O metrônomo foi inventado por Dietrich Nikolaus Winkel, um relojoeiro de Amsterdã, em 1812. Johann Mälzel copiou muitas das idéias de Winkel e recebeu a patente pelo metrônomo portátil em 1816. Ludwig van Beethoven foi o primeiro compositor a indicar marcas de metrônomo nas suas partituras em 1817, embora as marcas extremamente rápidas que colocou em algumas peças levaram alguns estudiosos modernos a acreditar que o metrônomo que ele utilizava fosse muito impreciso.
2007-03-15 07:20:10
·
answer #1
·
answered by inka 7
·
0⤊
0⤋
O primeiro metrônomo foi inventado por Étienne Loulié em 1696 e tinha 2 metros de altura! Em 1812, o relojoeiro Ditrich Nikolaus Winkel (1780-1826) fez melhorias mecânicas na invenção de Loulié. Por fim, Johann Nepomuk Maezel (1772-1832) copiou muitas das idéias de Winkel e patenteou, em 1816, o metrônomo portátil. A sigla “MM” significa: Metrônomo de Maezel. Ludwig van Beethoven (1770-1827) foi o primeiro compositor a indicar marcações metronômicas em suas partituras, a partir de 1817.
2015-06-19 06:15:57
·
answer #2
·
answered by naelio 1
·
0⤊
0⤋
O metrônomo foi inventado, em princípios do século XIX, pelo mecânico Austríaco Johann Nepomuk Maelzel. Por Conseguinte, até há pouco tempo as indicações metronômicas eram feitas se utilizando (M.M. = 72), sendo M.M. a abreviatura de "Metrônomo Maelzel".
O aparelho Metrônomo é utilizado para indicar precisamente o andamento.
Nada mais é que um aparelho de relojoaria, colocado dentro de uma caixa de madeira com formato de pirâmide, e que aciona um pêndulo. Cada batida deste pêndulo corresponde a um tempo do compasso.
A indicação feita pelo metrônomo se refere a uma quantidade específica de notas por minuto.
Em certos casos, o compositor não quer fixar o andamento, deixando então ao intérprete a escolha do mesmo.
Atualmente, existem metrônomos de bolso (com formato de relógio), elétricos, digitais, softwares com função de metrônomo, etc.
A velocidade do pêndulo pode variar de 40 a 208.
Maelzel era amigo de Beethoven, conseqüentemente, Beethoven foi o primeiro compositor a se utilizar de indicações metronômicas.
Então concluímos que, toda indicação encontrada em música anterior a Beethoven foi feita pelo revisor da mesma, e não pelo autor.
Um metrônomo é muito útil para todos que estudam música. O modelo mais simples de um metrônomo custa cerca de sessenta reais, e dependendo do modelo pode chegar a mais de trezentos reais. Aqui você pode ter um gratuitamente.
Na grande maioria destes aparelhos você apenas controla o tempo. No nosso metrônomo, você controla alêm do tempo, a duração das notas e os compassos.
E no tempo, o nosso também apresenta uma novidade! Na grande parte dos metrônomos vendidos por aí, o tempo só vai de 40 a 250 BMP, e no nosso você pode ir de 1 a 360 BPM.
É um programa pequeno, com as funções já citadas, com recursos sonoros e visuais e muito fácil de usar.
Se você fosse comprar o nosso metrônomo em uma loja, gastaria algumas centenas de reais. Aqui, você o tem de graça. E não precisa ligar na tomada, trocar a bateria, dar corda ou balançar o pêndulo.
http://www.violao.hpg.ig.com.br/metronomo.html
O metrônomo é um relógio que mede o tempo musical. Produzindo pulsos de duração regular, ele pode ser utilizado para fins de estudo ou interpretação musical. O metrônomo mecânico consiste num pêndulo oscilante cujas oscilações, reguladas pela distância de um peso na haste do pêndulo, se podem tornar mais lentas ou mais rápidas, sendo que a cada oscilação corresponde um tempo do compasso. Há também metrônomos eletrônicos, em que cada tempo do compasso é indicado pelo piscar de um LED (light-emitting diode) e por um som eletrônico.
O metrônomo foi inventado por Dietrich Nikolaus Winkel, um relojoeiro de Amsterdã, em 1812. Johann Mälzel copiou muitas das idéias de Winkel e recebeu a patente pelo metrônomo portátil em 1816. Ludwig van Beethoven foi o primeiro compositor a indicar marcas de metrônomo nas suas partituras em 1817, embora as marcas extremamente rápidas que colocou em algumas peças levaram alguns estudiosos modernos a acreditar que o metrônomo que ele utilizava fosse muito impreciso.
Metrônomo de pêndulo
Metrônomo mecânico em funcionamentoNeste tipo de metrônomo mecânico, um mecanismo a corda, semelhante ao de um relógio despertador utiliza um pêndulo para a regulação do pulso. O pêndulo consiste em uma haste metálica com um peso deslizante. Quanto mais próximo o peso está do eixo, mais rápido é o período do pêndulo, quanto mais longe, mais lento. Os metrônomos possuem uma escala graduada em bpm e também uma indicação do andamento atrás do pêndulo. Um mecanismo interno produz um som (click) a cada pulsação do pêndulo
Metrônomos eletrônicos
A maioria dos metrônomos modernos são eletrônicos e utilizam cristais de quartzo para a regulação de tempo. Os mais simples possuem um dial para controlar o tempo. Alguns podem estar incorporados a afinadores eletrônicos ou produzir um tom de afinação (diapasão - usualmente 440 Hz). Um dos mais sofisticados metrônomos eletrônicos, o Dr Beat da Boss pode produzir compassos compostos e contar os tempos usando uma voz digitalizada.
Os metrônomos eletrônicos mais completos têm ajuste de compasso além do tempo e podem produzir tons diferentes para indicar o início do compasso e eventualemnte os tempos fortes e fracos. Em geral são utilizados padrões binários, ternários ou quaternários. Os exemplos abaixo demonstram estes padrões.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Metr%C3%B4nomo
Valeu!!!
2007-03-15 07:38:34
·
answer #5
·
answered by Luiz 4
·
0⤊
0⤋