Controle de pulgas
É muito raro encontrar um animal que ainda não tenha tido pulgas. E como é difícil acabar com elas... As pulgas se reproduzem com uma velocidade e facilidade incríveis e, se a infestação não for combatida logo no início, o problema toma proporções assustadoras. Isso sem contar com as doenças causadas pelas pulgas.
Para combatermos essa praga doméstica, temos que entender bem como elas vivem e se reproduzem. Sem esse conhecimento, há pessoas que chegam a intoxicar seu cão ou gato com produtos inseticidas, mas as pulgas continuam vivas...
E como um cão que pega uma pulga na rua pode chegar a ter "1 milhão" delas em pouco tempo?
Os cães se infestam de pulgas nas ruas. Mas esta, normalmente, é uma infestação pequena. Essas pulgas são levadas para casa e lá elas vão encontrar muitos locais para fazer a desova (postura dos ovos). É importante saber que as pulgas põem seus ovos no ambiente e é este o responsável pelas grandes infestações de pulgas nos animais. A pulga apenas se alimenta no cão ou no gato sugando seu sangue. No ambiente, ela coloca seus ovos que podem permanecer viáveis por até um ano! Na presença de calor e umidade (nas estações mais quentes, principalmente) os ovos eclodem, viram larvas que se alimentam de poeira e detritos; as larvas transformam-se em adultos que atacam os animais em busca de alimento. Assim, o pobre animal é apenas o culpado "indireto" por uma grande infestação de pulgas. Seu erro foi trazer a pulga para casa. O ambiente é o responsável por "produzir" milhares de pulgas que tiram o sossego dos animais de estimação e de seus donos.
Sabendo disso, devemos entender que tratar apenas o animal (cão ou gato) numa grande infestação é um erro. Você vai matar algumas pulgas. A maior quantidade delas está nas frestas do piso, pilhas de papéis, tapetes e carpetes, na forma de ovos, larvas ou pulgas adultas.
Mas como a casa ficou infestada de pulgas e eu não senti nenhuma picada?
A pulga é espécie-específica, ou seja, existem pulgas que atacam humanos e outras que picam animais. A pulga de cães e gatos não vai atacar as pessoas enquanto ela tiver disponível uma fonte de alimento. Assim, quem sofre é o animal. E o processo é tão rápido que quando você observa mais atentamente o cão ou gato por ele estar se coçando muito, dezenas de pulgas já podem ser vistas, principalmente na região do abdômen (barriga) e em volta do ânus e cauda. Grandes infestações de pulga no ambiente fazem com que elas, na ausência de alimento suficiente, passem a picar também as pessoas da casa.
Resumindo, como as pulgas só atacam os animais, o problema passa desapercebido e, quando é descoberto, já tomou grandes proporções com a infestação do ambiente.
E como eu vou acabar com essa "praga"?
Já vimos que o problema não é apenas o cão. Para avaliarmos a extensão da infestação, faça um teste simples. Dê um banho antipulgas no seu animal e procure certificar-se que foram mortas todas as pulgas. Após secá-lo bem, solte-o na casa, mas não o leve para a rua. Uma hora mais tarde, verifique se o seu cão está com pulgas. Considere:
- nenhuma, uma ou duas pulgas foram encontradas: seu cão tinha uma pequena infestação e, provavelmente, pegou num passeio. Neste caso, o ambiente ainda não está infestado.
- várias pulgas foram encontradas: sua casa possui um ou mais focos de pulga. O ambiente tem que ser tratado, assim como o cão.
Sabendo agora o nível de infestação do cão e da casa, tomamos as medidas necessárias:
Na casa: dedetização, 2 aplicações com intervalos de 3 a 4 semanas, ou uso semanal, no ambiente, de produtos anti-pulgas da linha veterinária (consulte o seu veterinário), até acabar com a infestação.
No cão: banhos anti-pulgas semanais e aplicação de produtos anti-pulgas tópicos de longa duração, ou a critério do seu veterinário.
Importante:
nunca use inseticidas contra insetos ou baratas no seu animal;
filhotes, fêmeas gestantes e gatos, não devem ser banhados com produtos inseticidas;
CONSULTE O VETERINÁRIO antes de usar qualquer produto anti-pulgas;
banhos anti-pulgas devem ser dados com o cuidado do animal não lamber o produto durante o banho. O mesmo para o uso de talcos. A ingestão do produto pode causar intoxicação;
animais com ferimentos abertos (feridas ou queimaduras) não devem ser tratados com produtos anti-pulgas tópicos (para passar, banhar ou aspergir).
