O científico é aquele de Marx e Engels, em que eles apontam os meios para se chegar ao socialismo,
O utópico é aquele que só idealiza a sociedade igualitária, mas não aponta meios para se chegar lá... (Saint Simon, Owen, Proudhon, etc.)
O real foram as tiranias cruéis (URSS, por exemplo), onde o povo se lascava e a cúpula do partido esbanjava luxo
O ideal seria aquela utopia que jamais vai existir aqui na terra: fim de toda desigualdade, fim da propriedade privada, fim do dinheiro, fim dos governos, todos ajudando todos, etc.
2007-03-15 22:08:36
·
answer #1
·
answered by DeBarros 7
·
8⤊
1⤋
pergunta muito difícil cara! o socialismo científico de marx e engels diz-se assim por que se afirmou através de trabalhos científicos, mostra que a sociedade está em pleno conflito através da história, a luta de classes é o motor da história e a economia prevalece como o alvo dessa luta. o utópico de owen, se diz assim porque explica o mundo ideal, mas não apresenta meios para conseguir os objetivos, logo vemos que a diferençã tá em que no científico há meios para se conseguir implantar o comunismo através da revolução, enquanto o utópico, não explica como, apresenta o mundo sob forma do livro utopia de hobbes. nunca ouvi falar nesse real ou ideal, só do cristão do papa leão XIII, descupe-me.
2007-03-15 11:54:59
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
4⤊
2⤋
resposta
resumo sobre socialismo científico= O Socialismo Científico foi desenvolvido no século XIX por Karl Marx e Friedrich Engels. Recebe também, por motivos óbvios, a denominação de Socialismo Marxista. Ele rompe com o Socialismo Utópico por apresentar uma análise crítica da realidade política e econômica, da evolução da história, das sociedades e do capitalismo. Marx e Engels enaltecem os utópico pelo seu pioneirismo, porém defendem uma ação mais prática e direta contra o capitalismo através da organização da revolucionária classe proletária. Para a formulação de suas teorias Marx sofreu influência de Hegel e dos socialista utópicos.
resumo sobre utópico=Utopia tem como significado mais comum a idéia de civilização ideal, imaginária, fantástica. Pode referir-se a uma cidade ou a um mundo, sendo possível tanto no futuro, quanto no presente, porém em um paralelo.
O termo tem sua origem no nome do lugar ideal fictício elaborado por Tomás Moro em seu livro De Optimo Reipublicae Statu deque Nova Insula Utopia (simplificando, A Utopia). A palavra foi cunhada a partir dos radicais gregos οὐ, "não" e τόπος, "lugar", portanto, o "não-lugar" ou "lugar que não existe".
O "utopismo" consiste na idéia de idealizar não apenas um lugar, mas uma vida, um futuro, ou qualquer outro tipo de coisa, numa visão fantasiosa e normalmente contrária ao mundo real. O utopismo é um modo não só absurdamente otimista, mas também irreal de ver as coisas do jeito que gostaríamos que elas fossem.
resumo sobre real=Realidade significa a propriedade do que é real.
O real é tido como aquilo que existe, fora da mente. Mas como só pela mente pode ser apercebido, torna-se sinónimo de verdade. A relação íntima entre realidade e verdade, o modo em como a mente interpreta a realidade, é uma polémica antiga. O problema, na cultura ocidental, surge com as teorias de Platão e Aristóteles sobre a natureza do real (o idealismo e o realismo). No cerne do problema está presente a questão da imagem (a representação sensível do objecto) e a da ideia (o sentido do objecto / objeto), a sua interpretação mental.
Em senso comum, realidade significa o ajuste que fazemos entre a imagem e a ideia da coisa, entre verdade e verosimilhança. O problema da realidade é matéria presente em todas as ciências e, com particular importância, nas ciências que têm como objecto de estudo o próprio homem : a antropologia cultural e todas as que nela estão implicadas : a filosofia, a psicologia, a semiologia e muitas outras, além das técnicas e das artes visuais.
Na interpretação ou representação do real, (verdade ou crença), a realidade está sujeita ao campo das escolhas, isto é, determinamos parte do que consideramos ser um facto / fato, um acto acto / ato ou uma possibilidade, algo aquirido a partir dos sentidos e do conhecimento adquirido. Dessa forma, a construção das coisas e as nossas relações dependem de um intrincado contexto, que ao longo da existência cria a lente entre a aprendizagem e o desejo: o que vamos aceitar como real?
A verdade pode, às vezes, estar próxima da realidade, mas depende das situações, contextos, das premissas de pensamento, tendo de criar dúvidas reflexivas. As vezes, aquilo o que observamos está preso a escolhas que são mais um conjunto de normas do que evidências.
resumo sobre ideal=O mundo ideal é aquele sugerido nas reivindicações das ONGs e movimentos socioambientalistas, que apontam para o cumprimento das metas de proteção da biodiversidade estipuladas na Rio-92 e reafirmadas uma década depois na Rio+10 (Johanesburgo, África do Sul). Seus habitantes indicam um início de caminho para que se reduza a acelerada perda de espécies e se evite o colapso da vida no planeta. Os habitantes do mundo ideal têm consciência de que não estão vivendo no mundo real e por isso querem dominá-lo, mas sua força é restrita.
2007-03-16 01:50:38
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
4⤊
3⤋
Olha, Marx "inventava" dados em suas obras, disso se vê que o científico também não tem tanto valor. Mas vejamos por um lado, onde isso deu certo ? Marxismo está se instalando no nosso país por meio do PT e partidos comunistas, ideologia de gênero, destruição da família, etc. Agora veja a ***** em que estamos, criminosos são os oprimidos e os trabalhadores que ralam a vida toda para TENTAREM ser felizes são os opressores. Pois bem, isso se chama inversão de valores, visada por marxistas, como Hitler, disso tiramos que não, não há diferenças do científico para o utópico pq ambos são utópicos só que Marx mostra um meio para se chegar lá, qual é o meio ? Destruição dos valores morais e éticos das sociedades que tem como influência, a religião.
2016-09-14 06:45:47
·
answer #4
·
answered by Jordan 1
·
0⤊
0⤋
mds é mais facil ele pesquisar na internet . Mais vlw graças a vc tenho minha resposta ;D
2016-08-31 10:14:02
·
answer #5
·
answered by 2017 1
·
0⤊
0⤋
A diferença é que o socialismo utópico seria uma opção voluntarista, ou seja uma vontade que não leva em conta as condições de sua realização, enquanto que o socialismo científico seria uma opção necessária para responder as demandas materiais e culturais da sociedade.
Não podemos confundir esta distinção com aquela que existe entre socialismo idealizado e socialismo real. O socialismo real foi utópico no sentido de que tentou efetivamente forçar a realidade para que ela se adaptasse às condições imaginadas. Isto resultou em desastres totalitários conhecidos. O socialismo científico conta com o desenvolvimento do próprio capitalismo para se realizar e tornar-se necessário ou não, pois na ciência a teoria responde à realidade.
2015-11-11 21:41:40
·
answer #6
·
answered by rico3d 1
·
0⤊
0⤋
pesquise sem preguiça. Ah, sem utopia é facil de compreender. Real mesmo
2007-03-17 14:34:00
·
answer #7
·
answered by Vaninha 5
·
1⤊
5⤋
Utopia puramente científicarealidealizável.
2007-03-19 09:08:59
·
answer #8
·
answered by GERARDO F 4
·
0⤊
7⤋