English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Para algumas pessoas, provavelmente aquelas que só conseguem ver a miséria pela janela gradeada, ou nos meios de comunicação social, em geral, a serviço da elite, é facil rebaixar a idade de responsabilidade penal para o adolescente em conflito com a lei. Meninos e meninas, que vivem penalizados pela exclusão social, pela falta de políticas públicas sérias na área da educação e da profissionalização, a culpa não é do governo, pois a sociedade escolheu representantes, que julgou preparados para esse trabalho, então a culpa é social, pois, somos o governo. Parece que devemos culpar e condenar os cidadãos em desenvolvimento pelos erros cometidos pelos adultos e capacitados. Quase totalidade dos CRIMES que envolvem adolescentes, estes estão acompanhados e dirigidos por adultos que apenas não se destacam, pois já são criminosos. Precisamos excluir mais pessoas marginalizando-as, a população é fomentada a aumentar o que temos de ruim, enquanto deveríamos oportunizar meios de ressocialização.

2007-03-15 07:51:26 · 6 respostas · perguntado por Duduca Rei 1 em Ciências Sociais Outras - Ciências Humanas

6 respostas

A prisão -- pura e simples -- tanto de adolescentes como de qualquer outro infrator, não resolve a questão da criminalidade, nem aqui no Brasil, nem em qualquer outro pais do mundo.

Toda pessoa que comete um deslize, um delito, um crime e qualquer outro atentado contra os princípios de uma sociedade -- contrariando as leis do país -- seja de forma dolosa ou culposa, tem que responder pela infração cometida, de vez que sua impunidade será perniciosa e vai desmoralizar a organização do Estado, gerando o caos e a anarquia.

Cabe à própria sociedade desenvolver seus meios no sentido de dosar essa necessária punição, através dos estatutos próprios e dos mecanismos que julgar adequados, eficazes e eficientes. Antes, porém, é preciso criar oportunidades de boa formação ética, cultural e profissional, diminuir as diferenças gritantes que causam os transtornos sociais.

Quanto mais justa, igualitária, desenvolvida e organizada seja a sociedade, menor será a incidência de fatos delituosos no meio de sua população. Por isto é que se torna muito mais econômico investir na abertura de escolas do que na multiplicação de cadeias e presídios. Remunerar dignamente aos professoress e mestres do que permitir que nossos recursos sejam gastos, em sua maioria, com os milionários salários de juízes e desembarcadores, delegados e policiais especializados que nenhum interesse têm em "matar" essa "galinha de ovos de ouro".

2007-03-15 08:34:20 · answer #1 · answered by MANOEL RAMIRO JUNIOR 3 · 0 0

Esse assunto é muito milindroso, porque abrange muitos aspectos, é muito complexo mesmo. Se formos parar para pensar, teríamos que analisar a gestação desse infrator, sua convivência familiar, sua condição social e por aí vai. Só que a realidade é que esse infrator por estar revoltado com a sua condição social de excluído, comete infrações em cima de inocentes.
Tudo bem que tenhamos uma parcela de culpa no momento em que escolhemos os nossos representantes no Poder. Mas se pararmos para pensar, do jeito que a 'coisa' está andando eu sou a favor da maioridade penal.
Sabe por quê?
Nos EUA quando essa Lei começou a vigorar a criminalidade caiu. Sabe por quê? Quando você tem consciência de que será punido pela sua infração, você pensa duas vezes antes de cometê-la.
Aqui no Brasil a 'coisa' acontece de outro jeito, o menor sabe que aos 18 anos será libertado, se fosse de outra forma quando ele fosse recrutado pelo bandido maior de idade, ele pensaria: "Epa! Se eu for pego, terei penalidade igual ao marginal de maior idade". É certamente não se envolveria.
Esta é a minha opinião.
Abraços.

2007-03-15 08:17:52 · answer #2 · answered by Idicéia M 2 · 0 0

Colega concordo em partes contigo, temos que encarar de frente e nos conscientizar q. pau q. nasce torto morre torto, o cara que não quer fazer nada de bom não adianta, ele pode ser maior, menor ou até anão, ele vai te levar tudo e vai dizer é a culpa da sociedade...colega se vc. tem algo na vida é pq. tú ralando um cara desse enquanto vc. trabalha ele pensa como vai te roubar, te maltratar e tudo mais ...é difícil mas a pessoa q. é ruim ela pode ficar mais ou um pouco menos ruim c/ ressocialização...Mamuska

2007-03-15 08:08:17 · answer #3 · answered by Mamuska 3 · 0 0

isso e so converça jogada fora pelos administradores da FEBEM,aquilo nao funciona.nessecitaria de um projeto para ajudar a levantar a alto estima daquelas crianças e adolecentes,e que tambem lhes oferecessem algo de concreto para ser usado em seuas vidas,e nao apenas viverem sendo maltratados.

2007-03-15 08:07:19 · answer #4 · answered by tininha 3 · 0 0

a saida para o menor infrator e para o bandido é uma só punição, por ex: o menor que esta na febem se fizer rebelião, subir no telhado sera abatido com 1 tiro, sabe quantos morreriam, so o primeiro pra servir de exemplo.
infelizmente não temos homem de responsabilidade no brasil, não tem macho de verdade pra implantar a lei do cão.
criança de 17 anos que matar um pai de failia pra roubar, apartir de hoje sera preso e condenado a 30 anos de prisão e cumprir os trinta anos sem regalia alguma, agora não vem vc cumpar a sociedade não por que ai e ipocrisia, porque então vc não pega ele e cuida

2007-03-15 10:45:47 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 1

porq de certo naum eh a solução........................

2007-03-15 07:55:14 · answer #6 · answered by Lucas SUD 3 · 0 1

fedest.com, questions and answers