English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

13 respostas

O culto nos terreiros é dividido em sessões, normalmente de desenvolvimento e de consulta, e essas, são sub-divididas em giras.

Os dias da semana que acontecem as sessões variam de Centro para Centro.

Nas sessões de consulta, onde comumente podemos encontrar Pretos-Velhos, caboclos ou os chamados "povo de rua" (exu e pombo gira), as pessoas conversam com as entidades afim de obter ajuda e conselhos para suas vidas, curas, desobsessões e para resolver problemas espirituais diversos. As ocorrências mais comuns nestas sessões são o "passe" e o descarrego. No passe, a entidade reza a pessoa energizando-a e retirando toda a parte fluídica negativa que nela possa estar. O "descarrego" é feito com o auxílio de um médium, o qual irá incorporar o obsessor ou captar a energia negativa da pessoa. Então a entidade faz com que essa energia seja deslocada para o astral. Caso seja um obsessor, o espírito obsediador é retirado e encaminhado para a luz ou para um lugar mais adequado no astral inferior caso ele não aceite a luz que lhe é dada. Nesses casos pode ser necessária a presença de um ou mais Exus para auxiliar a desobsessão.

Nas sextas-feiras, ocorrem as giras de Caboclos, Boiadeiros, Orixás, Marinheiros, Pretos-Velhos, Crianças e Exus. Nessas giras são feitos os desenvolvimentos dos médiuns do terreiro. Nelas, são cantados os pontos e tocados os atabaques. As giras de Marinheiros e Exus são festivas e, além de serem feitos os desenvolvimentos dos médiuns, são realizadas consultas com esses guias. Existem terreiros onde, além dos Pretos-Velhos, Marinheiros e Exus, também os Caboclos e Boiadeiros dão consultas e trabalham com o descarrego e a desobsessão.

Os dias de Consulta e/ou Desenvolvimento podem variar de casa para casa, de Linha Doutrinária para Linha Doutrinária. Normalmente são feitos as segundas-feiras e nas sextas-feiras; não sendo este parâmetro contado como regra.

Como podemos ver existem várias polêmicas, mas todas são fruto de manifestações de grande falta de respeito e ignorância a respeito das diversas formas de Umbanda que existem. Discriminar essa ou aquela forma só porque a mesma é diferente da nossa, ou porque ela utiliza esse ou aquele ritual ou elemento, é discriminação.

A grande realidade é que cada forma é rica em si mesma, e o respeito deve ser algo que deveria estar presente na mente de cada Umbandista, independente de sua doutrina, seus ritos, suas práticas.

Se os umbandistas começarem a se respeitar e passar por cima dos precenceitos internos existentes, se começarem a ver o outro como a si mesmos e o entenderem (uso da alteridade), poderemos um dia chegar a um patamar de união e de respeito mútuo. Fortalecendo cada vez mais a religião de Umbanda como um todo: união na diversidade, o respeito às diferenças.

2007-03-14 14:06:21 · answer #1 · answered by Alex 6 · 0 0

Não, Não... Não está em extinção não, para vc ver uma acenda uma vela vermelha, mata uma galinha e fica repitindo pomba gira umas 100 vezes!!!!

2007-03-14 13:58:31 · answer #2 · answered by S.A. 1 · 1 0

SHIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII ! VOCÊ FOI SE METER LOGO COM QUEM ! VAI FICAR PARA TITIA, POIS ELA VAI TIRAR TODOS OS HOMENS DE VOCE.

Hug&rock

2007-03-14 17:46:08 · answer #3 · answered by LionRio 7 · 0 0

Em centro de macumba sempre tem!!! Elas baixam misteriosamente no terreiro, usam roupas vermelhas bebem cachaça e são desbocadas!!!
Cuidado ao cruzar com uma!!! Ou melhor evite encruzilhadas que as vezes elas dão um pulinho por lá!!!
bjs

2007-03-14 17:12:53 · answer #4 · answered by Acqua 6 · 0 0

Pomba-Gira são entidades de características espirituais e psicológicas femininas. Têem muita inteligência e dominam muito bem a magia. São capazes de fazer coisas quase inacreditáveis. Necessitam de fluídos astrais mais grosseiros para obtenção de efeitos visíveis em seus intentos. São agradadas com perfumes, vinhos doces champanhes e cigarros. Espiritualmente, na visão, se apresentam como mulheres muito bonitas. Lindas mesmo.
Necessitam e têem prazer em lúdico e sexo.
Tenha muito cuidado e não brinque com o invisível. Entidades deste tipo necessitam de prazer e o obtêem usando, principalmente jovens, que abundam em energia e hormônios sexuais. Vindo mesmo a "dormir" e se relacionar com pessoas (principalmente jovens, repito), que por vezes acordam confusas e em estado de sonolência de uma noite mal dormida.
Várias destas, Maria Cigana, e muitas outras, gostam de cores vibrantes, principalmente o rosa.
De uma, em especial, desejo falar, se intitula Maria-Molamba. De aparência muito bonita, apresenta-se, entretanto, andrajosa, e quem se sintoniza com ela ou mesmo fica a lhe dever favores, pode ser conduzida à prostituição ou ao homosexualismo.
Não brinquem com assuntos do plano invisível...

2007-03-14 14:14:26 · answer #5 · answered by Tupy 5 · 0 0

AGORA SE APEGA COM DEUS CRIATURA.

2007-03-14 14:11:47 · answer #6 · answered by Replay vsp 4 · 0 0

ESTÁ PRÓXIMO DE QUEM GOSTA.

2007-03-14 14:01:43 · answer #7 · answered by ÍNDIO 7 · 0 0

sim , também estão em extinção os cardeais, cordeiros de deus e padres e pastores comedores de criancinha indefesas.

2007-03-14 13:59:57 · answer #8 · answered by Anonymous · 0 0

pomba gira? até onde eu sei não é uma ave...é uma "entidade" da macumba.

2007-03-14 13:59:16 · answer #9 · answered by Nana 5 · 0 0

Brincadeira de mau gosto. E inconseqüente.

2007-03-14 13:58:50 · answer #10 · answered by ? 7 · 0 0

fedest.com, questions and answers