Países desenvolvidos são países centrais. São países historicamente detentores de tecnologia, capital, poder bélico e econômico em cujos territórios a população goza de uma qualidade de vida considerada de alta qualidade. A expectativa de vida de um cidadão nascido em um destes países é de aproximadamente 75 anos, 80 anos ou mais. A educação é muito boa e acessível a todos. As taxas de analfabetismo são baixíssimas. Também são países onde epidemias são muito raras e a população goza de uma saúde excelente. Então, países desenvolvidos têm cultura, população bem educada, (e não esquecer) muito bem remunerada. O estado de serviço social existe e funciona. Há ajuda com alojamento, casa, dinheiro para alimentação, e também hospitais públicos para quem realmente necessite. Possuem um número de velhos grande, (reflexo da esxelente qualidade de vida) e devido à baixa taxa de natalidade nesses países, o número de jovens é pequeno. Mas a população economicamente ativa não é um grande problema e a própria tecnologia desenvolvida supre o problema da falta de mão de obra. Estas são características internas dos países desenvolvidos.
Os países subdesenvolvidos são países periféricos. Países subdesenvolvidos têm uma baixa taxa de sobrevivência na natalidade de sua população, baixa expectativa de vida, (pode ser até 55 ou 65 anos, variaria) Não são incomuns epidemias e isso contribui com a baixa expectativa de vida da população. O estado de serviço social não existe ou quando existe não funciona muito bem. A saúde, a educação e a infra-estrutura das moradias da maioria da população é muito ruim. A distribuição de renda da população é muito ruim, e uma pequena parcela de toda população recebe muito, enquanto a maioria vive na miséria ou pobreza. Não detém, geralmente, tecnologia forte, poder bélico desenvolvido, (sobretudo, em se tratando de tecnologia, esta é importada) e a população goza de uma baixa qualidade de vida. Possuem um grande número de jovens, mas da mesma forma uma população economicamente inativa grande, que equivale muitas vezes ou ultrapassa o grande número de jovens que têm, geralmente com baixa escolaridade e trabalhando em sub-empregos.São todas características internas de um país subdesenvolvido.
Os países centrais (desenvolvidos) necessitam dos países periféricos para manterem sua qualidade de vida. É dos países centrais que vêm empréstimos constantes de dinheiro, (dependência econômica dos países subdesenvolvidos), importação de tecnologia, de cultura, remédios, investimentos na economia, e know-how para as empresas nacionais e universidades.
Os países periféricos vivem da exportação de seus produtos, a maioria produtos como minerais ou bens semi-faturados para a fabricação de bens nos países centrais. (assim como placas de ferro para a fabricação de refrigeradores) Os países periféricos, subdesenvolvidos, são países historicamente exportadores de alimentos, assim como de vegetais de raiz, folhas, ou oleaginosas (vide a soja por exemplo no caso do Brasil) Os países subdesenvolvidos são profundamente dependentes da exportação de seus produtos para saudar seus compromissos relativos a débitos acumulados em grandes empréstimos feitos junto a bancos internacionais. Países periféricos são países endividados e comprometidos com os países centrais.
Historicamente, os países centrais, a partir do séc. XV, começaram a conquistar o mundo em busca de produtos para extrair em outras terras e trazê-los para suas indústrias manufatureiras. Por onde passavam, anexavam territórios e faziam colônias em torno do mundo. As colônias eram populadas aos poucos e seu papel era o de fornecer material para o desenvolvimento dos países "descobridores"ou "fundadores", as metrópoles. Confrontadas com as altas exigências das metrópoles, as regiões periféricas foram se libertando aos pouco das regiões metropolitanas, e se tornando países independentes. Algumas regiões, como as ex-colônias do mundo inglês, conseguiram manter uma independência financeira e tornaram-se de países meramente periféricos em países centrais. O maioria dos países centrais, contudo, continuou dependente economicamente dos países desenvolvidos e pouca coisa mudou em mais de 5 séculos, talvez apenas o montante de capital, que migrava para os cofres de países colonizadores, Ibéricos, e hoje migra para os cofres de países diferentes dos antigos colonizadores, na Europa e dos EUA. A dependência destas regiões do mundo, e destes países, é grande e a liberdade política chega ao ponto de ser mesmo apenas "formal". Em última análise, os países subdesenvolvidos são dependentes de fato em todos os sentidos dos países desenvolvidos, econômica e políticamente. Intervenções militares ou imposições de ações, seguidas de ameaças e vindas de países centrais, por exemplo, não são algo incomum no correr da História.
