English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Deu nos jornais. E povo continua satisfeito?

Se o PIB leva em conta o crescimento das riquezas de um país, e descontarmos o crescimento populacional (aproximadamente 2%), veremos que estamos na verdade amargando crescimentos reais de 0,5%. Ou seja, nada.

Mesmo assim durante este período o Estado aumentou.

Em 4 anos, o PT fortaleceu o assistencialismo, contratou 182.000 funcionários públicos e criou 27 estatais. Quem paga a conta somos nós, na forma de arrecadações recordes de impostos - e sem reclamar, visto que o povo aprovou esta política do Lula na última eleição, reelegendo-o.

2007-03-14 10:08:33 · 19 respostas · perguntado por ஃ panen et circenses ஃ 7 em Governo e Política Governo

Estudos já mostraram que quanto maior o tamanho do Estado, menor o crescimento. Segundo o economista Alexandre Martins*, os países em que o Estado não passa de 10% do PIB, registraram um crescimento médio de 4,8% ano. Já os países em que o tamanho do governo passa dos 20% do PIB, como o Brasil, não conseguem crescer mais do que 2,9%.

Então isso prova que não é possível querer uma sociedade do bem-estar de nível europeu num país onde a população tem renda de nível brasileiro não é? Será que essa nossa cultura, de esperar que tudo venha fácil do Estado, é o que tem segurado o desenvolvimento do país?

*fonte: http://veja.abril.com.br/idade/em_profun...

2007-03-14 10:10:13 · update #1

Primeiro, "acima do mar qualé", eu não tenho governo e sou contra se apegar a ideologias, legendas, ou partidos políticos. Segundo: o pior governo da história em matéria de crescimento interno comparado ao crescimento anual externo depois de Juscelino Kubischek, que não foi citado no texto, obviamente, é o do Collor.

2007-03-14 14:42:42 · update #2

19 respostas

Putz as suas perguntas estão me causando L.E.R., mas vamos por partes.

Bom, que o desGoverno Luis Inércio Mulla da Silva é péssimo, sem criatividade, moroso, sem ousadia, corrupto, incompetênte e manipulável, até os aliados PMDBistas já descobriram (e parecem estar fazendo disso um ótimo negócio), mas só pelo fato de ter mantido as premissias econômicas básicas do governo anterior (controle da inflação por exemplo), e uma postura internacional condizente com a importância do Brasil no cenário mundial, já merece algum crédito por minha parte, haja visto, procuro ser o mais imparcial o possível.

Em relação ao segundo parágrafo de sua pergunta, digo desabafo, faltou também descontar a inflação no período...

Em relação ao cabidasso, há uma questão que deve ser levada em consideração: Se analisarmos de forma geral, concordo com sua colocação, mas pontualmente é notório que contratações eram (e são) realmente necessárias em determinados órgãos (IBAMA, INCRA, PF, etc). O problema fulcral é a qualidade e quantidade de tais contratações, se fosse lhe contar os casos que já presenciei no serviço público petista... Associado a isso tem os DAS (cargos comicionados contratados sem concursos), cargos de confiança, convênios, etc. Em resumo, se contratassem menos, mas com mais qualidade (fiscais no caso do IBAMA, engenheiros no caso do INCRA, agentes no caso da PF, etc.), poderia haver um retorno que certamente compensaria e justificaria tais contratações, mas infelizmente não é isso que vizualiso no desGoverno atual. A quantidade de advogados desqualificados que estão entrando no serviço público, é outra questão desanimadora. (parecem que as faculdades de direito viraram cursinhos, preperatórios para concursos).

No que tange a pesquisa, confesso que aprendi a não levá-las em consideração (a menos que sejam feitas por economistas e que tenham pelo menos dois anos de duração). A grande maioria dessas pesquisas são tendenciosas e feitas de forma parcial sem levar em consideração o momento econômico, circunstância específicas e uma infinidade de outras questões relevantes. Quer um exemplo: A China, como a referida pesquisa explica seu crescimento de 8% em média nos últimos anos, sendo que seu governo esta a anos luz de ser chamado de liberal. E a Rússia. O Japão, o próprio EUA, etc. É como pegar a Curva de Philips para a economia brasileira em tempos de Plano Real e pegar essa mesma curva para a economia americana para a década de 60. Se queres demonstrar sua acertiva mostre a primeira, se queres mostra suas falhas mostre a segunda, ou seja, faça de acordo com sua conveniência.

Será que essa nossa cultura, de esperar que tudo venha fácil do Estado, é o que tem segurado o desenvolvimento do país?

De certa forma, mas isso não é algo planejado, existem uma série nuances que precisam ser levadas em consideração. Isso de fato acontece, mas não apenas por acomodação e sim pelo fato da população não saber como reverter tão posição (a ignorância do povo). Sem muitas delongas, décadas de regime militar e falta de investimento em educação, estão no cerne desta questão. Mas felizmente isso está mudando. E vocé é uma prova disso.

