Cara Li,
talvez alguns queiram ver os fatos por este aspecto digamos, mais "romanesco" do episódio. Talvez de fato tenha alguma correlação. Mas o que é definido pelos historiadores como causa primeira tem a ver com os combates na ilha de Iwo Jima.
Após a rendição da Itália facista, seguida pela queda da Alemanha Nazista, restava combater e derrotar o último dos países pertencentes ao Eixo: o Japão. Para isso era primordial a conquista e a ocupação da estratégica ilha de Iwo Jima, a última linha de defesa do Japão no pacífico, e que uma vez conquistada permitiria aos americanos lançar aviões bombardeiros para a ilha de Honshu, a maior do arquipélago, e onde situa-se Tóquio. De fato as forças americanas começam a desembarcar na ilha em 19 de fevereiro de 1945. Porém, a despeito das expectativas iniciais que indicavam uma batalha relativamente fácil, a tomada da ilha foi uma verdadeira carnificina, com baixas muito pesadas de ambos os lados. Este banho de sangue levou os generais e estrategistas americanos a reverem suas posições e chegaram a números alarmantes de baixas caso se concretizasse uma invasão da ilha de Honshu, vital para a capitulização(rendição) do povo japonês. Assim decidiram pelo lançamento da bomba atômica em Hiroshima e posteriormente Nagazaki. A decisão final para a utilização da bomba atômica foi tomada pelo presidente Truman. Apesar da maré crescente de críticas, ele assumiu a responsabilidade total pelo ato. A justificativa para a utilização da bomba atômica foi que a guerra acabaria muito mais cedo e pouparia muitas vidas, mas não foi isso o que aconteceu de fato, já que até hoje suas consequências ainda estão presentes, e todo ano morrem pessoas vitimadas por cancêr oriundo das radiações liberadas pelas bombas.
Truman tomou a decisão final de lançar a bomba em 25 de julho. Às 2h45min do dia 6 o bombardeio que transportava a bomba levantou vôo. Seis horas e meia depois, a bomba foi lançada sobre Hiroshima, a oitava maior cidade do Japão, para explodir 50 segundos depois, a uma altura de cerca de 600 metros. Foi nesse momento que os Estados Unidos revelaram ao mundo, através de um clarão fascinante, o início da era atômica.
Três dias depois, outro avião decolou com a segunda bomba, tendo como alvo a cidade de Kokura. Entretanto, o avião não conseguiu voar sobre o alvo e atirou a bomba sobre o alvo alternativo, Nagasaki. No dia seguinte o Japão pediu paz.
As conseqüências das bombas atômicas foram desastrosas. Com um incensurável poder de destruição, a bomba atômica não só destruiu completamente seus alvos como provocou lesões genéticas que foram transmitidas pelos sobreviventes aos seus filhos e aos filhos de seus filhos. Até hoje nascem crianças com problemas genéticos causados pela radiação das bombas de Hiroshima e Nagasaki.
Se isto era previsto ou não, não saberemos nunca com certeza, mas o importante de tudo isto é a lição que fica de que a guerra, ainda que justificada, é um mal que deve ser erradicado da face da terra.
Abraços, Moran
2007-03-16 07:55:17
·
answer #1
·
answered by Moran 5
·
0⤊
0⤋
O Atentado à Pear Harbor foi manobra política astuta dos EUA, para que ele entrasse na guerra como se provocado.
A Bomba atômica não precisava ser detonada nem solta, pois já haviam ganho a guerra. O Alto Comando decidiu que fosse solta e detonada por motivos vans e torpez tais como: Ver se funciona na pratica, Coagir os países diante de suas armas bélicas, Justificar os gastos em pesquisas.
2007-03-16 14:33:17
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
2⤊
0⤋
Pode até ser, oficiosamante.
O motivo oficial foi o de acelerar o fim da guerra e, por ironia poupar mais vidas.
2007-03-18 07:42:35
·
answer #3
·
answered by Enzo- 7
·
1⤊
0⤋
Foi mais para mostrar ao mundo seu poder, principalmente a Uniao Soviética, ja que naquele tempo o país com maior poderio armamentista era quem dava as cartas!
2007-03-16 14:35:51
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
nw foi vingança nw...eles nw aceitavam o rapido crescimento do pais dels e usaram esse pretexto como trunfo...vi o documentario feito pelos americanos sobre a bomba...dizem eles q atacaram hiroshima pq eles atacaram primeiro e no centro das guerras existem leis a serem cumpridas e eles nw cumpriram por isso sofreram as consequencias hiroshima era um campo d concentração militar por isso atacarm justamente la...e a segunda bomba nw era pra ter soltado em inagazaky nw era em outro lugar q nw me lembro o nome agora porem nw deu certo por isso soltaram e inagazaky...só q os pilotos q soltaram a bomba e qm sobreviveu a estas bombas e estão vivos sofrem as concequecias ateh hj...pq seus filhos, netos e etc..nasceram deformado por causa da reação atomica da bomba...o documentario q vi tem depoimentos dos pilotos e eles falam com uma frieza dizem q nw se arrepandem e q se tivesse q ser fariam novamente...loucos msm...