É possível prevenir a infestação por pulgas?
O controle da infestação por pulgas se faz através de medidas simples:
banhos antipulgas freqüentes (quando for possível);
uso de produtos anti-pulgas de longa duração em gotas para aplicar topicamente ou spray;
deve-se evitar o uso do carpete em casas que têm animais. Pisos "frios" e bem rejuntados, sem frestas, evitam a proliferação das pulgas;
usar produtos antipulgas nas casinhas dos cães periodicamente. Tapetes ou cobertores de uso dos animais devem ser lavados com freqüência;
tosar os animais nas épocas mais quentes, para se controlar melhor as pulgas e facilitar os banhos;
alguns locais como praças, canteiros e jardins, podem ter focos de pulgas, por serem freqüentados por muitos animais. Se você perceber que o cão volta se coçando dos passeios, evite esses locais.
Sempre que seu animal tiver uma infestação de pulgas, você deve consultar o seu veterinário para que ele prescreva um vermífugo. As pulgas podem transmitir vermes e causar anemia, além de perturbar e até mudar, temporariamente, o comportamento do seu animal, que vai ficar mais irritado, impaciente e exausto de tanto se coçar. Alguns cães chegam até a se mutilar, causando ferimentos graves pela coceira, além de poder causar doenças.
Não espere seu cão ter pulgas, comece a combatê-las desde já!
Veja também:
controle de carrapatos
Silvia C. Parisi
médica veterinária - (CRMV SP 5532)
2007-03-14 09:51:04
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Eu disse isso ontem ao responder uma pergunta , não adianta tratar somente o animal é preciso cuidar do ambiente.
2007-03-14 14:12:29
·
answer #2
·
answered by Solange Macedo C 6
·
0⤊
0⤋
olha só... la em casa nao tem pulga no ambiente não, mas o coutado do Zeus, meu cao nao tem a mesma sorte que o ambiente não... o canil dele é limpo 3 vezes por semana, e mesmo assim ele vive se coçando com as coitadas hehehe
2007-03-14 12:56:32
·
answer #3
·
answered by marcos chacal 2
·
0⤊
0⤋
Em ambos locais. A pulga forma colônias em locais propícios e fica no cão pois se alimentam principalmente das fezes e também do sangue dos animais ! Como leiga sei dessas informações pois já tive uma cadela !
2007-03-14 12:39:23
·
answer #4
·
answered by Cariobana 3
·
0⤊
0⤋
A pulga fica no cão e no ambiente.
Sempre coloquei remédio p/ pulgas no meu cão e um spray da Bayer para ambiente.
Não adianta tratar um sem tratar o outro, pq sempre pode ter uma nova reinfestação.
2007-03-14 10:05:42
·
answer #5
·
answered by Baarbara 2
·
0⤊
0⤋
Tanto no ambiente, quanto no animal.
A praga desses bichos é que eles vivem por muito tempo no ambiente. Se a gente não higienizar o ambiente ao mesmo tempo, a higienização dos cães é inviável.
Beijinhos de cocker caramelo, livre de pulgas ou carrapatos.
2007-03-14 09:30:45
·
answer #6
·
answered by Lucy Lee 6
·
0⤊
0⤋
A pulga eh um parasito, e o animal (cão ou gato...) o hospedeiro. Ela não fica no animal o dia todo, ela fica por onde ele anda, deita, senta. Ela sobe ao animal para se alimentar e botar seus ovos.
2007-03-14 09:19:25
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Isto é verdade.. meus cães estavam se coçando muito levei- os ao veterinário e ele disse que eram as famosas pulgas de calor.. porém ele disse que teria que trocar a casinha e utensilios do cão... Más como a casinha dos meus é feita de alvenaria... tive que passar cal por dentro, jogar fora todos os paninhos que eles dormiam e trocar as vasilhas... agora tenho que dar banho neles e lavar a casinha 1x por semana.
Pulgas são um saco.. pois não largam fácil.. e ainda pode pegar na gente...
2007-03-14 09:13:11
·
answer #8
·
answered by Satine 3
·
0⤊
0⤋
As pulgas estão em todas as partes, em ambientes sem muita higiene, mas ela é um parazita e com isso, necessita de um hospedeiro, no caso o cão.
2007-03-14 09:05:12
·
answer #9
·
answered by kory 3
·
0⤊
0⤋
Quando eu criava cães a primeira coisa em que eu colocava o anti-pulgas (não revelo o nome) era no tapete e afins, por último neles.
2007-03-14 09:03:59
·
answer #10
·
answered by Enzo- 7
·
0⤊
0⤋