Não necessariamente uma guerra, mas uma revolução... Principalmente nos valores!
Acho que não veremos este estágio que você diz, mas talvez cheguemos perto. O ser humano se caracteriza justamente por se adequar às situações, logo, ele vai se adequar... ou então... já era nossa espécie.
2007-03-14 16:08:29
·
answer #1
·
answered by Gabi 5
·
0⤊
0⤋
Apenas se houver convergência de interesses.Se aqueles que querem isso estiverem em superioridade de força acredito que isso seja possivel tal como foi possivel em muitos países que souberam atrelar a união,com ambição e eficiência.Penso que uma guerra não seja o caminho,apenas se ela for uma guerra ideológica,que mobilize em maior numero as principais forças políticas do xadrez político mundial.Trata-se de um trabalho sustentado que poderá ser iniciado apenas se houver vontade dos governos soberanos.Falou-se aqui da India,Brasil,como referências de insucessos,mas acho que entre outros fatores de bloqueio,foram a precariedade cultural nas instituições bem como democracias sem qualidade,ou ausencia delas.Investimento nas instituições e democracias locais é certamente um caminho necessário.
2007-03-15 06:53:52
·
answer #2
·
answered by Marcos S 3
·
1⤊
0⤋
A "mão invisível do mercado" nunca resolverá problema social algum, pois isso não convém aos que a controlam.
Só a mobilização das pessoas poderá levar a um mundo melhor
2007-03-15 08:35:36
·
answer #3
·
answered by qqcoisa 6
·
0⤊
0⤋
Não.
Embora muita gente acredite, esses três fatores não são ligados entre si sempre. Veja o exemplo Índia: Há muito tempo um percentual enorme da população passa fome com muita miséria, mas os índices de violência são nulos. Com muita disciplina e boa vontade, deverão conquistar em breve, o posto de uma das maiores potências mundiais.
Mas os governantes têm sêde de poder, estando lá querem se perpetuar. Para isso vale tudo, inclusive se utilizar das massas como bem entendem, sem o menor escrúpulo.
Olhe para o Brasil. O governo diz estar muito preocupado com a fome, mas nada faz para acabar com a miséria e a violência, como se isso não fosse problema dele. A simples distribuição de dinheiro, sob pretexto de acabar com a fome, poderá isto sim, aumentar a miséria, pois muitos nem se preocuparão em trabalhar para fazer jus ao próprio sustento, e com isso os índices de miséria e violência tenderão a piorar.
Entendem eles que acumular riquezas em suas contas particulares no país ou em paraísos fiscais é demonstração de poder.
2007-03-14 23:23:35
·
answer #4
·
answered by Ennis 3
·
0⤊
0⤋
Acho que não há necessidade de guerra. Sou favorável a um aprimoramento da técnica de Ghandi da desobediência civil organizada e do direito de resistência pacífica. Aliás, sobre estratégia militar já dizia Sun Tzu: "conquistar cem vitórias em cem batalhas não significa o máximo da excelência. O máximo da excelência é subjugar o exército inimigo sem chegar sequer a combater."
Se a paz e a justiça forem alcançadas de um modo razoável, não haverá pioneiros.
2007-03-14 23:07:36
·
answer #5
·
answered by Frederico de Castro 2
·
0⤊
0⤋