Valeu?

Barbosa.

2007-03-14 15:23:07 · answer #1 · answered by BARBOSA® 7 · 4 1

como o primeiro mandato fechou???? nem começou!!! estamos sem presidente faz quase 5 anos, estamos com um partido corrupto comandando o Brasil.

2007-03-14 17:59:03 · answer #2 · answered by BUCAINA 7 · 5 0

...
Você é um cara mentiroso!
Fica ai desmoralizando esses políticos que se esforçam para o crescimento do Brasil a níveis invejado por todos os outros países.
Pensa que é fácil fazer a criminalidade aumentar desse jeito?
Pensa que é fácil roubar e explorar este povo burro?

Você não sabe o que está dizendo.
Acho que o YR deveria expulsa-lo de nossa convivência....

Há há, há, há....

Bruno,
ESTE POVO TEM O GOVERNO QUE MERECE!
...

2007-03-14 17:25:03 · answer #3 · answered by Anonymous · 5 0

É a cultura do paternalismo estatal....uma criação dos velhíssimos modelos comunistas, que tanto queremos nos diferenciar. Adotamos o estilo de vida norte-americano , mas, na hora de pagar a conta, fica p'ro papai, estado brasileiro.... Parece que 60% de nossa economa é tocada pelo estado, com seus gastos de toda ordem. Isso, claro, tem reflexos no bolso da população....essa prá mim, é a maior ignorância do povo brasileiro.

2007-03-14 17:23:34 · answer #4 · answered by frankestein 6 · 4 0

Pois e e o povo ainda continua vendo a banda passar. Igual a galinha. tomando no fiofo e rindo, fazendo carnaval, vendo futebol, etc...
Quando e que o brasileiro vai acordar desse berço esplêndido e ir a luta. Com patriotismo e vergonha na cara.

2007-03-14 17:20:58 · answer #5 · answered by "CHUPETA" 5 · 4 0

Satisfeito? Nunca !! Não eu.

O pior é que tem muita gente que tem ORGULHO de ser desinformado, respondem à essas críticas de peito estufado, isso eu não consigo entender.

Parece que gostam de ser pobres, de ser roubados, de que riam de sua cara, e se esforçam pra continuar assim.

Quando você acusa alguma coisa que está errada, pensam que você está só "defendendo o psdb" rssss... bando de ignorantes, alienados.

É puro comodismo mesmo, o povo tem o poder de escolher e mudar o governo e a realidade que quiser, se não faz, é porque não quer. O brasileiro tem o que merece.

2007-03-15 08:28:14 · answer #6 · answered by Anonymous · 3 0

No primeiro mandato, a preocupação era "fazer caixa" para gratificar os políticos aliados, e atender as necessidades de enriquecimento dos familiares.

Apesar disso, duas indústrias prosperaram, a de malas para viagem, e a de cuecas tamanho PT. Mas isso não foi suficiente para aumentar o PIB.

Com tanto "sucesso" no primeiro mandato, foi fácil conseguir um segundo mandato, porque o povo achou que poderia também sair lucrando, sem trabalhar.

Dá para conseguir crescimento dessa maneira?

A MALA NADA NA LAMA
Isso voce pode ler da esquerda para a direita, ou da direita para a esquerda. Não vai fazer nenhuma diferença, como não fez (ou fará) a mudança do primeiro mandato para o segundo mandato.

O povo merece o governo que tem.

2007-03-15 00:16:29 · answer #7 · answered by Ennis 3 · 3 0

O duro é saber que ainda temos mais quatro anos de desgoverno pela frente. Haja paciência.

2007-03-14 21:08:34 · answer #8 · answered by siri 4 · 3 0

Voce esqueceu de dizer que desses milhares de contratados pelo governo lulla - boa parte do nosso dinheiro vai para os cofres do PT através da "contribuicao obrigatoria". Matematica pura e simples! No Brasil inteiro, onde tem prefeitura ou governo PT tem arrecadacao pesada para o partido a custa dos nossos impostos.


"O OVO DA SERPENTE"

E, enquanto isso, o Brasil cresce bem pouquinho e o assistencialismo elege o presidente.

BRASIL, PAÍS DA MASSA, INERTE, EMPURRADA PELAS MAIORIAS!

2007-03-14 18:52:29 · answer #9 · answered by Ro 4 · 3 0

E não espere nada mais que isso, apenas o aumento de tudo isso e muito mais, ou vc acha que os dólares pararam de passear em cuecas? Que o mensalçao acabou? Que o alopradinho está honesto agora? Que o Delúbio está sem grana? Que o Zé Dirceu virou um cara honrado sem nenhuma culpa? É, a coisa tende a ficar muito pior, se é que tem como

2007-03-14 19:56:20 · answer #10 · answered by nunnys 7 · 2 0

fedest.com, questions and answers