English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Ele teve lesão de plexo braquial ao nascer, faz fisioterapia desde os dezoito dias de vida, no início não mexia nadinha, após uma cirurgia aos sete meses, recuperou 80% dos movimentos, mas ficou com sequelas, sua mão direita é caída e os dedinhos, menos desenvolvidos que os da mão esquerda.

Eu aceitei essa diferença numa boa, pois meu pai é deficiente e já namorei um cara que teve pólio, então, não vejo problema nenhum, apesar de nunca ter parado com o tratamento e estar sempre em busca de melhorar sua qualidade de vida e sua adaptação.

Mas os familiares do meu marido não aceitam que ele fique com essa diferença, principalmente a bisavó de meu filho, que chegou a dizer que não quer que ele seja: "um rapaz tão bonito e aleijado..."

Me acusam de ter aceitado com muita facilidade... me sinto mal com isso, às vezes...

Mas volto a repetir que, jamais abandonamos o tratamento...

Qual reposta dar para uma pessoa como essa?
O preconceito começa em casa?

2007-03-14 14:55:36 · 21 respostas · perguntado por SYL- Amante da Lua Cheia! 6 em Família e Relacionamentos Família

21 respostas

Eu tenho uma perna um pouco curtinha e coordenação motora afetada até hoje, devido a uma sequela de parto. Meu pai foi embora, nem registrou, mas minha mãe se desdobrou, como você se desdobra. Uma de minhas melhores amigas ano passado enfrentava uma barra pior, com a maior alegria e amor, o filho dela tinha distrofia muscular progressiva, ou seja, os músculos iriam atrofiando, ele já era cadeirante e pode vir a ter uma parada cardio respiratória futuramente e falecer, e ama e respeita, trata, cuida tanto dele, que é um dos melhores alunos da turma. Eu passei em dois concursos públicos bem, tenho dois empregos públicos e devo me formar este ano. Mas todo dia venço uma selva de preconceito. Todos os dias trabalho e tenho que conquistar meu espaço. Cansei de ouvir, você é ótima, mas não seria mais feliz em outro emprego, função. Leciono e já atendi vários alunos inclusos, já fui inclusa um dia, a gente conquista nosso espaço todos os dias ao viver com dignidade, responsabilidade e boa sorte. Que Deus te abençoe e ao seu filho, ele será muito bem sucedido e em breve verás familiares darem o maior elogio, dos céticos: "Foi ele mesmo que conseguiu, fez?" Peça para um joalheiro avaliar uma jóia, ele dará valor ao teu tesouro, pessoas comuns, confundem com bijouteria e menosprezam.

2007-03-14 15:15:31 · answer #1 · answered by doidinha da silva mãe teve alta 7 · 2 0

aceitar é diferente d cruzar os braços. Ele pediu p/ nascer deficiente? ele tebe culpa? NÃO ..então o jeito é correr atrás d coisas p facilitar a vida dele

2007-03-14 15:03:31 · answer #2 · answered by Anonymous · 5 0

É, amiga. O preconceito nesse caso começa em casa. É claro que você tem que aceitar seu filho, seja ele como for. Não consigo entender a família do seu marido, sinceramente. Além do mais de nada adianta eles não aceitarem, pois a realidade é essa. É claro que você deve continuar tentando melhorar a qualidade de vida de seu filho tanto quanto puder, mas todos nós sabemos que a medicina tem limitações e se depois de todos os esforços, ainda assim ele ficar com algumas deformidades, a obrigação da família é amá-lo do mesmo jeito que amariam se ele fosse totalmente normal. Você não mencionou nada sobre o comportamento de seu marido, mas espero que não seja o mesmo da família dele. O melhor que você pode fazer é ignorá-los. Boa sorte para você e seu filhinho.

2007-03-14 15:03:56 · answer #3 · answered by lilinha32 7 · 3 0

O preconceito começa em casa sim! Se a criança não se sentir bem acolhida no seio familiar, como ela vai enfrentar o preconceito dos outros la fora? Temos que aceitar nossos filhos como vêm ao mundo deficientes ou não, são nossos filhos, são anjinhos que Deus nos confiou para cuidarmos e amarmos! E seu filho é um ser q requer muitos cuidados especiais, cabe a vc enfrentar o mundo por ele, dar todo o seu amor de mãe e estar presente en todos os momentos da vida dele! Pense nisso!
Abraços

