Ela é muito boa menina, bom coração, não mente, estudiosa, me trata com carinho. Até me chama de mãezinha, o que, é claro, eu adoro. Em muitos pontos importantes, como estudo, é muito responsável. Também tem um celular pós-pago e não abusa, respeita o acordo feito.
Mas em outros pontos é meio louquinha, age de forma imatura, sem ver perigo. sem pensar. Noutro dia saiu de carro com uma pessoa que não conhecíamos e não viu perigo. Quando vê que fz algo errdo pede desculpes, reconhece o erro, promete pensar mais na próxima vez, mas volta e meia age sem pensar, talvez seja mesmo da idade. Qual a melhor forma de corrigir isso? Só com comversa? Ou será que será preciso algum castigo, embora com amor? Não queria castigar, ele é defato uma excelente filha, mas tem que aprender a pensar antes de agir.
2007-03-16
08:44:33
·
21 respostas
·
perguntado por
Anonymous
em
Família e Relacionamentos
➔ Família
axo melhor um bom diálogo!!
2007-03-16 08:48:31
·
answer #1
·
answered by Jeje 3
·
0⤊
0⤋
Minha senhora, pelo visto sua filha é uma santa. Castigar não adianta nada nesta idade, só gera revolta. Você deve conversar, aproveitando o fato de que ela é uma menina muito receptiva e conciênte.
E por mais que a senhora tente cercá-la e protegê-la, lembre-se que ela já é um ser humano com vontades, sonhos e opiniões próprias, não importando que ela ainda seja uma adolescente.
Por mais que a eduque e proteja, a decisão de cumprir com suas recomendações é só dela, com base na memória emocional que ela armazenou até os 8 ou 9 anos de idade.
Então converse, mas não manipule.
2007-03-16 15:56:35
·
answer #2
·
answered by danielpaixao 3
·
1⤊
0⤋
Uma ótima solução é a conversa.
Dialogar é sempre importante.. pelas atitudes dela acho que deve ser uma menina ingênua e por isso age dessa maneira.
Mas tudo tem seu tempo..acredito que ela aos poucos vai aprendendo.
2007-03-16 15:51:58
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
faça isto o mais cedo pocível antes que depois seja tarde demais
2007-03-20 10:40:12
·
answer #4
·
answered by carlito 2
·
0⤊
0⤋
Você devia ter-lhe ensinado quando pequena de agora em diante não aprende mais nada.Você pode tentar com muito carinho nem pensar em castiga-la ou dar-lhe uma surra, pois qualquer coisa que você fizer a não ser com muito carinho só piorará as coisas.
2007-03-19 21:51:57
·
answer #5
·
answered by AIMAR 5
·
0⤊
0⤋
O jovem está conhecendo o mundo e para ele o mundo é maravilhoso,todos são gente de bem,ninguém mente ou engana,o melhor a fazer é conversar explicando e mostrando exemplo de notícias.
2007-03-19 18:26:32
·
answer #6
·
answered by ? 6
·
0⤊
0⤋
O mais aconselhável, é você conversar com a sua filha e expor tudo, seja clara, fale dos perigos que nos rodeiam, das maldades das pessoas, da importância de refletir antes de agir. Seja amiga dela e mantenha sempre um diálogo aberto e franco. Não tenha receio de impor limites e dar uns castigos de vez em quando, isso ajuda muito na educação.
2007-03-19 18:22:08
·
answer #7
·
answered by esperança viva 4
·
0⤊
0⤋
O que ela faz é perigoso, pois pode se tornar vitima,a de estupro ou assassinado ou sabe-se lá o que, então algo tem que ser feito antes que alguma coisa aconteça.
O melhor é sempre conversar com ela, sempre tomando cuidado para vc não perder a calma, mostre para ela que uma coisinha boba como sair com quem vc não conhece pode ser extremamente perigoso pois a pessoa pode se sentir mais à vontade de fazer mal a ela .Se não ter certo a deixe de castigo (isso ai vai depender da sua relação com ela, mas pode deixar ela sem sair, ou sem tv...).
Em, caso estremo vc pode fazer como meu amigo:
A filha dele era extremamente imprudente (muito mais que sua filha), simplesmente saia com quem acabara de conhecer, sem se preocupar se o cara era um maníaco psicopata, então pediu que eu arranchasse um cara de confiança (e que ficasse por perto para garantir que ela estivesse segura) e que paquerasse ela, então ele falou para ela que estava tendo uma festa muito legal com uma banda conhecida aqui que ela gosta muito (informação do pai dela)
Então ela entrou no carro com ele e eu fui atrás em outro carro como o combinado, ele tomou um caminho diferente em um lugar ermo, ela estranhou um pouco ele disse que tava para cortar caminho por ali, foi ate um ponto onde ninguém poderia ouvi-la então parou o carro e sacou uma arma falsa (que ela não percebeu) pediu que ela descesse e tirasse a roupa e ficasse de calcinha e sutiã, falou que aquilo era um estupro extremamente violento seguido de assassinado (nos dois estávamos escondido em um canto escuro que tava para ouvir e ver tudo, o pai dela sofreu um pouco vendo aquilo mas sabia que seria necessário que ela passe pelo medo e tensão de uma situação dessa para finalmente levar isso a serio) então eu (que ela conhece, sou amigo de muitos anos dele e dela também) e o pai dela aparecemos e dissemos que não era de verdade que aquilo era uma armação para ver se ela aprenderia a lição e tomaria mais cuidado, ela ficou um pouco assustada por assim disser mas hoje ela esta bem.
Ela tinha 15 anos na época, isso foi há 3 anos e ela aprendeu a lição, hoje ela ta risada apesar do susto, e que susto.
2007-03-18 18:43:09
·
answer #8
·
answered by ujhgfdfv 2
·
0⤊
0⤋
ISSO É PRÓPRIO DA IDADE, MAS VÁ ACONSELHANDO, MOSTRANDO COMO ESTÁ OS DIAS DE HOJE, OS PERIGOS, E COM O AMADURECIMENTO, COM O PASSAR DO TEMPO ELA CAIRÁ NA REAL. E ORE BASTANTE POR ELA, PARA QUE DEUS A PROTEJA, É A ÚNICA COISA QUE OS PAIS PODEM FAZER PELOS FILHOS.
2007-03-17 21:27:24
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Volte ao tempo e veja que você era igualzinha a ela, seja hoje um bom exemplo e deixe que ela participe de sua vida
Amor e igual doação, compreensão . Respeito , companheirismo, zelo, verdade, cumplicidade, mãos dadas, admiração e acima de tudo UNIÂO, procure a manter estes pontos em sua vida e seja mais FELIZ.
2007-03-16 20:31:13
·
answer #10
·
answered by Janáira 08. 7
·
0⤊
0⤋
Concordo com o cara que disse que, comparada com a maioria das meninas dessa idade, sua filha é uma santa.
Mas procure fazer sua filha confiar em você, trazer os amigos para sua casa, conhecer os pais deles, até os namorados, tudo isso aos poucos, sem forçar nada. Só conhecendo de perto o pessoal com quem ela anda, você pode avaliar se sua preocupação é ou não exagerada.
Também só você conhece sua filha o suficiente para saber se ela merece e como lidaria com castigos. Tem criança que apanha a vida inteira e não está nem aí, até agradece aos pais; outras, ficam traumatizadas somente com brigas verbais. Pelo que você disse, sua filha é uma menina sensível, tente o diálogo o máximo possível.
E você não pode cobrar "maturidade" de alguém de 13 anos, pode?
2007-03-16 17:00:41
·
answer #11
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