Senhor Charles Lyell, 1o baronet, KT, (novembro 14, 1797 - fevereiro 22, 1875), advogado ,geólogo ,e populariser scottish do uniformitarianism.
Charles Lyell foi carregado em Kinnordy, Angus, o mais velho de dez crianças. O pai de Lyell, nomeado também Charles, era um advogado e um botânico do repute menor e expunha primeiramente o Charles mais novo ao estudo da natureza. Charles gastou muita de sua infância no outro repouso da família, o alojamento na floresta nova,Inglaterra de Bartley, onde seu interesse no mundo natural foi acendido. Atendendo à faculdade de Exeter, ending de Oxford em 1816, Lyell encontrou a geologia como uma profissão séria sob a asa do naturalist William Buckland. Em cima da graduação fêz exame de um detour profissional na lei, mas dabbled na geologia. Seu primeiro papel, "em uma formação recente da pedra calcária freshwater em Forfarshire", foi apresentado em 1822. Por 1827 tinha abandonado a lei e embarked em uma carreira geological longa que resultasse na aceitação difundida das idéias propôs por James Hutton algumas décadas antes.
Durante o 1840s, viajou aos estados e ao Canadá unidos, que resultaram em seus livros populares da viaj-e-geologia da escrita dois: cursos 1845's em America do Norte e de A visita em segundo aos estados unidos (de 1849).
Ganhou a medalha de Copley em 1858 e a medalha de Wollaston em 1866. Após o fogo grande de Chicago, Lyell era um do primeiro para doar livros à ajuda encontrou a biblioteca pública de Chicago.
Em cima de sua morte em 1875, foi enterrado na abadia de westminster.
A cratera de Lyell na lua e uma cratera em Marte foram nomeadas em sua honra.
carreira e escritas principais
Atoll
Charles Lyell em seus anos mais atrasados.
Virtualmente sozinho entre conduzir a geólogos britânicos de sua era, Lyell suportou-se escrevendo livros sobre seu trabalho científico. Veio de uma família próspera, trabalhou momentaneamente como um advogado no 1820s, e prendeu o borne do professor da geologia em Faculdade Londres do rei no 1830s, mas de 1830 para a frente seus livros forneceram uma fama viva e crescente confortável. Cada um de seus três livros principais era um trabalho continuamente em andamento. Todos os três atravessaram edições múltiplas durante sua vida, e Lyell usou quase cada edição como uma oportunidade de incorporar o material adicional, de rearranjar material existente, e de revisitar conclusões velhas na luz da evidência nova. Estas revisões freqüentes, substanciais adicionaram o valor significativo às edições novas de livros de Lyell, e ajudaram-no assegurar vendas robust à comunidade científica e ao público geral.
Os princípios da geologia, primeiro livro de Lyell, eram também seus os mais famosos, os mais influential, e os mais importantes. Publicado primeiramente em três volumes em 1830-33, estabeleceu credentials de Lyell como um theorist geological importante e introduziu a doutrina do uniformitarianism. O argumento central nos princípios era que "o presente é a chave ao passado:" Que o remains geological do passado distante pode, e deve, para ser explicado agora pela referência aos processos geological na operação e assim diretamente no observable. A interpretação de Lyell da mudança geologic como a acumulação constante de mudanças que minuciosas o excesso long enormemente extensões do tempo era também um tema central nos princípios, e uma influência poderosa no Charles novo Darwin, que foi dado o volume 1 da primeira edição por Robert FitzRoy, capitão do lebreiro do HMS, imediatamente antes que se ajustaram para fora na viagem do lebreiro. Em seu primeiro batente em terra em St Jago Darwin encontrou as formações de rocha que visto "através dos olhos de Lyell" deu lhe a uma introspecção revolucionária no history geological do console, uma introspecção que se aplicou durante todo seus cursos. Quando em Ámérica do Sul Darwin recebeu o volume 2 que rejeitou firmemente a idéia da evolução orgânica, propondo "centros da criação" explicar a diversidade e o território da espécie. As idéias de Darwin moveram-se gradualmente além desta, mas na geologia era disciple de muito muito Lyell e uniformitarianism de Lyell suportando extensivo home emitido da evidência e theorising, including idéias de Darwin sobre a formação dos atolls. Em seu retorno assentaram bem em amigos próximos. Lyell continuado a rejeitar firmemente a idéia da evolução orgânica em cada uma das primeiras nove edições dos princípios. Confrontado com o Darwin na origem da espécie, ofereceu finalmente um endosso tépido da evolução na décima edição.
