Tem das duas coisas.
Esses ditos populares muitas vezes expressam apenas grandes preconceitos, outras vezes meras obviedades e outras ainda frases de grande sabedoria.
E isso é parte da sua própria natureza, posi são coisa que algum dia um disse e o povo foi sempre repetindo até que se incorporou como uma figura de linguagem.
"pau que nasce torto, morre torto" (puro preconceito - Einsten, no ensino fundamental foi péssimo aluno de matemática)
"água mole em pedra dura tanto bate até que fura" (pura sabedoria popular... a perseverância e a vontade são ferramentas poderosíssimas)
"beijo é copmo ferro elétrico - liga em cima, esquenta em baixo" (obviedade)
2007-03-15 03:25:32
·
answer #1
·
answered by O Pantera 5
·
0⤊
0⤋
O SENSO COMUM É O PONTO DE PARTIDA PARA SE ANALISAR PELO POPULAR A VIDA. A VIDA TEM PASSAGENS TÃO SIMPLES QUE O "SENSO COMUM" ESTA PARA A CIENCIA COMO CORDEL É PARA A LITERATURA BRASILEIRA.
2007-03-22 15:11:02
·
answer #2
·
answered by ÍNDIO 7
·
1⤊
0⤋
olá
é relativo. Não podemos descartar tudo que é do senso comum, por não ter bases científicas
2007-03-22 02:36:58
·
answer #3
·
answered by Pequena 5
·
0⤊
0⤋
Penso,logo existo!
Infelizmente o medo de ser considerado "diferente",ou seja de destoar do
"conjunto" faz com que as pessoas ajam como robôs que apenas obede-
cem ordens,seguem a maioria e não ousam pensar diferente,ou ainda
se pensam não exponhem seus pensamentos por medo de serem rotulados e ou rejeitados pela maioria já programada e globalizada p/
agir e pensar de uma só forma.
2007-03-22 00:24:22
·
answer #4
·
answered by Dandan 4
·
0⤊
0⤋
Senso comum é aquilo que a maioria admite como certo ou como errado. Não são idéias prontas, são opiniões que se coincidem, portanto são pessoas pensantes que têm a mesma idéia de alguma coisa que exige opinião.
2007-03-21 00:13:22
·
answer #5
·
answered by elisamakai 5
·
0⤊
0⤋
O senso-cimum, dizem que é um dos critérios de certeza.
como aquele que diz, que nada chega no intelecto, sem antes passar pelos sentidos;
Abner
2007-03-19 14:57:53
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
O senso comum diz respeito à cultura popular,ao achismo e ao empirismo,mas não podemos deixar de levar em consideração que muitas verdades derivaram do empirismo e que a sabedoria popular muitas vezes conduz à ciência,à comprovação dos fatos.
2007-03-15 15:12:45
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
O senso comum não ninho de sabedoria nem de ignorância, é apenas algo costumeiro.
2007-03-15 04:01:46
·
answer #8
·
answered by Sue 2
·
0⤊
0⤋
Ignorância confortável...
2007-03-15 03:28:06
·
answer #9
·
answered by Mandarax 5
·
0⤊
0⤋
Senso comum (ou conhecimento espontâneo, ou conhecimento vulgar) é a primeira compreensão do mundo resultante da herança fecunda de um grupo social e das experiências atuais que continuam sendo efetuadas. Pelo senso comum, fazemos julgamentos, estabelecemos projetos de vida, adquirimos convicções e confiança para agir. É baseado em fontes de conhecimento entre as quais o bom-senso, a tradição, a intuição e a autoridade de um conhecimento específico.
Quando alguém reclama de dores no fígado, esta pessoa pode fazer um chá de boldo que já era usada pelos avós de nossos avós, sem no entanto conhecer o princípio ativo (substância química responsável pela cura) das folhas e seu efeito nas doenças hepáticas. Ao mesmo tempo, quando atravessamos uma rua nós estimamos, sem usar uma calculadora, a distância e a velocidade dos carros que vem em nossa direção. Estes exemplos indicam um tipo de conhecimento que se acumula no nosso cotidiano e é chamado de senso comum e se baseia na tentativa e erro. Todos precisamos do senso comum que nos permite sentir a realidade e vai do hábito de realizar um comportamento até a tradição que, quando instalada, passa de geração para geração.
Marilena Chauí explicíta as características do senso comum, que se apresentam como: subjetivos; qualitativos; heterogêneos; individualizadores; generalizadores; estabelecem relações de causa e efeito entre as coisas e entre os fatos; não se surpreendem e nem se admiram com a regularidade, constância, repetição e diferença das coisas; identificam ciência com magia.
O senso comum e a ciência são expressões da mesma necessidade básica, a necessidade de compreender o mundo, a fim de viver melhor e sobreviver. Para aqueles que teriam a tendência de achar que o senso comum é inferior à ciência, eu só gostaria de lembrar que, por dezenas de milhares de anos, os homens sobreviveram sem coisa alguma que se assemelhasse à nossa ciência.
2007-03-15 03:25:42
·
answer #10
·
answered by JESUS TE AMA 7
·
0⤊
0⤋