Olha a muito tempo pensei em coisas assim, mas em relação as cores, será que o azul que eu vejo, é azul que vc vê, ou vc vê o verde e chama de azul, mas não sabe qual o certo. eu tenho muitas duvidas e incertezas sobre este assunto.
2007-03-16 01:57:33
·
answer #1
·
answered by So Di Bobera 3
·
0⤊
0⤋
Olha, eu penso que... não! Pois como se expica que uma pessoa goste tanto de uma comida que simplesmente nos dá voltas ao estômago? Muitas vezes as pessoas dizem pra mim "prova que é bom" e eu termino achando que a comida é horrível ! patê de fígado por exemplo... faz favor! iiiach
hehehe Mas não sei te explicar como é que o nosso cérebro decodifica isso, é algo mt interessante a se ver, vou pesquisar!
2007-03-16 08:52:19
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Deve ser! sera que é? nunca pensei nisso!
2007-03-16 08:45:42
·
answer #3
·
answered by marina 3
·
1⤊
0⤋
Com certeza não.
O gosto que sentimos das coisas é, assim como os demais sentidos, uma interpretação biológica e, mais precisamente, bioquímica, das substâncias. Como os receptores desses estímulos dependem da genética, obviamente que eles não podem ser considerados iguaispara todas as pessoas, ainda que sigam um padrão. Esse padrão garante que os sabores básicos não sejam desalinhados entre as pessoas. Assim, o que é salgado para vc vai ser salgado para todas as pessoas. O mesmo ocorre com o adocicado, azedo e amargo. O que mudará serão as nuances de sabor, muito influenciadas, diga-se, pelo olfato( não é por nada que gripado vc não sente "gosto"). Assim, um prato de camarão não será o mesmo para duas pessoas diferentes. Ademais, além do conceito bioquímico do sabor, há o processo de decodificação desse sentido, que se opera no cérebro. Como o cérebro humano se molda ao ambiente e às experiências vividas, nenhum cérebro será igual ao outro. Portanto, a forma de interpretação do cérebro para os estímulos externos será diferente. Por isso, nos apetecemos com comidas e guloseimas diferentes. Eu não consigo sequer provar um bife de fígado, mas meu pai gosta muito ( é a mesma questão o jiló!!!)
Por último, vale lembrar que pesquisas comprovaram que a forma de interpretação dos estímulos muda na MESMA PESSOA, em diversas fases da vida. Para bebês, o sabor adocicado é muito mais acentuado que no adulto. Isso para que o leite materno, que não possui taxas elevadas de açucar seja apetitoso. Há pessoas (a maioria de nos) que não gosta de um determinado alimento na infância e passa a gostar na fase adulta. O mesmo é valido para o raciocínio inverso: alumas coisas que gostávamos na infãncia não nos apetecem mais.
Até mais.
2007-03-16 10:34:22
·
answer #4
·
answered by edmergulhao 3
·
0⤊
0⤋
Igual eu duvido que seja, mas deve ser muito parecido. O que eu sei é que crianças tem preferencia por doces porque a ponta da lingua que sente a sensação desse sabor, com o passar do tempo perde a função. Mas com certeza a idade faz diferença na forma como sentimos os sabores, e tambem fatores como fumar, beber, etc.
2007-03-16 08:55:23
·
answer #5
·
answered by LaPergunta? 4
·
0⤊
0⤋
Acredito que não, já que somos de organismos diferentes, acredito que também sofra modificações nas papílas degustativas de pessoa para pessoa.
2007-03-16 08:55:20
·
answer #6
·
answered by Sidnei R 2
·
0⤊
0⤋
Acho que sim. o nosso estomago que é diferente e não aceita o que outros aceitam.
Ótimo dia. :-)
2007-03-16 08:55:06
·
answer #7
·
answered by Allan Tavares 3
·
0⤊
0⤋
a máquina humana é unica, por isso o que vemos e sentimos sao iguais, a diferença é que Deus nos deu a liberdade da escolha em todos os sentidos.
2007-03-16 09:12:02
·
answer #8
·
answered by tucano 2
·
0⤊
1⤋