Vc não disse que tipo de célula vai preparar para observação. Então vou dar um exemplo simples para células bacterianas.
O 1º passo é ter lâmina limpa.
O 2º passo é fazer um esfregaço, pegando uma amostra da cultura bacteriana e esfregando (para espalhar) sobre a lâmina.
O 3º passo é secar. Pode fazer isso deixando a lâmina ao ar ou colocando em estufa.
O 4º passo é a fixação. Pode ser feita por calor, passando a lâmina umas poucas vezes pelo bico de bunsen. Outras formas de fixação: etanol, formaldeído, glutaraldeído...
O 5º passo é corar a coloração. Vc pinga o corante sobre a lâmina, aguarda um minuto, depois lava com água para retirar excesso de corante. Secar.
Exemplos de coloração:
- simples - pode usar corantes básicos como azul de metileno (cora de azul), o violeta de cristal (cora de roxo), a fucsina (cora de vermelho), o roxo de metilo (cora de roxo) e o verde de malaquita (cora de verde). ligam-se a ácido nucleico e parede celular.
- negativa - uso de corantes ácidos como eosina. Mas não penetra a parede celular, apenas contrasta as células com o fundo.
- de gram - etapa 1: corante primário: roxo de metilo (ou violeta de cristal) que cora todas as células de roxo.
etapa 2: mordente: lugol (solução de iodo e iodeto de K), que se liga ao corante primário e intensifica a cor.
etapa 3: descorante: álcool-acetona (ou álcool etílico a 95 %), solvente de lípidos e de agente desidratante das proteínas.
etapa 4: corante de contraste: fucsina diluída (ou safranina), cora de vermelho as células que foram previamente descoradas.
2007-03-15 09:49:51
·
answer #1
·
answered by Tathiana 5
·
0⤊
1⤋
Puxa, seria bom saber que tipo de matrial você quer apresentar. Há lâminas bem fáceis de se fazer. Por exemplo, você pode fazer esfregaço de sangue. É uma lâmina bem fácil e muito bonita.
Outra, que não é tão atrativa, mas é bem simples, é a de células bucais. Você passa um palito na bochecha por dentro e esfrega na lâmina.
Também há lâminas mais complicadas, mas você precisaria de fixador, incluir em resina ou parafina, coloração específica...
2007-03-16 09:22:05
·
answer #2
·
answered by juliasno 4
·
0⤊
0⤋
Uma lâmina simples de se fazer é a de células do epitélio bucal.
Você só precisa de um palito de dentes para raspar delicadamente a parte interna da bochecha. Depois, é só esfregar o palito no centro de uma lâmina e pingar água sobre o material. Cobrir com uma lamínula e observar no microscópio.
Você pode mostrar as células desse jeito, ao natural, e depois refazer a lâmina, mas pingando corante (azul de metileno) ao invés da água.
2007-03-15 17:52:06
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Oi ! Bom, vc pode fazer cortes transversais de folhas de angio ou gimnospermas... mas o corte precisa ser bem fino pra ser observado em microscopia óptica (a luz deve atravessar o material pra vc enxergar). Um que é legal de ver é aquela "espada de são Jorge" conhece? Faça um corte transversal com auxilio de uma "gillete". Coloque saobre a lamina, pingue água e coloque uma laminula sobre ele. Dá pra ver bem as células, e os pigmentos!!
2007-03-15 17:12:01
·
answer #4
·
answered by Maria Eduarda 3
·
0⤊
0⤋