English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Sei que essa pergunta é estranha, e que o texto é longo, mas, se tiverem paciencia para ler e responder, eu agradeço.

Sou lésbica, e observando a minha trajetoria pessoal percebo claramente que a homossexulidade para mim foi uma opção. Eventualmente me apaixono (e tenho tesão), por homens, mas opto por me relacionar com mulheres, porque o espaço GLS me oferece uma liberdade de ser e de viver que seria impossivel ter no hetero. Ou seja, mesmo me apaixonando por homens, as obrigações sociais implicitas num relacionamento/espaço heterosexual me fazem nao querer levar adiante o relacionamento. Apesar da homofobia, lesbofobia, preconceito e discriminação, para mim ser lesbica é muito mais fácil que ser hetero. O tipo de pessoa que eu sou se enquandra melhor no espaço GLS.

Então, alem de me achar meio alien, eu fiquei pensando em outros motivos para levarem tantas pessoas a dizerem com tanta veemencia que a homossexulidade é exclusivamente derivada de fatores biologicos.

2007-03-16 11:55:53 · 12 respostas · perguntado por ladytron 4 em Sociedade e Cultura Grupos e Culturas Gays, Lésbicas, Bissexuais e Transgêneros

Então pensei que considerar a homossexulidade biologica facilita a aceitação dela tanto pelo individuo quanto pela sociedade. Oras se é biologico o individuo nao tem culpa nenhuma, portanto a única conduta racional é a tolerancia.

Também facilita a militancia politica, pois o argumento biologico derruba qualquer contra-argumento preconceituoso.

Por outro lado, acho que o argumento biologico tira um pouco da força da homossexulidade, exime a sociedade de pensar no "porque" de algumas pessoas nao se encaixarem numa sexualidade padrao (qualquer desvio passa a ser visto como um azar genetico). A sociedade passa tambem a estar isenta de culpa.

Acho que a biologização da homosexualidade, sem querer, acaba biologizando toda a sexualidade, transformando todo comportamento sexual num comportamento biologico, passivel de tolerancia ou tratamento. E isso realmente me incomoda muito porque tira a esfera social/psicologica da coisa.

E vc's o que pensam a respeito?

2007-03-16 12:05:35 · update #1

Para a Nat: a pesquisa que voce cita para mim só busca justificar biologicamente a homossexualidade. Um homem seria homossexual porque seu cérebro funciona do mesmo jeito que de uma mulher. Além de nao confiar em pesquisas que eu tive a oportunidade de verificar a metodologia, acho que esse tipo de argumentação empobrece a discussao a respeito da sexualidade porque poe um pontofinal na questao. E a nao ser que aja um motivo terapeutico muito forte (a pessoa se aceitar e viver melhor), nao acho que ela deveria ser usada como bandeira politica maxima. Nao acho que todas as pessoas sejam necessariamente bissexuais, só acho que o argumento "nasci assim", esconde muita coisa...
Desculpa estar replicando a sua resposta, nao quero parecer chata... Obrigada por responder tá?

2007-03-17 08:40:09 · update #2

Para Jacqueline C: eu me referia primeiro a aceitação propria e depois para a legitimidade da luta politica e tolerancia (aindaque aja preconceito contra todas as pessoas que vc citou, a sociedade entende que deve tolera-los porque eles nao decidiram ser assim, a vida decidiu por eles. Tolerancia que vc ve menos tolerante quando falamos de pessoas depressivas (que tambem estao doentes,mas a sociedade nao aceita essa doença tao bem assim) ou usuarios de drogas).

2007-03-17 08:44:16 · update #3

12 respostas

Cara, faz tempo que a medicina admitiu que a homossexualidade não se trata de distúrbio nem físico, nem mental e passou a tratá-la como uma das manifestações da sexualidade humana. Isso resolve o problema, mesmo sendo uma manifestação biológica, não é passivel de tratamento, pois não é anormal como costumam dizer os "religiosos de plantão".

Vc sabia que, inclusive, se algum médico tratar um homossexual visando "curá-lo", pode e DEVE ser denunciado ao CRM pois ele está tendo uma conduta ilegal?

2007-03-24 06:06:23 · answer #1 · answered by PC 3 · 0 1

Concordo com a Jackeline, não importa se for provado que o homosexualismo tem fator biológico ou se é uma opção de vida, a sociedade, hipócrita, sempre vai ter preconceito, porque tudo que é diferente ou é minoria tende a assustar, e fica mais fácil rejeitar do que tentar entender e aceitar a situação.

2007-03-23 14:46:23 · answer #2 · answered by Anjo 1 · 1 0

Oi Lady!
Lí sua pergunta e sua história de vida.
Sou hereto, tenho vários amigos homossexuais e só depois de tê-los como amigos é que aprendí a aceitá-los.
Hoje eles são meus melhores amigos.
Eu acho que usar a homossexualidade como um fato bolológico condiz completamente com a realidade de vocês.
Muitos de meus amigos se sentem ets também.
Mas acreditem, vocêm são mais normais que a gente.
Vocês buscam viver bem ao contrário de muitos de nós que nos camuflamos para representar um bom papel a sociedade.
Seja feliz querida e aceite sua opção como algo absolutamente comum.
Nós os hetero é que estamos errados e não vocês.
O preconceito do hétero que deve acabar, não a maneira que eles tem de pensar.
Abraços e seja feliz!

