Olha eu sou professor de historia e posso te afirmar uma coisa em poucas palavras.
O capitalismo foi um sistema politico e economico que não surgiu assim do dia pra noite, levou muito tempo para ele se desenvolver. Primeiro existe a passagem do feudalismo para o capitalismo, depois vem a revolução industrial.
è muito longa essa historia.
2007-03-16 05:30:55
·
answer #1
·
answered by Sem juizo mas com sorte 7
·
0⤊
0⤋
O capitalismo moderno e, segundo muitos economistas, mais próximo do ideal, começa com a Revolução Industrial e as chamadas revoluções "burguesas", marcadamente a Revolução Gloriosa inglesa, a Independência dos EUA e a Revolução Francesa. Certos autores, como Braudel, defendem, no entanto, que o capitalismo remonta à expansão da economia-mundo durante o Renascimento.
A propriedade privada já existia nas tribos judaicas. A Torá apresenta diversos exemplos. Os regimes teocráticos, por outro lado, seguiam um modelo mais próximo do feudal, com todas as terras pertencentes ao rei, e os seus súditos trabalhando nelas. O Código de Hamurabi também apresenta evidências da instituição da propriedade privada, o que faz crer que a existência de propriedade privada se confunde com a própria história.
Na pré-história as pessoas comumente viviam em pequenas tribos nômades de caçadores e coletores e não desenvolveram a instituição da propriedade privada, porque todos se conheciam e formavam laços de confiança. Contudo, existiam distinções de propriedade entre as varias tribos.
Com o crescimento populacional, o desenvolvimento da agricultura, a criação das cidades e o aumento da divisão de trabalho, os seres humanos passaram a viver em sociedades maiores, nas quais era necessária uma organização da produção por relações interpessoaÃs envolvendo muitas pessoas.
Posteriormente, com o desenvolvimento dos transportes terrestres e marÃtimos, e sedentarização das populações, houve o advento do comércio internacional. As principais nações comerciantes eram as cidades-estado gregas, com destaque a Atenas durante os séculos V e IV a.c. — foi nesta cidade que o primeiro sistema bancário foi inventado. Contudo, a existência de um grande número de escravos não permite-nos afirmar que eles desenvolveram a instituição da propriedade privada em um grau tão avançado quanto o do capitalismo moderno já que a escravidão é uma violação do direito de propriedade privada.
O Império Romano, por sua vez, era caracterizado pela liberdade do comércio e da produção até o final do século III com a implantação de controles de preços pelos imperadores. Segundo o historiador econômico Peter Termin, a economia do Império Romano tinha instituições capitalistas quase tão avançadas quanto as da Inglaterra no inÃcio da Revolução Industrial. Com o declinio e queda do Império Romano e invasões das tribos bárbaras, a organização social volta a tomar feições tribais, até a Baixa Idade Média.
O Feudalismo passava por uma grave crise decorrente da catástrofe demográfica causada pela Peste negra que dizimou 35% da população européia e pela fome que assolava o povo. Já com o comércio reativado pelas cidades estado italianas, a Europa passou por um relativo desenvolvimento urbano e comercial e, conseqüentemente, as relações de produção capitalistas (voluntárias) aumentaram. Na Idade Moderna, os reis expandem seu poderio econômico e polÃtico através do mercantilismo e do absolutismo, doutrinas anti-capitalistas. Dentre os defensores deste temos os filósofos Jean Bodin("os reis tinham o direito de impor leis aos súditos sem o consentimento deles"), Jacques Bossuet ("o rei está no trono por vontade de Deus") e Niccòlo Machiavelli ("a unidade polÃtica é fundamental para a grandeza de uma nação"). Com o Absolutismo e com o Mercantilismo, o Estado continuava a controlar a economia e a buscar colônias para adquirir metais(metalismo) através da exploração. Isso para garantir o enriquecimento da metrópole.
No século XVI, surge a Escola de Salamanca, conjunto de idéias de teólogos espanhóis que deram as primeiras idéias de uma economia capitalista liberal. As idéias de propriedade privada como moralmente neutra já se encontravam no pensamento católico europeu desde Tomás de Aquino.
Mas foi somente com as revoluções liberaÃs da Idade Moderna que o capitalismo se estabeleceu como sistema econômico predominante, pela primeira vez na história, nos paÃses da Europa Ocidental. Algumas dessas revoluções foram a Revolução Inglesa (1640-60, Hill 1940), a Revolução Francesa (1789-99, Soboul 1965) e a Independência dos EUA, que construÃram o arcabouço institucional de suporte ao desenvolvimento capitalista. Assim começou a era do capitalismo moderno.
A partir da segunda metade do século XVIII, com a Revolução Industrial, causada pela a implantação do capitalismo, inicia-se um processo ininterrupto de produção coletiva em massa, geração de lucro e acúmulo de capital. As sociedades vão superando os tradicionais critérios da aristocracia (principalmente a do privilégio de nascimento). Surgem as primeiras teorias econômicas modernas: a Economia PolÃtica e a ideologia que lhe corresponde, o liberalismo. Na Inglaterra, o escocês Adam Smith, um dos fundadores da primeira e adepto do segundo, publica a obra Uma Investigação sobre a Natureza e as Causas da Riqueza das Nações óÃ
2007-03-16 04:13:15
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Surgiu na Europa.