2007-03-15 23:54:21
·
answer #1
·
answered by Blizzard 3
·
0⤊
0⤋
O Jimmy disse quase tudo certo...rs O único erro dele foi dizer que os desenvolvidos aprenderam a sugar os subdesenvolvidos. Na verdade há um equívoco grande de se pensar assim, pois não podemos culpar um país desenvolvido por ser mais rico do que nós, afinal de contas o Brasil é administrado por brasileiros, que são eleitos por brasileiros, então que culpa teria uma país de primeiro mundo nos escandalos do nosso país? Será que o Bush é culpado por neguinho andar com dolar na cueca? Será que o Bush é culpado por tanta safadeza dos nossos políticos? Então, vamos acabar com tanta hipocrisia de achar que a culpa da nossa miséria é dos países ricos!!!! A culpa é nossa!!! Como em qualquer outro país subdesenvolvido a culpa pela situação é do próprio país. Porque a China está virando uma grande potência mundial??? Porque o Chile, um país vizinho nosso e menor que MG está se tornando uma grande potência na América Latina (é o país com os melhores indices econômicos e sociais da AL)? O Brasil só vai pra frente quando tivermos governantes sérios e dispostos a isso, quando o interesse do país estiver acima dos interesses pessoais de cada político corrupto desse nosso país. O Brasil é um lixo porque quer, porque é governado por pessoas estúpidas eleitas por um povo politicamente ignorante!!! Chega de por a culpa nos ricos pela nossa própria pobreza!!! Seria a mesma ignorância de culparmos nosso vizinho rico por ter casa própria, carro quitado e conforto fruto de uma administração competente dos seus gastos e receitas. Então vamos trabalhar!!! Vamos cobrar dos nossos governantes uma administração competente...vamos gastar menos do que arrecadamos, vamos cobrar menos impostos para o país poder crescer, vamos todos tomar vergonha na cara!!!! Porque esse nosso país tem jeito, basta termos coragem e atitude... basta esse monte de jovens terem consciência de que um país vai pra frente com um povo inteligente e não que fica se drogando em festinhas rave achando maravilhoso ser alienado!!!!!!
Ou então vamos nos conformar, como disse o Jimmy, apesar de sermos pobres, temos samba, cerveja e futebol...
2007-03-15 23:44:15
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
2⤊
1⤋
A diferença começou na Revolução Industrial, quando alguns países detiveram os meios de produção industrial e o resto só produzia insumos (minérios e produtos agro-pecuários pouco elaborados). Por exemplo: A Suíssa e a Holanda fazem ótimos chocolates, mas a África e a América Latina só produzem cacau; os EUA produzem carros, mas o ferro é nosso, vendido ao preço que eles querem. E nós compramos de volta os carros (ou a tecnologia de fazer carros, que não é o mesmo, mas é quase).
2007-03-17 02:35:33
·
answer #3
·
answered by chefeclin 7
·
0⤊
1⤋
A diferença está na renda per capita.
No latim original, per capita significa por cabeça, portanto trata-se de uma renda por cabeça.
A renda per capita é um indicador que ajuda a saber o grau de desenvolvimento de um país e consiste na divisão da renda nacional (produto nacional bruto menos os gastos de depreciaç os gastos de depreciação do capital e os impostos indiretos) pela sua população. Por vezpopulação. Por vezes o produto interno bruto é usado.
Embora seja um índice muito útil, por se tratar de uma média esconde várias disparidades na distribuição de renda. Por exemplo, um país pode ter uma boa renda per capita, mas um alto índice de concentração de renda e grande desigualdade social. Também é possível que um país tenha uma baixa renda per capita mas não haja muita concentração de renda, não existindo assim grande desigualdade entre ricos e pobres. Os atuais países com a mais alta renda per capita são primeiro Luxemburgo, segundo Noruega, terceiro Estados Unidos em PPC.
Também é importante notar que é impossível comparar as rendas per capita dos vários países com precisão, porque os preços dos mesmos produtos não são iguais e as diferenças entre os preços dos produtos são desproporcionais entre si, o que torna impossível saber com certeza se um país X tem uma renda per capita maior que um país Y, mesmo usando corretores de PPC. As estatísticas de renda per capita são usadas para se ter uma idéia grosseira do nível de vida dos habitantes de vários países e da produtividade industrial desses mesmos países.
Abraç
2007-03-16 00:40:31
·
answer #4
·
answered by Dalmair J 4
·
0⤊
1⤋
Isso é de acordo com o PIB (Soma de todas as riquezas produzidas por um país) que cada país apresenta. Os países com PIB maior são desenvolvidos, porque assim tem dinheiro para investir em Educação, Saúde, Esporte, Agricultura e etc.
Os países com baixo PIB, acabam não tendo dinheiro para tanta coisa e ainda tem que pedir emprestado pro FMI (Espécie de Banco Internacional que empresata dinheiro para os países). Assim, ficam cada vez mais pobres e endividados, esses são os subdesenvolvids.
Ajudei?
Abraços!
2007-03-16 00:22:04
·
answer #5
·
answered by Max 3
·
0⤊
1⤋
PIB -Produto Interno Bruto
2007-03-15 23:18:43
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋
Porque existe uma linha imaginária que divide os países do Norte, que são países ricos, e o Sul, os países pobres.
Os países do Norte são desenvolvodos, e Sul são subdesenvolvidos. ;-)
2007-03-15 23:16:22
·
answer #7
·
answered by Lucas Ribeiro 2
·
0⤊
1⤋
Os desenvolvidos são os que aprederam a sugar os subdesenvolvidos e os subdesenvolvidos são os que não ligam de serem explorados. desde que não falte samba, cachaça e futebol, claro né.
2007-03-15 23:20:45
·
answer #8
·
answered by JIMMY NEUTRON " O Avaliador 6
·
0⤊
2⤋