2007-03-21 12:32:03 · answer #3 · answered by Nut 4 · 1 0

olá garota. sou lésbica a muito tempo, sempre acreditei que ser lésbica faz parte da minha personalidade, do meu jeito de ser. não penso que o lesbianismo ou o homosexualismo, seria melhor aceito se fosse determinado por fatores biológicos, mesmo porque o preconceito ocorre devido as diferenças sociais, ou seja, tudo que foge a regra social, ao convencional da sociedade, sofre com o preconceito, a discriminação. a raça negra, os deficientes São pessoas com características determinas biologicamente, mas não e por isso que o preconceito não deixa de existir. portanto colega seja o que vc for mas seja autentica e sem medo de ser feliz, pois existem pessoas que por apenas ser menos favorecida que e tratada preconceituosamente
um grande abraço

2007-03-16 19:33:02 · answer #4 · answered by jacqueline g 1 · 1 0

Seus comentários são muito ricos e dão o que pensar.
Indo direto ao ponto, não acredito que a homossexualidade determinada biologicamente facilitaria a aceitação, pelo contrário, vejo ultimamente uma maré alta de ondas reacionárias e fundamentalistas estreitando a praia da libertação.
Se continuar assim temo que, mais dia menos dia, alguém sairá com teses de eugenia seletiva politicamente corretas.

2007-03-19 20:32:17 · answer #5 · answered by expert 3 · 0 0

não entendi metade da sua pergunta nem não sei o que e GLS. mas o que percebi e que você não e nenhum alien, e uma pessoa igual as outras. com problemas com necessidades e etc...
sou uma pessoa de chamar as coisas pelos nomes.pelo o que estudei e o que aprendi pela vida ha animais e culturas que praticam homosexualismo e a bisexualidade e uma coisa normal.para mim o que se passa da porta do meu quarto para dentro só interessa a mim as pessoas que se encontrão la dentro. o importante e acordar no outro dia satisfeito/a e sem remorsos.
aproveita a vida que ela e muito curta deixa-te da estupidez dos outro e vive a tua vida . se gostares manter a conversa em aberto eu estou no zurrar22@yahoo. co.br

2007-03-18 06:22:43 · answer #6 · answered by zurrar22 1 · 1 1

Acho legal como você coloca a questão, pois os homossexuais dificilmente discutem estas questões assim de um modo mais sereno. Ficam muito mais na defensiva e o debate acaba sendo feito por hetero que "acham" isto ou aquilo.
Eu, pessoalmente, não tenho dúvidas quanto à origem biológica da homossexualidade. Desculpe, mas acho que para você é mais fácil politizar e intelectualizar, pois lá no fundo, não quer aceitar o fato, e "prefere" esta coisa do "eu decido". O fato de você transar com homens, mas se sentir mais completa no ambiente homossexual feminino pode ser sintomático. Não concordo com a sua colocação que a tese biológica coloca a pessoa como passível de tratamento e cura, acho que é o contrário.
Se fosse uma questão de opção, muitos, mas muitos mesmo jamais seriam homo pela dificuldade social, pressão familiar e psicológica. Não consigo compreender como as pessoas ainda duvidam da origem genética da sexualidade. Para mim é tão absurdo como duvidar que o tipo de cabelo:liso ou encaracolado, preto ou loiro, seja um padrão genético. Muitos mudam a cor e até passam por loiras ou de cabelo liso ou cacheados, mas na verdade, nunca serão. Isto não é fatalidade no sentido negativo, é apenas uma condição natural da maravilhosa diversidade que é o mundo e que nós tanto queremos padronizar.
Se fosse uma opção... pergunte aos heterossexuais puros se eles ocasionalmente optariam por se apaixonar ou transar com alguém do mesmo sexo?

2007-03-17 17:11:32 · answer #7 · answered by Anonymous · 0 0

Fiquei com medo da sua pergunta!

Duvido muito que vc seja realmente lésbica. Ninguém escolheria uma vida cheia de obstáculos a mais só pra ser diferente... pelo menos eu não conheço NINGUÉM que tenha escolhido.

2007-03-17 16:16:37 · answer #8 · answered by popi_cwb 2 · 0 0

Olha, eu li o que voce escreveu. Mas é o seguinte, nao sao todos os homossexuais que gostam de se relacionar com pessoas do sexo oposto, eu sou um exemplo, posso achar homens bonitos, e nao atraentes a ponto de querer beija-los. Nao acho que seja uma questao biologica, porque nos somos todos normais, respiramos, andamos, pensamos, somos inteligentes (uma grande maioria de homossexuais é inteligente demais), nao vejo o porque de termos problemas biologicos, porque nada ainda foi comprovado, mas para a sociedade, o homossexualismo tem de ter uma explicaçao, porque como uma pessoa diz que nasceu assim? Que sente atraçao por pessoas do mesmo sexo? Um estudo foi feito e nele foi revelado que as lesbicas têm a mesmo pensamento, com relaçao ao sexo, de um homem heterossexual, e nos caso dos gays homens, ocorre na mesma percepçao das mulheres.

2007-03-16 19:19:23 · answer #9 · answered by Deutsches Mädchen 6 · 0 0

Eu acredito que a Ciência ainda não percebeu que a Humanidade é, essencialmente, bissexual, isto é, todas as pessoas têm latente dentro se si a possibilidade de serem hetero, homo ou bissexual.
A bissexualidade, como no seu caso, é uma questão de escolha para você, provavelmente por sentir mais afeto nas suas relações homossexuais.
Acredito que este entendimento sobre a bissexualidade das pessoas é que eliminará o preconceito, com o passar do tempo.

2007-03-16 19:15:03 · answer #10 · answered by Eliphas C. Castro 5 · 0 0

fedest.com, questions and answers