Em cosmologia, a energia escura (ou energia negra) é uma forma hipotética de energia que estaria permeada no espaço, tendo uma forte pressão negativa. De acordo com a teoria da relatividade, o efeito de tal pressão negativa seria semelhante, qualitativamente, a uma força que age em larga escala em oposição à gravidade. Tal efeito hipotético é freqüentemente utilizado, por diversas teorias atuais que tentam explicar as observações que apontam para um universo em expansão acelerada.
A natureza da energia escura é um dos maiores desafios atuais da física e da cosmologia. Existem, hoje, muitos modelos diferentes que visam explicá-la conceitualmente bastante diferentes e os dados experimentais ainda estão longe de selecionar um em detrimento dos demais. Isso acontece pois a escolha de um modelo de energia escura depende de um bom conhecimento da variação temporal da taxa de expansão do universo o que exige a observação de propriedades de objetos a distâncias muito grandes (observações e medição de distância em altos redshifts).
As principais das diferentes propostas de energia escura são: a constante cosmológica ( que pode ser interpretada tanto como uma modificação de natureza geométrica nas equações de campo da relatividade geral, quanto como um efeito da energia do vácuo, a qual preenche o universo de maneira homogênea), e a quintessência (usualmente modelado como campo escalar cuja densidade de energia pode variar no tempo e no espaço).
Outra proposta relativamente popular entre pesquisadores é a quartessência que visa unificar os conceitos de energia escura e matéria escura postulando a existência de uma forma de energia conhecida como gás de Chaplygin que seria responsável tanto pelos efeitos das duas componentes escuras.
Flow
2007-03-16 11:15:29
·
answer #1
·
answered by Gui 2
·
2⤊
0⤋
e uma nuvem de chok escura ora bolas
kkk to brincando é um fenomeno natural ta
2007-03-20 08:13:18
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