Com certeza não.
O gosto que sentimos das coisas é, assim como os demais sentidos, uma interpretação biológica e, mais precisamente, bioquímica, das substâncias. Como os receptores desses estímulos dependem da genética, obviamente que eles não podem ser considerados iguaispara todas as pessoas, ainda que sigam um padrão. Esse padrão garante que os sabores básicos não sejam desalinhados entre as pessoas. Assim, o que é salgado para vc vai ser salgado para todas as pessoas. O mesmo ocorre com o adocicado, azedo e amargo. O que mudará serão as nuances de sabor, muito influenciadas, diga-se, pelo olfato( não é por nada que gripado vc não sente "gosto"). Assim, um prato de camarão não será o mesmo para duas pessoas diferentes. Ademais, além do conceito bioquímico do sabor, há o processo de decodificação desse sentido, que se opera no cérebro. Como o cérebro humano se molda ao ambiente e às experiências vividas, nenhum cérebro será igual ao outro. Portanto, a forma de interpretação do cérebro para os estímulos externos será diferente. Por isso, nos apetecemos com comidas e guloseimas diferentes. Eu não consigo sequer provar um bife de fígado, mas meu pai gosta muito ( é a mesma questão o jiló!!!)
Por último, vale lembrar que pesquisas comprovaram que a forma de interpretação dos estímulos muda na MESMA PESSOA, em diversas fases da vida. Para bebês, o sabor adocicado é muito mais acentuado que no adulto. Isso para que o leite materno, que não possui taxas elevadas de açucar seja apetitoso. Há pessoas (a maioria de nos) que não gosta de um determinado alimento na infância e passa a gostar na fase adulta. O mesmo é valido para o raciocínio inverso: alumas coisas que gostávamos na infãncia não nos apetecem mais.
Até mais.
2007-03-16 03:32:11
·
answer #1
·
answered by edmergulhao 3
·
0⤊
0⤋
Não, porque as papilas gustativas (responsáveis pelo paladar) são diferentes de pessoas para pessoas, e são "comprometidas" quando estamos gripados, por exemplo, além de existirem caracteres hereditários e genéticos que diferenciam qualquer espécie uma da outra.
Espero ter ajudado.
Abraços.
2007-03-19 16:55:23
·
answer #2
·
answered by quimicorodrigo 2
·
0⤊
0⤋
a percepção de mundo que cada pessoa tem é individual, a ciência tem procurado muitas respostas e essa é uma resposta ainda cheia de dúvidas. Claro que a primeira impressão é dizer que são diferentes os gostos que cada um sentimos. Mas como comparar?
Até hoje não há nada que realmente comprove!
2007-03-17 16:29:49
·
answer #3
·
answered by Plínio 4
·
0⤊
0⤋
Acredita-se nisto,mas nunca saberemos se o que vemos ,ouvimos,sentimos,degustamos e falamos é a mesma coisa que o outro percebe nestes níveis.O importante é que nos entendemos ,sendo a mesma coisa ou não.
2007-03-16 01:53:17
·
answer #4
·
answered by ? 6
·
1⤊
1⤋
Sim, pq...
Todos nos sem contar com as diferenças de personalidade de cada pessoa, somos genericamente iguais. E claro que se duas pessoas comerem morangos e capaz que uma delas sinta a fruta um pouco mais azedinha e a outra ache o sabor mais doce, mas tem gosto de morango para as duas pessoas. Fora isso as papilas gustativas da nossa língua que e responsável pela identificação dos sabores e igual em todas as pessoas. Então descartando essas pequenas diferenças entre pessoas que mais uma questão de gosto mesmo... o sabor e igual para todos.
2007-03-16 04:52:21
·
answer #5
·
answered by STRYPER FOXHAWK 4
·
0⤊
1⤋
Assim como as cores(visão) e os outros sentidos, como o olfato, o paladar, a audição, são subjetivos, ou seja, cada indivíduo interpreta essas sensações de maneira única. Não que o q eu ache q seja doce, possa ser salgado pra vc, mas existe um nível de sensibilidade inerente a cada pessoa que nos faz gostar mais disso ou daquilo.
2007-03-16 04:47:19
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋
Claro né, pq senão o que fosse salgado pra mim pra vc não seria; seria um terror cozinhar pra uma familia de 30 pessoas, por exemplo...A gente teria que fazer um prato pra cada um com diferente niveis de tmepero...
2007-03-16 01:55:28
·
answer #7
·
answered by MIRIAN 3
·
0⤊
1⤋
Acredito que não!
2007-03-16 01:47:00
·
answer #8
·
answered by Linda 3
·
0⤊
1⤋
Vem cá, agente já não se conhece, vc me parece familiar kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
se meu pai gosta de jiló e eu não, deve ser porq o gosto de diferente, acho que o paladar de de cada um influencia, mas se eu não tanto ao ponto de eu saber o q é frango e o q é jiló
Beijoss ♥
2007-03-16 01:44:22
·
answer #9
·
answered by Psico£ove ® 6
·
0⤊
1⤋
claro que nao
2007-03-16 01:43:19
·
answer #10
·
answered by YRTEWQASDFGHJIOKLPMZNCBVXDASRTFG 3
·
0⤊
1⤋