2007-03-16 14:33:28
·
answer #5
·
answered by Liby 5
·
1⤊
0⤋
Não foi uma vingança, foi um pretexto. Os EUA usaram o ataque a Pearl Harbor para parar o poderio japonês, o Japão estava crescendo mto, estava ameaçando o poderio norte-americano, portanto os EUA usaram o ataque a Pearl Harbor como desculpa para o a retaliação, com a bomba os EUA simplesmente dizimaram os japoneses e de quebra fizeram os japoneses serem dependentes dos americanos, quem reestruturou o Japão foi a investida americana, e aliança dos dois países hoje em dia é extremamente rígida. Abraços.
2007-03-16 14:32:38
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Não acho que foi vingança. Os EEUU estavam numa guerra contra um inimigo terrível, os quais haviam começado essa guerra com a invasão de Pearl Harbor. O uso da bomba A foi uma maneira de abreviar o fim dessa guerra. Numa guerra vale tudo e eles usaram a melhor arma que possuiam naquele momento! Infelizmente nessa ação morreram vários milhares de civís, mas com certeza a maioria deles estava apoiando o Japão nessa guerra. Basta fazer uma análise isenta dos fatos.
2007-03-16 14:30:16
·
answer #7
·
answered by Euzinnho 5
·
1⤊
0⤋
Mas é claro os EUA estavam só estava esperando um motivo pra mostrar aos alemães que eles tinham poder e quando os japoneses atacaram a base de Pear Harbor no Havai eles protamente atacaram de volta para mostrar o seu poder.
Abraços e espero ter te ajudado
2007-03-16 14:26:49
·
answer #8
·
answered by Coe 3
·
1⤊
0⤋
Na verdade o ataque a Pearl Harbor por parte do Japão em 7 de dezembro de 1941 provocou a entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial. Em resposta a esse ataque, os EUA, bombardearam as cidade de Hiroshima e Nagasaki.
A Marinha Imperial Japonesa efectuou o seu ataque a Pearl Harbor na manhã de 7 de Dezembro, 1941. O ataque em Pearl Harbor, Oahu, Havaí, foi executado sem um prévio aviso contra a frota do Pacífico da Marinha dos Estados Unidos da América e as suas forças de defesas, o corpo aéreo do Exército estadunidense, e a força aérea da Marinha.
O ataque danificou ou destruiu 11 navios, 188 aviões, e matou 2403 militares estadunidenses e 68 civis. Contudo, os três porta-aviões da frota do Pacífico não se encontravam no porto, pelo que não foram danificados, tal como os depósitos de combustível e outras instalações. Utilizando estes recursos a Marinha foi capaz de, em seis meses a um ano, reconstruir a frota.
O ataque marcou a entrada dos EUA na Segunda Guerra Mundial e o início da campanha do Pacífico, ficando conhecido como Bombardeamento de Pearl Harbor e Batalha de Pearl Harbor, mas o nome mais comum é Ataque a Pearl Harbor ou simplesmente Pearl Harbor.
O ataque a Pearl Harbor teve apenas um pequeno impacto militar devido ao insucesso da Marinha Imperial Japonesa no seu objectivo de afundar os porta-aviões. Mas mesmo que estes tivessem sido afundados, o Japão poderia não ter ficado ainda assim, muito beneficiado, a longo termo. O ataque firmemente apontou os Estados Unidos e a sua economia massiva industrial para a Segunda Guerra Mundial, conduzindo à derrota mundial das forças do Eixo.
O Primeiro Ministro Winston Churchill, do Reino Unido, ao ter conhecimento que o ataque a Pearl Harbor tinha finalmente feito os EUA entrar na guerra, escreveu "Estando saturado e satisfeito de emoção e sensação, fui para a cama e dormi o sono dos salvos e agradecidos". (Winston Churchill, The Second World War, vol. 3, p. 539) A vitória aliada nesta guerra conduziu a que os EUA emergissem como uma potência mundial.
Em termos de história militar, o ataque tornou os porta-aviões como o centro do poder naval, substituindo o navio de guerra como o navio mais poderoso da frota naval. Contudo, só mais tarde, noutras batalhas, é que o porta-aviões tornou-se nesse centro de poder.
Retirado de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Pearl_Harbor"
2007-03-16 14:27:33
·
answer #9
·
answered by Patywiccan a Bruxinha do Bem 5
·
0⤊
0⤋