English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2007-03-16 08:37:28 · 5 respostas · perguntado por champion 1 em Ciências Sociais Sociologia

5 respostas

O correto é Neomalthusianismo

Acompanhe:

No pós 2ª Guerra Mundial, o crescimento populacional acelerado nos países subdesenvolvidos, fez despertarem os adeptos de Malthus chamados de neomalthusianos.

Segundo eles, a pobreza e o subdesenvolvimento seriam gerados pelo grande crescimento populacional, e em virtude disso seriam necessárias drásticas políticas de controle de natalidade, que se dariam através do famoso e bastante difundido, "planejamento familiar". Muitos países subdesenvolvidos adotaram essas políticas anti-natalistas, mas com exceção da China onde a natalidade caiu pela metade em quarenta anos nos outros praticamente não surtiu efeito.

Hoje em dia existem também os chamados ecomalthusianos, que defendem a tese de que o rápido crescimento populacional geraria enorme pressão sobre os recursos naturais, e por conseqüência sérios riscos para o futuro.

No Brasil nunca chegou a acontecer um controle de natalidade rígido por parte do estado nacional, mas a partir da década de 70 o governo brasileiro passou a apoiar programas desenvolvidos por entidades nacionais e estrangeiras como a Fundação Ford, que visavam o controle de natalidade no país.

2007-03-16 08:40:43 · answer #1 · answered by Anonymous · 1 0

É uma nova ideologia, baseada em teorias.

2007-03-19 17:36:24 · answer #2 · answered by samueel 6 · 0 0

Neomalthusianismo é o termo usado para definir aquele conjunto de teorias que vêem nas políticas de redução e controle do crescimento populacional a principal (quando não a única) forma de reduzir a pobreza e propiciar o desenvolvimento social e econômico de um país. Elas correspondem a uma reformulação contemporânea das idéias do inglês Thomas Malthus (1766-1834), segundo o qual, a produção de alimentos no mundo nunca seria capaz de crescer na mesma proporção que a população mundial, o que, no futuro, geraria um quadro terrível e generalizado de fome e miséria.

Hoje em dia, já se sabe que esse prognóstico é falho, pois atualmente a produção mundial de alimentos é muito maior que a demanda (a população mundial é de 6 bilhões de pessoas, quando a produção de alimentos poderia sustentar até 8 bilhões), e ainda assim a maior parte do planeta tem problemas com a fome. Isso leva a crer que, ao contrário do que pensava Malthus, o problema não reside na quantidade de pessoas e de alimento, e sim na forma como esses recursos são distribuídos.

Mas, mesmo assim, essas teorias ainda são muito populares nos discursos de grupos políticos conservadores de muitos países do Terceiro Mundo. A defesa do "controle de natalidade", nesse caso, se torna frequentemente um pretexto para que os governos se sintam menos obrigados a investir mais em educação, moradia e saúde pública.

2007-03-16 16:10:25 · answer #3 · answered by Drika 3 · 0 0

É neomalthusianismo. É uma nova ideologia baseada na teoria de Tomas Malthus.

2007-03-16 15:49:31 · answer #4 · answered by Anonymous · 0 0

VEJA EM

http://filosofodeboteco.blogspot.com/2006_10_01_filosofodeboteco_archive.html

2007-03-16 15:42:23 · answer #5 · answered by DÉBORA 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers