou seja, tudo o que Nietzsche defendia com o seu Super-Homem.
2007-03-17 03:51:20
·
answer #6
·
answered by DeBarros 7
·
0⤊
0⤋
Aquele que tem humildade, será exaltado por Deus.Aquele que tudo tem, nada precisa, sendo assim, os fracos buscam a força em Deus!Prefiro ser fraca aos olhos dos homens, para sempre precisar da presença de Deus fortalecendo-me a todo momento.Eu interpreto assim...
2007-03-16 19:49:34
·
answer #7
·
answered by arosapura 2
·
0⤊
0⤋
Como dizia Dag Hammarskj, Secretário Geral das Nações Unidas que morreu em 1961 no Congo, e que Sérgio Vieira de Mello apresentava como uma referência pessoal )"a humildade é tanto o oposto de auto-humilhação quanto de auto-exaltação".
2007-03-16 19:42:10
·
answer #8
·
answered by Jade 2
·
0⤊
0⤋
Com certeza........Nietzsche é tudo de bom!
2007-03-16 19:34:19
·
answer #9
·
answered by MEL 3
·
0⤊
0⤋
nietzsche quase sempre está certo! ^^
2007-03-16 19:29:40
·
answer #10
·
answered by Eros 3
·
0⤊
0⤋