O capitalismo deu seus primeiras marcas quando os impérios europeus faziam o comércio a fim de obter lucros (essa é a base do capitalismo).
2007-03-15 19:20:16
·
answer #3
·
answered by Lééééo 3
·
1⤊
0⤋
Surgiu na Europa, na passagem da id. média pra moderna (1453).... acabou o feudalismo dando início a fase q vivemos até hj, capitalismo....
2007-03-18 21:40:00
·
answer #4
·
answered by Ivana 5
·
0⤊
0⤋
Dani,
CAPITALISMO
Encontramos a origem do sistema capitalista na passagem da Idade Média para a Idade Moderna.
Com o renascimento urbano e comercial dos séculos XIII e XIV, surgiu na Europa uma nova classe social : a burguesia. Esta nova classe social buscava o lucro através de atividades comerciais.
Neste contexto, surgem também os banqueiros e cambistas, cujos ganhos estavam relacionados ao dinheiro em circulação, numa economia que estava em pleno desenvolvimento.
Historiadores e economistas identificam nesta burguesia, e também nos cambistas e banqueiros, ideais embrionários do sistema capitalista : lucro, acúmulo de riquezas, controle dos sistemas de produção e expansão dos negócios.
Primeira Fase : Capitalismo Comercial ou Pré-Capitalismo
Este período estende-se do século XVI ao XVIII. Inicia-se com as Grandes Navegações e Expansões Marítimas Européias, fase em que a burguesia mercante começa a buscar riquezas em outras terras fora da Europa.
Segunda Fase : Capitalismo Industrial
No século XVIII, a Europa passa por uma mudança significativa no que se refere ao sistema de produção.
A Revolução Industrial, iniciada na Inglaterra, fortalece o sistema capitalista e solidifica suas raízes na Europa e em outras regiões do mundo.
A Revolução Industrial modificou o sistema de produção, pois colocou a máquina para fazer o trabalho que antes era realizado pelos artesãos.
Terceira Fase : Capitalismo Monopolista-Financeiro
Iniciada no século XX, esta fase vai ter no sistema bancário, nas grandes corporações financeiras e no mercado globalizado as molas mestras de desenvolvimento.
Podemos dizer que este período está em pleno funcionamento até os dias de hoje.
Grande parte dos lucros e do capital em circulação no mundo passa pelo sistema financeiro.
Um abraço!
2007-03-18 13:09:16
·
answer #5
·
answered by ★HELDA★C★ ★ ★ ★ ★ 7
·
0⤊
0⤋
O Capitalismo surgiu na Europa medieval, no fim da idade média (baixa idade média). Logo após o fim do Império Romano, quando houve uma relativa pacificação da Europa e o sistema feudal ainda estava em vigência. Houve uma revolução na agricultura européia que causou uma produção maior, e com a presença desse excedente, reimplantou-se o costume da venda, já que o sistema vigente era baseado na troca.
2007-03-17 13:54:42
·
answer #6
·
answered by Ed 3
·
0⤊
0⤋
resposta
resumo sobre surgiu o capitalismo=Origem do Capitalismo
No capitalismo, definem-se as relações assalariadas de produção; há a nítida separação entre os detentores dos meios de produção (capital) e os que só possuem o trabalho. O capitalismo também se caracteriza por: produção para o mercado, trocas monetárias, organização empresarial e espírito de lucro.
Fases do capitalismo
Pré-capitalismo: Período da economia mercantil, em que a produção se destina a trocas e não apenas a uso imediato. Não se generalizou o trabalho assalariado; trabalhadores independentes que vendiam o produto de seu trabalho, mas não seu trabalho. os artesãos eram donos de suas oficias, ferramentas e matéria-prima.
Capitalismo Comercial: Apesar de predominar o produtor independente (artesão), generaliza-se o trabalho assalariado. A maior parte do lucro concentrava-se na mão dos comerciantes, intermediários, não nas mãos dos produtores. Lucrava mais quem comprava e vendia a mercadoria, não quem produzia.
Capitalismo Industrial: O trabalho assalariado se instala, em prejuízo dos artesãos, separando claramente os possuidores de meios de produção e o exército de trabalhadores.
Capitalismo financeiro: Fase atual. O sistema bancário e grandes corporações financeiras tornam-se dominantes e passam a controlar as demais atividades.
Origem do pré-capitalismo
A emergência do capitalismo relaciona-se à crise do feudalismo, que deu sinais de esgotamento, basicamente, do descompasso entre as necessidades crescentes da nobreza feudal e a estrutura de produão, assentada no trabalho servil. O impacto sobre o feudalismo foi fulminante, já que o sistema tinha potencialidade mercantil, isto é, a possibilidade de desenvolvimento do comércio em seus limites. Senhores foram estimulados a consumir novos produtos e, para tanto, foram obrigado a aumentar suas rendas, produzindo para o mercado urbano. Precisaram, então, mudar as relações servis, transformando os servos em homens livres, que arrendavam as terras com base em contratos.
