Segundo essa corrente de pensamento, toda riqueza provém da terra, a indústria apenas diversifica o produto, e o comércio (assim como para o Liberalismo econômico de Adam Smith) apenas distribui. Claramente contra o intervencionismo mercantilista (de modo que com essa submissão ao estado o desenvolvimento capitalista estava sendo comprometido).
"Deixai fazer, Deixai passar, que o mundo anda por si mesmo".
Ou seja, o excesso de produção agrícola sobre as necessidades imediatas é que permitirá o desenvolvimento do comércio, a existência de artesãos e a organização governamental.
Toda população viveria, em última análise, de produto agrícola apropriando-se dele em proporção variada, conforme sua posição na produção e nas relações de propriedade.
Os fisiocratas preocupavam-se, notadamente, com o preço dos produtos agrícolas, que determinariam os rendimentos dos produtores e dos proprietários. Daí a atenção conferida à liberdade comercial e à organização do sistema tributário. O livre comércio sustentaria os preços; os tributos adequados seriam aqueles que não deprimissem a renda dos produtores .
O objetivo do movimento fisiocrático é o livre comércio, admitindo-se que o preço de mercado livre é o da ordem natural.
Quesnay foi um dos principais economistas desta escola de pensamento.
2007-03-16 03:08:26
·
answer #1
·
answered by R Campos 5
·
0⤊
0⤋
Os fisiocratas preocupavam-se, notadamente, com o preço dos produtos agrícolas, que determinariam os rendimentos dos produtores e dos proprietários. Daí a atenção conferida à liberdade comercial e à organização do sistema tributário. O livre comércio sustentaria os preços; os tributos adequados seriam aqueles que não deprimissem a renda dos produtores e, em conseqüência, sua capacidade de efetuar adiantamentos.
O objetivo do movimento fisiocrático é o livre comércio, admitindo-se que o preço de mercado livre é o da ordem natural. Nesta medida, tornam-se secundárias preocupações adicionais; parece suficiente admitir que o preço natural será aquele determinado pela concorrência
segundo os fisiocratas, é a classe que faz renascer pelo cultivo da terra, as riquezas anuais da nação, que realiza os adiantamentos das empresas dos trabalhos da agricultura e que paga anualmente os rendimentos dos proprietários da terra. Encerram-se na dependência desta classe todos os trabalhos e todas as despesas feitas até a venda das produções em primeira mão, é por esta venda que se conhece o valor da produção anual das riquezas da nação
2007-03-16 17:45:23
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