resposta
resumo sobre LDL=O colesterol é um composto orgânico (lípido e esterol) que está presente em todos os tecidos animais (em sua forma completa, apenas nesses, pois existem formas clivadas de colesterol em células vegetais), além de fazer parte da estrutura das membranas celulares e ser um reagente necessário à biossíntese de vários hormônios, da vitamina D e do ácido biliar.
Síntese
Etapas principais:
1. A acetil-CoA se converte em mevalonato: a ingestāo de ácidos graxos saturados da cadeia longa produz hipercolesterolemia.
2. O mevalonato após reações sucesivas se transforma en lanosterol.
3. O lanosterol se converte em colesterol após 21 etapas adicionais.Esse esteróide é sintetizado pelo fígado. Através de um processo homeostático quanto maior for a ingestão de colesterol, menor será a quantidade sintetizada pelo fígado.
Além disto, o colesterol ingerido em quantidades excessivas nāo consegue ser eliminado em forma de ácidos biliares e o mecanismo de excreçāo se torna insufuciente.
O colesterol é insolúvel em água e, consequentemente, insolúvel no sangue, e para ser transportado pelo sangue ele se liga a proteínas e lipídios e forma um complexo chamado lipoproteína. Existem vários tipos de lipoproteína, e elas são classificadas de acordo com sua densidade.
São elas as Low Density Lipoproteins (Lipoproteínas de Baixa Densidade), ou LDL, que é a classe maléfica ao ser humano, são capazes de transportar o colesterol do fígado até as células de vários outros tecidos; e as High Density Lipoproteins (Lipoproteínas de Alta Densidade), ou HDL, podem transportar o excesso de colesterol dos tecidos de volta para o fígado, onde é utilizado para a síntese do ácido biliar.
As LDL podem ser responsáveis pela formação de depósitos arteriosclerósicos nos vasos sanguíneos e as HDL podem retardar esse processo.
Esta molécula está presente nas membranas biológicas e provoca o aumento da fluidez da camada.
O exame laboratorial de colesterol total serve no monitoramento do fator de risco aumentado para doenças da artéria coronariana.
Os níveis do colesterol são:
recomendado < 200 mg/dL
risco moderado 200 - 239 mg/dL
risco aumentado > ou = 240 mg/dL
[editar] Fórmula e estrutura do colesterol
Os elementos presentes na formula química do colesterol são o carbono, o oxigênio e o hidrogênio, na seguinte forma: C27H46O. Já a estrutura química é arranjada em quatro anéis A, B, C e D.
Uma característica importante quando se refere a estrutura química do colesterol, é que ele se assemelha a todos os hormônios que ele origina: progesterona, testosterona e o cortisol.
resumo sobre HDL=HDL forma uma classe de lipoproteínas de alta densidade que variam em tamanho e capacidade, e carregam colesterol dos tecidos do corpo para o fígado.
Uma vez que HDL pode remover o colesterol da ateroma dentro da artérias, e transportá-lo de volta ao fígado para ser excretado, é chamado de "bom colesterol". Quando é feita a medição de colesterol, qualquer um contido em partículas HDL serve de proteção para a saúde cardiovascular do organismo (em contraste com o LDL "mau colesterol").
HDL são as menores lipoproteínas e são as mais densas porque contêm a maior proporção de proteína. Essas proteínas são chamadas apolipoproteínas. As lipoproteínas HDL aumentam de tamanho à medida que circulam pela corrente sangüínea e captam mais moléculas de colesterol.
Homens tendem a ter menores níveis de HDL, que costuma ter tamanho menor e menos capacidade do que nas mulheres. Homens também têm uma maior incidência de doença cardíaca de arteriosclerose.Estudos têm mostrado que altas concentrações de HDL (mais de 60 mg/dL) tem valor como proteção contra doenças cardiovasculares. Baixas concentrações de HDL (abaixo de 40 mg/dL para homens e de 50 mg/dL para mulheres) são um fator de risco para doenças de arteriosclerose.
Quantidade recomendada de de HDL
A "American Heart Association", "NIH" e "NCEP" dão linhas gerais relacionando os níveis de HDL e o risco de doença cardíaca.
Nível mg/dl Nível mmol/L Interpretação
<40 (homem)
<50 (mulher) <1.03
Nível baixo de HDL, aumento no risco de doença cardíaca
40-59 1.03-1.52
Nível médio de HDL
>60 >1.55
Nível alto de HDL, condição ótima para efeito de proteção contra doença cardíaca.
Métodos mais sofisticados de testes laboratoriais medem não somente o HDL total, mas também as faixas de partículas HDL tipicamente divididas em 5 grupos por tamanho. Os dois grupos de HDL de maior tamanho oferecem maior efeito de proteção.
2007-03-16 05:07:08
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
1⤊
1⤋
A principal função da LDL é fornecer colesterol para as células do corpo e, ao fazer isso, também fornece licopeno e betacaroteno. Os maiores níveis de licopeno e betacaroteno são encontrados no fígado (principal local de armazenamento). No tecido adiposo, a taxa de carotenóides é muito baixa. No entanto, devido à quantidade total de tecido adiposo no organismo, também pode ser um importante local de armazenamento.A principal função do HDL é retirar o colesterol das paredes das artérias, cujo processo é chamado transporte reverso do colesterol que é crucial para prevenir o entupimento das artérias. O HDL também exerce funções antioxidantes e antiinflamatórias – suas moléculas protegem a parede dos vasos e impedem o surgimento das lesões que facilitam o depósito de gordura nas artérias. Ele também tem poderes anticoagulantes, o que ajuda a evitar a obstrução arterial. Portanto, quanto mais HDL, melhor.
2007-03-16 11:03:29
·
answer #2
·
answered by patpedagoga 5
·
1⤊
1⤋
LDL (lipoproteína de baixa densidade) refere-se à gama de partículas de lipoproteína, que variam em tamanho e capacidade, as quais carregam colesterol no sangue e pelo corpo para ser usado pelas células. É geralmente chamado de "mau colesterol" ou "colesterol ruim" devido à relação de altos níveis de LDL e doença cardíaca.
Função do LDL
De forma geral, LDL transporta colesterol e triglicerídeos de células e tecidos que produzem mais do que usam, para aqueles que estão necessitando.
HDL forma uma classe de lipoproteínas de alta densidade que variam em tamanho e capacidade, e carregam colesterol dos tecidos do corpo para o fígado.
Uma vez que HDL pode remover o colesterol da ateroma dentro da artérias, e transportá-lo de volta ao fígado para ser excretado, é chamado de "bom colesterol". Quando é feita a medição de colesterol, qualquer um contido em partículas HDL serve de proteção para a saúde cardiovascular do organismo (em contraste com o LDL "mau colesterol").
HDL são as menores lipoproteínas e são as mais densas porque contêm a maior proporção de proteína. Essas proteínas são chamadas apolipoproteínas. As lipoproteínas HDL aumentam de tamanho à medida que circulam pela corrente sangüínea e captam mais moléculas de colesterol.
Homens tendem a ter menores níveis de HDL, que costuma ter tamanho menor e menos capacidade do que nas mulheres. Homens também têm uma maior incidência de doença cardíaca de arteriosclerose.
Estudos têm mostrado que altas concentrações de HDL (mais de 60 mg/dL) tem valor como proteção contra doenças cardiovasculares. Baixas concentrações de HDL (abaixo de 40 mg/dL para homens e de 50 mg/dL para mulheres) são um fator de risco para doenças de arteriosclerose.
2007-03-16 03:39:36
·
answer #3
·
answered by sheila_melina 3
·
0⤊
1⤋