As feiras medievais ganharam novo dinamismo. Foram perdendo o caráter temporário, estabilizaram-se, transformaram-se em centros permanentes, as cidades mercantis.
Burgueses e artesãos
Os burgueses compravam dos senhores feudais os direitos para trocar suas atividades. Para proteger seus interesses, organizavam-se em associações, as guildas. Os artesãos se organizaram em corporações, que defendiam seus membros da concorrência externa e fiscalizavam a qualidade e o preço dos produtos.
Nas cidades maiores, onde a indústria de seda ou lã era desenvolvida, os mestres contratavam diaristas que recebiam por jornada: eram os jornaleiros, antecessores dos modernos assalariados, que se tornariam numerosos a partir do século XVI.
2007-03-16 08:24:45
·
answer #7
·
answered by neto 7
·
0⤊
0⤋
Na Europa, com o fim do feudalismo
-O aumento de população exigiu aumento de produção de alimentos, roupas, etc.
-O modelo feudal era incompatível para suprir necessidades....
-surgem inventos que facilitam a produção:
-arado de ferro usando cavalos e carroças,
-rotação de culturas, que multiplica a produção de alimentos...
-moinho de vento, copiado dos persas
-melhoramentos na roca de fiar
com o aumento da produção, surgem excedentes, que passam a ser trocados entre feudos e nas feiras
-vários feudos vão crescendo, tornam-se vilas e cidades, chamadas de burgos, onde moravam os burgueses.
-muitos servos dos feudos tornam-se comerciantes
-volta-se a usar moedas no lugar das trocas
-As cruzadas intensificam o gosto pelas novas mercadorias vindas do mundo árabe....
-O mundo feudal desaba: não há terras para ser divididas entre todos os herdeiros, muitos senhores voltaram falidos das cruzadas.... os burgueses passam a comprar vilas e cidades....
-os reis são cooptados pelos burgueses para unificarem os feudos, acabando com os diversos tipos de moedas, pesos e medidas, leis, etc... O rei atende e se fortalece...
-Os banqueiros vão enriquecendo cada vez mais....financiando exércitos, reis, etc.
-A igreja condenava o lucro e a usura, mas o mundo já era outro....
Nesse início, o capitalismo é chamado de mercantilismo, pois a base é o comércio, principalmente com a chegada das grandes navegações e das colonizações na América e África.
Com a 1{ revolução industriail, surge o capitalismo industrial, cuja base é a indústria
Com a 2ª revolução industrial, surgue o capitalismo financeiro, que é a união entre indústria e bancos.
2007-03-16 05:02:32
·
answer #8
·
answered by DeBarros 7
·
0⤊
0⤋
O advento do capitalismo está ligado à decadência do sistema Feudal.
*A Revolução Francesa -idéias iluministas modernas - e a *Revolução Indústrial - desenvolvimento da tecnologia e o surgimento das máquinas, que tiraram o emprego e o homem do campo e levaram-nos aos burgos, mais tarde chamadas cidades...Foram as responsáveis diretas pelo advento do capitalismo.......
Com o surgimento das fábricas e a mudança no modo de produção: de artesãos passariam a operadores de máquinas, trabalhando todos agrupados dentro das fábricas...logo descobririam o quão ingrato, perigoso e insalubre era trabalhar manejando máquinas, produzindo sempre a mesma coisa , sem condições nenhuma de segurança ou locais apropriados para necessidades básicas como ir ao banheiro e se alimentar...
A partir daí, pode-se dizer que ,ocorreu a consolidação do capitalismo, pois os donos das fábricas começaram a lucrar com a exploração intensa da mão-de-obra nas fábricas...
é claro que, os operários logo se revoltaram com as desumanas condições de trabalhos às quais eram submetidos...e iniciaram-se as greves , as formações dos sindicatos..Enfim , surgiram os centros urbanos ao redor das fábricas, ou seja, as cidades e, junto ,surgiram os problemas urbanos e assim vai...
Observar que sistema Feudal existiu na europa. Não estou falando de Brasil, nós não tivemos sistema Feudal, passamos do modo de produção escravista(muito prolongado aqui no Brasil) para o capitalista, isto ocorreu no momento muito oportuno para os escravagistas pois ,além da estarem em plena crise do café, ficariam sem mão-de-obra para a colheita...daí vieram os italianos com sua mão-de-obra assalariada e muito mais lucrativa para os barões do café do que manter os escravos... inicia-se aqui no Brasil, também a consolidação do sistema capitalista de produção...
abraço
Obs: desculpa a forma simplista de escrever sobre algo tão complexo...mas, de maneira geral ,a consolidação do capitalismo surge nestes termos mesmos.
2007-03-15 23:02:43
·
answer #9
·
answered by sylvia g 4
·
0⤊
1⤋
Capitalismo é o acúmulo de capital.
Surgiu na Idade Média, com os banqueiros judeus que emprestavam dinheiro à Monarquia a fim de financiar suas guerras.
2007-03-15 22:24:33
·
answer #10
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