Os elementos da geologia começaram como o quarto volume da terceira edição dos princípios: Uma descrição sistemática, factual de formações geological de idades diferentes. O material cresceu assim unwieldy, entretanto, que Lyell o rachou fora em um único volume sob o título dos elementos em 1838. O livro atravessou seis edições, eventualmente vindo a dois volumes e cessando de ser o manual barato, portátil que Lyell envisioned originalmente. Tarde em sua carreira, conseqüentemente, Lyell produziu uma versão condensada intitulada os elementos do estudante da geologia que cumpriram a finalidade original.
As evidências geological do antiquity do homem trouxeram junto as vistas de Lyell em três temas chaves da geologia do período quaternary do history da terra: geleiras, evolução, e a idade da raça humana. Publicado primeiramente em 1863, atravessou três edições que ano, com uma quarta e edição final que se publica em 1873.
2007-03-15 01:58:32
·
answer #1
·
answered by JESUS TE AMA 7
·
0⤊
0⤋
resposta
resumo sobre charles lyell=Sir Charles Lyell (14 de Novembro, 1797 – 22 de Fevereiro, 1875), advogado britânico, geólogo e popularizador do uniformitarianismo.
Charles Lyell nasceu em Kinnordy, Forfarshire, Escócia, e era o mais velho de 10 irmãos. O pai de Lyell, também chamado Charles, foi um botânico de reputação Ãnfima e o primeiro a expor o jovem Charles ao estudo da natureza. Tendo entrado na Exeter College, Oxford e terminando em 1816, Lyell encontrou a Geologia como uma profissão séria com o apoio de William Buckland. Graduado, ele desviou-se profissionalmente e exerceu o direito, mas teve a Geologia como hobby. Seu primeiro artigo, "On a Recent Formation of Freshwater Limestone in Forfarshire", foi apresentado em 1822. Por volta de 1827, ele tinha abandonado a lei e embarcou em uma carreira com a Geologia, que resultaria em uma aceitação difundada das idéias propostas por James Hutton algumas décadas antes.
Seu trabalho especÃfico mais importante foi no campo da estratigrafia. Em 1828, ele viajou para o sul da França e para a Itália, onde ele percebeu que o estrato recente poderia ser categorizado de acordo com o número e a proporção de conchas marinhas contidas nas rochas. Baseado nisso, ele propôs a divisão do perÃodo Terciário em três partes, as quais ele denominou de Plioceno, Mioceno, e Eoceno.
De 1830 a 1833 seu multi-volume Principles of Geology (PrincÃpios de Geologia) foi publicado. O subtÃtulo do trabalho era "An Attempt to Explain the Former Changes of the Earth's Surface by Reference to Causes now in Operation" (Uma Tentativa em Explicar as Mudanças Formadoras da SuperfÃcie da Terra por Referência a Causas agora em Operação), e isso explicava o impacto de Lyell na ciência. Ele foi, juntamente com John Playfair, o maior advogado da idéia então controversa do uniformitarianismo, de que a terra foi moldada praticamente inteiramente por forças lentas agindo por um longo perÃodo de tempo, contrastando com o catastrofismo, uma idéia que postulava que a maior parte das modificações eram abruptas, pela idade da Terra inferida através da cronologia da bÃblia. Em várias edições revisadas (vinte, ao todo, até 1872), Principles of Geology foi o trabalho geológico mais influente no meio do século XIX, e foi essencial para dar a Geologia um embsamento moderno. Pelos seus esforços, ele foi condecorado em 1848, então, recebeu o tÃtulo de Barão em 1864.
