English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2007-03-15 01:42:53 · 6 respostas · perguntado por Anonymous em Ciências Sociais Economia

6 respostas

Oi Nanda,

De um modo geral, penso que quanto mais integração há entre diferentes culturas, povos e países, melhor.

Nesse sentido, acredito que a globalização olhando-se sob quase todos os aspectos representa e representou avanços para a humanidade. Tendo portanto, muito mais pontos positivos a serem lembrados do que pontos negativos.

Mas se é para citá-los, eu diria que o principal efeito negativo foi (e ainda vem sendo) a piora na renda da população dos países ricos industrializados, que são sem dúvida, os que mais tem perdido com a globalização nos últimos anos.

O que para eles é ruim, para nós ocorre o inverso.

Nos países em desenvolvimento, a globalização tem sido benéfica para muita gente - tanto trabalhadores quanto empresários (vide exemplo da China, Índia, Malásia).

Diferente dos países de primeiro mundo, onde a globalização tem beneficiado praticamente só os acionistas das empresas, enquanto que a renda do operariado está caindo.

Essa assimetria ocorre porque plataformas de produção em países ricos estão cada vez mais integradas com suas correspondente em nações em desenvolvimento, lugares onde o custo de mão-de-obra é bem mais barato. Isso provoca a transferência de empregos e a terceirização. Uma tendência evidente há anos no setor industrial, mas que graças aos avanços da tecnologia de informação está ganhando força também atualmente na área de serviços.

Por isso que se vêem hoje tantas reclamações, pressões e ameaças crescentes de protecionismo.

Acho que este é o cenário.

Abraços.

2007-03-15 09:44:03 · answer #1 · answered by ஃ panen et circenses ஃ 7 · 6 0

Infelizmente não se pode descartar os aspectos negativos da globalização, que em muitos momentos, são até mais fortes que os positivos. Ao mesmo tempo que o mundo globalizado é um modelo de tecnologia de ponta, ele exclui as pessoas que não se enquadram. Uns ganham muito, outros um pouco ou muito menos e outros perdem, porque os custos de produção são menores e a tecnologia grande, a mão-de-obra que não é, ou, é pouco qualificada, é descartada, “sem dó nem piedade”pessoas são trocadas por maquinas. A conseqüência disso é que os ricos ficam cada vez mais ricos e os pobres cada vez mais pobres, porque a globalização vem concentrando indiscriminadamente a renda nas mãos da minoria rica.

A hegemonia do capital financeiro é também uma das tendências negativas da globalização, pois um volume cada vez maior do capital acumulado é destinado a especulação , mesmo em tempos de miséria, exclusão e desemprego. De um dia para o outro o capital pula de país em país, produzindo instabilidade e desequilíbrio entre os mesmos.

Outra delas é a liberalização do comércio, porque pode gerar a exploração do trabalho. O trabalho infantil e o trabalho escravo são muitas vezes tratados como vantagens em alguns setores comerciais, não se pagam encargos trabalhistas a crianças e nem a escravos...

As conseqüências da globalização desestruturalizada são perversas e imediatas, elas se mostram no desemprego, na miséria que vem aumentando, na privatização das empresas... Tudo por causa da ganância dos poderosos que detém as maiores fortunas, do mundo globalizado.

Mas deixando um pouco de lado os conceitos negativos, a globalização também tem o seu lado bom. A velocidade da informação e as facilidades de comunicação. A rápida evolução e a popularização das tecnologias têm sido fundamentais para a agilização do comércio. Houveram também novas oportunidades de emprego em várias áreas, como na informática, que vem empregando por todas as partes do planeta. E uma das melhores coisas que a globalização trouxe, foi o conhecimento, que se tornou o fato de diferenciação entre os trabalhadores.

Diante disso, escolas e Universidades têm um grande desafio pela frente, que é preparar o aluno, futuro profissional, com aulas de informática e idiomas como inglês e espanhol, cursos técnicos e de especializações , para a nova realidade mundial. Quem não se enquadra esses novos padrões é excluído do mercado de trabalho e se torna mais um, dentre os milhares de desempregados do mundo. Esses são exemplos da dimensão que a globalização vem tomando a cada dia.

2007-03-15 08:53:50 · answer #2 · answered by Amilton Jr 1 · 3 0

A necessidade de não pararmos no tempo em relação a "atualização" de conhecimentos.
Sempre tem alguém melhor que a gente e isso estressa muito, eu considero isso negativo e ao mesmo tempo positivo.
Negativo por que aqueles que não tem muita renda, continuaram a não ter se não conseguirem melhorar seu nível educacional,
Positivo, por que a qualidade de vida melhora em relação a formação e a melhoria de posição.

A globalização ao meu ver é uma faca de dois gumes, pois ela é a desgraça e o prazer da humanidade.

Não teríamos nem Yahoo Perguntas no Brasil para estar respondendo essa pergunta agora, computador barato, internet rápida e muito menos Windows traduzido seja ele do jeito que for original ou pirateado mesmo, por Deus, quer mais exemplo negativo do que a pirataria para a globalização ??

É uma questão muito difícil de responder, a que o jornal Nacional fala "desemprego, pobreza etc."

Mas, se você for numa favela, encontra um carinha com Motorola V3, o mesmo que um Executivo que mora em um bairro de luxo tem.

É realmente complicado essa questão. Seriamos Cuba, com carro de 50 anos atrás se não fosse por ela correto ?

Chega...rs

2007-03-15 09:22:09 · answer #3 · answered by Anonymous · 0 0

Acho que oprincipal ponto negativo é que os países menos desenvolvidos e industrializados podem tem os seus mercados invadidos por produtos estrangeiros com os quais eles não conseguem competir devido aos preços, e à qualidade dos concorrentes. Isso pode desencadear uma falência generalizada e acentuar ainda mais as diferêncas econômicas entre os mais ricos e os mais pobres.

Abraço.
Até mais

2007-03-15 08:48:09 · answer #4 · answered by MarcioDias 5 · 0 0

acredito que seja a tremenda aceleração da produção, isso vem tornando tudo mais rápido inclusive nosso pensamente e a ligeira impressão de que não temos mais tempo pra nada a gente começa o ano e ...olha só já é natal... fora essa invasão de diversas culturas de todos os continentes se interligando, não acho isso muito bom pois como sabemos, os EUA são os dominadores do mundo e o inglês só se tornou a "língua" mundial por conta da globalização.

2007-03-15 12:44:08 · answer #5 · answered by Apollonia Corleone 3 · 0 1

Desemprego, aumento da pobreza.....

2007-03-15 08:45:29 · answer #6 · answered by Gatinho Mafioso 5 · 0 2

fedest.com, questions and answers