2007-03-14 15:17:14 · answer #4 · answered by Tata 1 · 2 0

Sinceramente.... que essa bisavó queria que vc fizesse??
Que ficasse reclamando aos céus todos os dias pelo seu filho??? pq não fala pra ela que reclamar não resolveria o problema??? E outra coisa: não tem isso de "ACEITAR" ou não aceitar.... ele é seu filho e vc só fez o que qualquer mãe faria.... vc o ama....não é questão de aceitar....mas se ela quer dizer que vc "ACEITOU" no sentido de não lutar para melhorar a qualidade de vida do seu filho, pelo menos pelo que vc falou q nunca abandonaram o tratamento, ela tb tá errada..... boa sorte

2007-03-14 15:11:37 · answer #5 · answered by Sílvia A 5 · 2 0

Amiga, com certeza essas pessoas não merecem seu filho. Tenha a certeza que estás fazendo a coisa certa. Ame-o incondicionalmente e, se for possível, evite o contato com essas pessoas. O papel da família é apoiar e não criticar. Se a bisavó do seu filho não quer um bisneto deficiente, diga para ela se retirar da família. Tenho um filho de 5 anos e por ele movo o mundo se for preciso, sei como vc deve sentir-se, mas não desgaste-se, guarde sua energia e mantenha-se firme para amparar seu filho. Não deixe que pessoas ignorantes e mesquinhas estraguem seu trabalho em mantê-lo bem. Parabéns, vc é uma ótima mãe, ele saberá lhe agradecer! Diga a essas pessoas que existem defeitos piores que os físicos, são os defeitos morais e a falta de valores e, que pessoas dignas de pena não são as 'aleijadas' mas as mesquinhas, prepotentes e orgulhosas. Abraços! Tenho certeza que seu filho será um grande homem, pois tem uma grande mãe! Me emocionei com sua história!

2007-03-14 19:08:54 · answer #6 · answered by HARU 5 · 1 0

Bom, antes de tudo devo lembrar que grandes personagens da história serviram de exemplo para toda a humanidade sendo eles "sofredores" de determinada limitação física, seja ela genética, congênita, ou mesmo acidental. Abraham Lincoln, por exemplo, foi presidente dos EUA. Aliás, um lider bem melhor do que Bush. Outro exemplo: Stephen Hawking é reconhecidamente um dos maiores gênios científicos da atualidade.

Aceitar/não aceitar parece ser uma expressão um pouco ambígua. Porque pode fazer crer uma inércia ou fraqueza diante da luta pela superação. Lembrando que todos temos que nos superar sempre, pouco importa a condição física ou até mesmo intelectual.

Pessoalmente eu prefiro colocar a situação como compreensão. Temos que nos compreender e compreender aos semelhantes.

De mais a mais, bem pior do que uma deficiência física ou intelectual que seja, é bem mais grave a deficiência da Alma ou a deficiência moral. Esta sim é aquela que alija o ser humano da harmonia e da felicidade. É a que prejudica ele próprio e aos seus semelhantes.

Deficiência de verdade é o banditismo e a corrupção!

O Homem não é uma máquina, ele não tem defeitos de fabricação. Ele é um fim em si mesmo, não tem objetivos na vida, não se presta a objetivos. Não tem que ser rico, não tem que ser pobre. Não tem que ser "sadio" e nem "deficiente". Seu objetivo é ser Homem. Ser Homem é buscar a felicidade. A felicidade está na virtude. A virtude está no equilíbrio. O equilíbrio está em Deus.

Sejamos todos Homens felizes.

É assim que penso. Cordiais saudações!

2007-03-14 15:27:40 · answer #7 · answered by Frederico de Castro 2 · 1 0

Manda essa gente estudar e se informar. E se eles não quiserem, você tem mais é que mandar eles pro inferno, pro diabo que os carregue. E se te acusarem de grosseria, lembre-os de que não foi você quem começou. "Pimenta nos olhos dos outros é refresco,né?" Não acho que você tenha que ficar se justificando por seu filho ser "aleijado", pois, afinal, você não cometeu crime algum, e ele tampouco, aliás muito pelo contrário.

Francamente, essa bisavó dele é que tinha de estar se sentindo muito mal agora, por pensar de forma tão ignorante, ainda mais sobre alguém que é parente dela... ¬¬

2007-03-14 15:22:46 · answer #8 · answered by Drika 3 · 1 0

Eu não sei a idade do seu filho e nem da bisavó dele, mas pode ser que um dia que ela precise dele para ajuda-la em uma cama. Uma boa sorte.

2007-03-14 15:17:19 · answer #9 · answered by velho07 6 · 1 0

manda o teu sogro a mer da, direto e reto, que cara idio ta.........ahhh se é comigo, por isso que eu não sirvo para lidar com gente burra........

2007-03-14 15:05:23 · answer #10 · answered by Anonymous · 1 0

fedest.com, questions and answers