Durante a década de 1840, ele viajou aos EUA e Canadá, o que resultou na escrita de dois livros populares sobre viagem e geologia: 1845's Travels in North America (Viagens na América do Norte) e A Second Visit to the United States (Uma Segunda Visita aos EUA) (de 1849).
Charles Darwin foi um amigo próximo, e Lyell foi um dos primeiros cientistas proeminentes a apoiar The Origin of Species (A Origem das Espécies) — apesar de ele nunca ter aceitado inteiramente a seleção natural como o agente por trás da evolução. De fato, Lyell foi subserviente ao concordar pacificamente com a co-publicação da teoria da seleção natural por Darwin e Alfred Russel Wallace em 1858, após ambos terem descoberto independentemente. The Geological Evidence of the Antiquity of Man (A Evidência Geológica da Antigüidade do Homem) de Lyell foi publicada alguns anos depois em 1863.
ELe recebeu a Medalha de Copley em 1858 e a Medalha de Wollaston em 1866.
Desde sua morte, em 1875, ele encontra-se enterrado na Abadia Westminster.
A cratera de Lyell na Lua e uma cratera em Marte foram nomeadas em sua homenagem.
2007-03-15 09:55:47
·
answer #2
·
answered by neto 7
·
0⤊
0⤋
Charles Lyell foi carregado em Scotland novembro
1797 e morreu em Londres fevereiro em 22, 1875. Atendeu à universidade de oxford na idade 19. Knighted para a realização científica em 1848. Transformou-se mais tarde um baron em 1864. Cresceu acima o mais velho de 10 crianças. O pai de Lyell era um naturalist ativo. Lyell teve o acesso a uma biblioteca elaborada including assuntos tais como a geologia.
Quando Lyell estava em Oxford, seus interesses eram matemática, clássicos, o sistema legal (lei) e geologia. Atendeu a um lecture por William Buckland que provocou seu entusiasmo para a geologia.
Lyell começou originalmente sua carreira como um advogado, mas girou-a mais tarde para a geologia. Suas habilidades zoological ajudadas em seus estudos e observações extensivos durante todo o mundo. Transformou-se um autor de Tele evidência geological do antiquity do homem em 1863 e de princípios da geologia (12 edições). Lyell discutiu neste livro que, então, presentemente os processos geological observable eram adequados explicar o historia geologica. Pensou que a ação da chuva, do mar, dos vulcões e dos terremotos explicou o historia geologica de umas épocas mais antigas.
Lyell revelou de encontro às teorias prevalecendo da geologia do tempo. Pensou que as teorias eram inclinadas, baseado na interpretação do genesis. Pensou que seria mais prático excluir catastrophes geological repentinos para vouch para fossil remanesce da espécie extinta e acreditado lhe era necessário criar uma escala de tempo vasta para o history da terra. Este conceito foi chamado Uniformitarianismo. A segunda edição dos princípios da geologia introduziu as idéias novas a respeito das rochas metamorphic. Descreveu as mudanças da rocha devido à alta temperatura em rochas sedimentary junto às rochas igneous. Seu terceiro volume tratou do paleontology e do stratigraphy. Lyell forçou que o antiquity da espécie humana era distante além das teorias aceitadas desse tempo.
Lyell foi casado e sua esposa precedeu-o na morte. Associou com muitos povos importantes e foi largo de mundo ao conduzir seus estudos da geologia. Charles Darwin transformou-se seus caros amigo e correspondente. Darwin é provérbio citado, "o mérito o mais grande dos princípios era que alterou o tom inteiro de one's mente, e conseqüentemente isso, ao ver uma coisa nunca vista por Lyell, um contudo a viu através de seus olhos."
2007-03-15 09:55:41
·
answer #3
·
answered by duna 1
·
0⤊
0⤋