English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Dizem que colocar sal grosso num copo de água faz com que as energias negativas sejam filtradas do ambiente. Minha mãe faz isso, coloca o copo com sal grosso debaixo do móvel da sala e vira e mexe o copo mostra-se como se o sal tivesse "subido pelas paredes do copo" chegando até mesmo a transbordar e ficar uma fina camada de sal seco também do lado de fora do copo.

Eu particularmente não acredito que seja isso de energias negativas. Por isso pergunto: alguém sabe a explicação real, através da quimíca, em que circunstâncias pode ocorrer uma reação deste tipo, a ponto de fazer o sal reagir com a água e a água com alta densidade de sal se aderir as paredes do copo, como se ele tivesse sido "jateado" com sal úmido?

Quero explicar para minha mãe de forma química e não sobrenatural :)

2007-03-16 10:40:56 · 7 respostas · perguntado por Arvy 3 em Ciências e Matemática Química

7 respostas

não tem nada de sobrenatural!!! acontece que o sal cristaliza com a evaporação lenta da água e vai se depositando nas paredes do copo, ok!

isto não é uma reação quimica, é um processo físico.

OBS: mas se sua mãe se sente bem acreditando nisso, o que importa! deixa ela ser feliz!!!

2007-03-16 12:28:26 · answer #1 · answered by viniquimica 4 · 4 2

No copo de plástico isto não ocorre então a resposta é outra.

2014-02-08 01:04:23 · answer #2 · answered by Anonymous · 0 0

Quando colocamos uma solução de cloreto de sódio em um copo, ocorre o fenômeno da capilaridade, ou seja, o líquido tende a subir pelas paredes do recipiente, mas isto ocorre apenas com alguns milímetros do copo (repare que o nível de um líquido em um copo nunca fica exatamente no "menisco", ele sempre tende a subir um pouco nas bordas).
Esta parte da solução que sobe será favorecida pela evaporação. Isto porque só evapora a parte da solução que estiver em contato com o ar. E claro, apenas a água evapora. Desta forma, haverá um aumento da concentração da solução neste anel que circunda o copo onde a solução sobe por capilaridade.
Quando uma solução está mais concentrada e próxima a uma menos concentrada, ocorre um gradiente de concentração, que gera um desequilíbrio, para compensar este desequilíbrio, a solução menos concentrada (que está no copo) tenderá a migrar para a mais concentrada (que está na borda do copo), fazendo com que haja um fluxo da solução para as bordas. É o mesmo princípio do gradiente de concentração de CO2 ne respiração de uma planta.
Uma fina camada de sal vai sendo depositada nas bordas, devido à alta concentração que acaba chegando à saturação. Este sal serve como uma escada para que a solução vá cada vez mais atingindo patamares mais altos na superfície interna do copo, já que o vidro não é um elemento favorável para a capilaridade. Haverá um momento em que o copo termina e não haverá mais para onde subir, o rumo poderá se dar para a parte externa do copo, e a evaporação tenderá a ser muito grande, já que é um local bem mais exposto ao ar. Uma vez que o sal começar a cristalizar, a solução tenderá a subir sobre este e sofrerá evaporação da água, fazendo com que o tamanho dos cristais aumente com o passar do tempo.

Obs.: Caso alguns cristais saiam com a cara do demo, será difícil arrumar alguma explicação científica para o fato.

2007-03-17 07:18:51 · answer #3 · answered by ricardo n 6 · 1 1

Não tem química nem meia química, infelizmente. É que a água seca e o sal se cristaliza nas paredes do copo. Você pode obter isso com qualquer substância solúvel em água, com uma solução bem forte. Tente com sulfato de cobre, que se compra em lojas de animais - fica até bonito.

2007-03-17 05:09:36 · answer #4 · answered by chefeclin 7 · 0 1

O sal grosso, dissocia em agua,pois o sal grosso é nada mais mais que o sal nao refinado,ele se adere a parede pois se dissocia menos que o sal comum(refinado),com a evaporação da agua o sal se adere ao copo

2007-03-16 12:24:07 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 1

Nossa o André viajou, com essa história de termodinâmica e entropia.
O que acontece, de verdade, é que o ponto de fusão do sal é muitíssimo alto.
Quando misturamos o sal na água, formamos uma mistura homogênea. Porém, a água evapora muito mais facilmente que o sal, devido seu ponto de evaporação ser muitíssimo mais baixo do que o do sal. (para a água evaporar, não precisa necessariamente, que ela seja aquecida até 100°C, depende também da umidade relativa do ar).
Logo a água evapora e o sal vai se concentrar. Se a água evaporar totalmente, você vai ter novamente quase todo o sal, que foi misturado na água. É claro que agora só terá pó, ou seja ele não vão voltar a ser pedra (sal grosso), como antes.
Obs.: Você não consegue ter a mesma quantidade de sal de volta, principalmente se o sal usado for o sal grosso, porque ele não é puro, e essas 'impurezas' possuem ponto de fusão e evaporação mais baixo que o do sal e próximas do da água, portanto elas acabam evaporando com a água.

2007-03-16 23:37:25 · answer #6 · answered by Michelle 2 · 0 2

Bom, o efeito q vc descreveu está relacionado com um outro efeito q sua mãe já deve ter observado ao preparar macarrão.
Não sei se vc sabe, mas ao adicionar sal em água e tentar ferve-la, vc vai perceber q a água vai evaporar a uma temperatura maior do que se não tivesse colocado sal. Vai ser mais difícil evaporar a água.
Isso acontece pq ao dissolver sal em água, vc estabiliza o sistema (água+sal) com um aumento de uma grandeza termodinâmica chamada entropia.
(O conceito de entropia é um pouquinho complexo, mas está relacionado com a probabilidade de as partículas de um sistema se organizarem de uma forma ou outra. Mas não pense nisso por enquanto pq é uma coisa meio enroscada de entender)
Como vc estabilizou a água no estado líquido comparativamente à água no estado gasoso, as proporções entre o vapor de água na atmosfera e na sua mistura de água e sal precisam se reajustar, de modo que um pouco do vapor de água presente no ar "vira" água líquida dentro do copo.
Do mesmo modo, qdo sua mãe põe sal na água pra fazer o macarrão, a água da panela fica mais difícil de evaporar do que se ela não tivesse colocado, pq a água está numa situação mais "confortável" na mistura com o sal do que se ela estiver pura.
Sendo assim, se vc pegar quantidades iguais de água pura e água salgada, colocar em panelas iguais e em bocas do fogão de mesma intensidade, a água salgada vai levar mais tempo pra secar.
A adição de sal na água tb estabiliza a água se comparada com o gelo, de modo q se vc jogar sal no gelo ele derrete mais rápido, mas também vai ficar bem mais gelada a mistura de água com gelo e sal. Este é um bom truque pra deixar a cerveja mais gelada q o normal num churrasco, jogar um tanto de sal no balde onde jogam o gelo e as latinhas.

Ah, uma coisa importante de dizer é que não acontece nenhuma reação, como vc disse na pergunta. O q acontece é só q o sal dissolve em água.

Lembrei de mais uma coisa q talvez faça sua mãe entender melhor. Tem um exemplo de pessoas q colocam um potinho de vinagre dentro do armário pra não ficar umidade nas roupas e embolorar tudo. O princípio é o mesmo. O vinagre é uma mistura de um monte de coisa, mas principalmente ácido acético e água. Essa mistura de ácido acético e água também absorve um tanto da água q tá na forma de vapor, de acordo com os mesmos princípios.

2007-03-16 12:36:32 · answer #7 · answered by André G 1 · 1 3

fedest.com, questions and answers