Oi,
O neoliberalismo é uma prática econômica que rejeita a intervenção do Estado na economia e deixa o mercado se auto-regular com total liberdade. As privatizações e a livre concorrência são características deste tipo de pensamento.
É o mercado que dita as regras e conduz a produção. Por exemplo: as empresas não produzem apenas pela necessidade e sim após uma consulta ao mercado, verificando a análise custo-benefício e atenta a possibilidades exteriores.
Os defensores do neoliberalismo alegam que esta liberdade é saudável e que através dela os países encontrariam uma evolução natural, um caminho para se chegar a um bem-estar geral. Contudo, o conceito de um mercado intocável já trouxe problemas para muitas economias.
O grande paradoxo é que, sendo o mercado tão poderoso, as nações com grandes mercados se fortalecem e as outras enfraquecem.
Na economia liberal clássica, os povos não seriam excluídos eternamente: a pobreza seria uma situação transitória e logo as populações poderiam alcançar um padrão de vida melhor que, por sua vez, seria resultado do "transbordamento" do excesso de riquezas das populações mais abastadas.
Porém, na prática, não é assim que ocorre. Muito pelo contrário: os "excluídos" são parte integrante da sociedade, e vemos que cada vez mais as desigualdades aumentam.
Como você já sabe, as mercadorias acabam não sendo produzidas de acordo com as necessidades da população e sim de acordo com as necessidades do mercado. As riquezas das populações desenvolvidas não "transbordaram" para as mais pobres. O que acontece, então? Basta o exemplo, que não é incomum, de produtores que destroem alimentos para que seu preço se mantenha alto no mercado. Enquanto isto, milhões de pessoas morrem de fome nos cinco continentes e o excedente de produção, que poderia ser direcionado a estes povos, é destruído para que seu valor de mercado não seja prejudicado.
Do mesmo modo, o mercado livre é sustentado por uma política especulativa, sempre procurando investir onde os lucros sejam maiores. Muitos países que não têm condições de serem grandes investidores dependem, de sua parte, de investimentos externos. Estes podem até ser positivos; contudo, quando são retirados, o país que deles dependia fica desestruturado e frágil, com menos chances ainda de receber novos investimentos. É o que acontece com países que não têm sólida estrutura interna.
Um abraço
2007-03-15 08:59:23
·
answer #1
·
answered by Tin 7
·
0⤊
0⤋
Este termo possui dois significados distinto, pois foi usado em épocas diferentes, logo significaram coisas distintas.
Na primeira metade do século XX significou Liberalismo clássico onde o Estado era regulador e assistencialista, nessa época o pensamento era que deveríamos "brigar" pela defesa da liberdade individual, garantida pela Lei.
A partir de 1970 significou liberdade de comercialização com a interferência mínima do Estado, isto é, o ele só poderia interferir se não houvesse outro jeito.
Espero ter ajudado um pouco.
Abraços.
2007-03-15 09:45:17
·
answer #2
·
answered by Idicéia M 2
·
0⤊
0⤋
Jake, acesse o google..........lá tem vários sites que falam sobre o assunto.............conforme a abordagem que queira dar.............
2007-03-15 08:29:44
·
answer #3
·
answered by Katte 6
·
0⤊
0⤋