English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

5 respostas

.

Olá Enio

É mariense, uai!

Maria da Fé é famosa aqui no Sul de Minas Gerais devido ao Pico da Bandeira



CURIOSIDADES:
Nenhum estado brasileiro tem tantas cidades quanto Minas Gerais. São 853 municípios. Para cada um deles, existe um adjetivo que indica onde a pessoa nasceu. É o adjetivo pátrio. Descobrir estes nomes é tarefa complicada até para os mineiros.

Pela Rodoviária de Belo Horizonte, passam 35 mil pessoas por dia. Gente que vai, gente que chega, gente que nasce em cidades como Ubá e Belo Horizonte. E quem nasce nesses lugares é...?

“Ubá é ubaense”, diz um senhor. “Eu sou belo horizontino”, comentou um jovem.

Mas nem sempre a resposta está na ponta da língua. “Eu sou do norte de Minas, de Várzea da Palma”, diz o gerente de fazenda, José Coelho. A repórter pergunta: ”Quem nasce lá é o quê?”. “Agora você me apertou”, comentou ele.

Quem nasceu em Carrancas? “Carrancudo”, responde, rindo, uma senhora. E quem nasceu em Papagaios? “Também não conheço. Isso é pegadinha?”, aposta uma mineira.

É sério. Mais do que um referência, o adjetivo pátrio, o nome que usamos para dizer, afinal, de onde somos, nos dá identidade.

“O lugar que eu nasci é Alegria. Quem nasceu em Alegria é alegriense”, diz uma senhora. E ela é feliz? “Com certeza, eu vivo rindo o tempo inteiro”, afirma.

Vamos então a uma pergunta fácil: quem nasce em Minas Gerais é mineiro, uai! Sim, mas também já foi conhecido como mineralista ou montanhês. Se essa pergunta, que parecia tão simples, ainda nos traz surpresa, imagine se passearmos por algumas das 853 cidades do estado?

Já pensou quem nasce em Onça de Pitangui? “Só o nome que é bravo. Não tem ninguém bravo. Tudo é boa pessoa”, comenta um senhor.

De volta à Rodoviária de Belo Horizonte, entre tantos nomes, adivinhar um adjetivo pátrio será mais do que um desafio. Pode ser uma charada. Quem nasce em Catas Altas? “Não sei”, responde uma senhora. Em São José do Goiabal? “Ih, piorou”.

Quem nasce em Hamburgo é o quê? “Sou eu passeando aqui”, diz um turista alemão.

Agora sim, o operador de equipamentos Edilson Ribeiro de Matos se diz mineiro rodadíssimo. Ele topa o desafio e até começa bem. Quem nasceu em Água Boa? “Aguaboense”, responde ele.

Quem nasceu em Cascalho Rico? “Cascalhense”. Pai Pedro? “Pai pedrense”. Maria da Fé? “Maria fedêncio”, hesita, rindo. E quem nasceu em Divinópolis? “Divi... não deu”, não acerta o operador de equipamentos.

Vamos lá: quem nasce em Divinópolis é divinopolitano; em Maria da Fé, mariense. Mas calma, diz a lingüista Maria Cândida Seabra. Acertar um adjetivo pátrio é mesmo muito difícil. Ela dá uma dica.

“A partir dos municípios mineiros, nós temos 93% a 94% de formação ‘ense’, com sufixo ‘ense’. Essa é uma tendência, não tem um porquê. É uma preferência das pessoas”, ensina a professora Maria Cândida Seabra.

Então, agora, é só perguntar: Patos de Minas? “Patoense ou patoense de Minas. Matei?”, arrisca o comerciante Osvaldo Arcanjo.

Quase! Quem nasce em Patos de Minas é patense. E para confundir ainda mais, os moradores desta cidade do Triângulo Mineiro inventaram outros adjetivos.

“Patureba”, aponta um jovem. “O sujeito que sai de Patos vira patife lá fora”, brinca um senhor

Com essa, o comerciante de Formiga, ou melhor, o formiguense, ri e completa: “Eu acho muito bom, porque isto é Brasil. É a melhor terra do mundo. Não existe igual”, finaliza o comerciante Osvaldo Arcanjo.

Forte abraço

.

2007-03-17 13:45:02 · answer #1 · answered by Xulliann 6 · 0 0

é Mariano Dano Ferro!!

he...

valew?!

2007-03-16 14:54:23 · answer #2 · answered by >>kadu<< 4 · 0 0

Acho que é Mineiro ainda

2007-03-16 14:51:08 · answer #3 · answered by Taty 2 · 0 0

Ferrado? Ferrenho? Mariano ?
Não sei......

Abraços!

2007-03-16 14:49:13 · answer #4 · answered by Raquel - Amelie Poulain 4 · 0 0

é da roça.

2007-03-16 15:25:31 · answer #5 · answered by Magneto 2 · 0 1

fedest.com, questions and answers