Olá...
Interessante sua pergunta e bastante complexa também.
Porque os corruptos não cumpre a Lei? Porque ninguém cumpre: É COMODO!
Acredito que está na hora de os CIDADÃOS discutirem menos, e agirem mais, principalmente respeitando seus deveres e exigindo o cumprimento e aplicação de seus direitos.
1º) O povo não pede que a justiça seja feita, o povo não conhece seus direitos e não cumpre os seus deveres. Todos dizem que de médico e louco todos temos um pouco, o brasileiro também é metido a juiz além disso. Todos alegam conhecer a lei, mas se conhecem não cumprem, isso aqui é o país do "jeitinho", da "gambiarra", do "deixa disso", do "quebra-galho". Todos fazem contratos "de gaveta", para não gastar com escritura, muitos pagam propina para não serem multados, deixa de pagar o IPTU, IPVA e etc por anos a fio... Etc etc etc... É o costume, tudo bem, mas é um costume errado;
2º) Não se conserta um país com papel e tinta (leis), nem com ameaças (pena de morte, prisão perpétua, trabalhos forçados, tortura), nem com benefícios e privilégios (do bolsa-esmola a propina de cada dia). Brasileiro está sempre defendendo os seus direitos adquiridos, todos somos excluídos, cada um na sua categoria: os idosos, as crianças, os funcionários públicos, os estudantes, os empregados, os patrões, os empresários... cada um sempre "na sua", enquanto deveriamos ter igualdade (Art. 5º "caput" da CF/88).
3º) Não deveriamos ter "filas" especiais, ou "isenção de pagamento de passagem", etc. Deveríamos ter atendimento satisfatório, para ninguém ficar muito tempo na fila, ou dar condições a todos de pagarem por seu transporte, ou gerir oportunidades para todos poderem pagar por sua comida (não dar bolsa-esmola), ou dar condições para as crianças serem de fato crianças (não seres abandonados) e depois criamos uma Lei que diz que protege e agora que queremos mudar. Claro que não são crianças e adolescentes, nunca foram.
Falta sim neste país: educação, saúde, oportunidades, emprego, saneamento, instrução, crescimento, desenvolvimento... etc etc etc...
Isso depende de cada cidadão quando vota, de cada fulano que paga propina, de cada beltrano que não paga imposto, de cada sicrano que deve e não paga... É uma questão cultural.
75% dos cidadãos, se fossem políticos, também seriam corruptos. Pense nisso.
A propósito, a Justiça é acionada (depende de ingresso de Ação) para decidir conflitos. Se não tivessemos conflitos, não precisaríamos que a Justiça tivesse que decidir tantas coisas e tantas "picuinhas".
B-jos para todos.
2007-03-15 04:35:48
·
answer #1
·
answered by Si 7
·
1⤊
0⤋
Seu enfoque não está errado pois no último século tivemos uma revolução, no que hoje podemos dizer, nos valores mundanos.
A informação hoje corre aos quatro ventos, não existem pessoas burras, analfabetos e leigos, pois acho que com tantos meios de comunicação tudo está bem claro.
Quanto a seu exemplo não acredito em curto espaço de tempo a solução, pois a família é a principal culpada do atual estado, e o governo incapaz de dar soluções a problema tão complexo.
2007-03-16 13:45:06
·
answer #2
·
answered by Marcos o 2
·
0⤊
1⤋
É realmente você tem toda razão.
Outro dia perguntaram a filha de um Pastor Americano logo após o onze de setembro o porque de tanta desgraça ela começou a relatar que o povo em geral já está aceitando as coisas muito pacificamente ou seja, a pedofilia, a corrupção, a falência da familia, a pornografia nas TVs a falta de religião, é isto, aquilo e aquilo outro é "normal", ou seja, os valores tradicionais da familia, os bons costumes foram deixados de lado, o dinheiro é fonte de status, de poder, de glória, o aborto é coisa corriqueira e assim por diante.
Na realidade estamos perdendo direitos e tampamos o sol com a peneira, fazendo vistas-grossa a tudo que antes era nocivo a nossa sociedade, enfim os tempos mudaram, mas não enxergamos que foi na maioria dos casos para pior, que Deus tenha pena e nos oriente para sermos "caretas" novamente e que tenhamos uma sociedade mais justa e fraterna e com isso termos paz e amor.
Digo isto no geral, má educação, má qualidade de vida, má distribuição de renda, má gestão publica, e muito outros "más".
2007-03-15 12:10:36
·
answer #3
·
answered by acima do mar qualé 5
·
1⤊
2⤋