English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Eu preciso fazer um trabalho com base nestes assunto e não consigo entender e destinguir a diferença... Talvez pq eu não quira entender mesmo... rs
Se puderem me ajudar eu agradeço!
Abraço!

2007-03-14 07:11:03 · 3 respostas · perguntado por Vinha 1 em Ciências Sociais Sociologia

3 respostas

Esses dois conceitos estão ligados aos "pais" da sociologia Durkheim e Weber:
De uma forma bastante simplificada:
Para Durkheim fato social são as maneiras coletivas de fazer, pensar e sentir impostas coercitivamente ao indivíduo. Todos os processos de interação humana são fatos sociais. São características dos fatos socias: generalidade, exterioridade e coercitividade. Bem se puder , te aconselho a pesquisar sobre Emile Durkheim, este autor foi que desenvolveu a sociologia seguindo as influências de Augusto Comte ( positivista).
egundo Durkheim, fato social é algo que "paira" na sociedade exerce uma grande influência sobre o individuo e que este não tem como deixar de ser influênciado, isto é, surge do meio externo ( sociedade) e é coercitivo ( influência e sofre pressão no sujeito), para ele o fato social deveria ser tratado como coisa,para a fim de ser estudado e também para que existisse uma separação entre o cientista social do seu objeto de estudo: a sociedade.
Fato social é um fato que toda a pessoa que vive em uma sociedade realiza, todos o fazem sem questionar, por exemplo, em época da copa, todas as pessoas param de trabalhar para assistir 22 homens jogar bola, e poucos percebem o que estão fazendo. Conceitualmente "fato social é algo ou costume que a sociedade faz sem questioná-lo".
Já o termo "ação social" foi introduzido por Max Weber. A definição mais aceita de ação social é aquela que a defende como uma ação que é orientada pelas de ações de outros. Isto é, ação social é todo comportamento cuja origem depende da reação ou da expectativa de reação de outras partes envolvidas. Essas outras partes podem ser indivíduos ou grupos, próximos ou distantes, conhecidos ou desconhecidos por quem realiza a ação.
Tomemos o ato de escrever como exemplo. Escrever uma carta certamente é uma ação social, pois ao fazê-lo o agente tem esperança que a carta vai ser lida por alguém. Sua ação só terá significado enquanto envolver outra pessoa. No entanto escrever uma poesia, na medida em que ela envolve apenas a satisfação ou a expressão das sensações do poeta, não é uma ação social.

Será que ficou mais claro?
Espero ter ajudado...

2007-03-14 07:32:49 · answer #1 · answered by Alexandre 4 · 3 0

Quando se fala em fato social, devemos nos ater as palavras do Cientista Durkhein, que transcreve tal fator como sendo" um fato social toda a maneira de fazer, fixada ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coação exterior.”; ou ainda, “que é geral no conjunto de uma dada sociedade tendo, ao mesmo tempo, uma existência própria, independente das suas manifestações individuais.” Ou ainda:Todas as maneiras de ser, fazer, pensar, agir e sentir desde que compartilhadas coletivamente. Variam de cultura para cultura e tem como base a moral social, estabelecendo um conjunto de regras e determinando o que é certo ou errado, permitido ou proibido.
Logo quando falamos sobre ação social já devemos nos apegar à teoria de Max Weber que coloca Ação social é um comportamento humano, ou seja, uma atitude interior ou exterior voltada para ação ou abstenção. Esse comportamento só é ação social quando o ator atribui a sua conduta um significado ou sentido próprio, e esse sentido se relaciona com o comportamento de outras pessoas. Nessa Perspectiva Weber afirma são 3 tipos de ações, a racional, a tradicional e a afetiva.

2007-03-14 08:18:55 · answer #2 · answered by Juliano Bruno A 1 · 2 0

FAto social:
São as maneiras coletivas de fazer, pensar e sentir impostas coercitivamente ao indivíduo. Todos os processos de interação humana são fatos sociais. São características dos fatos socias: generalidade, exterioridade e coercitividade.

A definição mais aceita de ação social é aquela que a defende como uma ação que é orientada pelas de ações de outros. Isto é, ação social é todo comportamento cuja origem depende da reação ou da expectativa de reação de outras partes envolvidas. Essas “outras partes” podem ser indivíduos ou grupos, próximos ou distantes, conhecidos ou desconhecidos por quem realiza a ação. A idéia central da ação social é a existência de um sentido na ação: ela se realiza de uma parte (agente) para outra. É uma atitude sobre a qual recai ao menos um desejo de intercâmbio, de relacionamento

2007-03-14 07:21:41 · answer #3 · answered by Olliver 6 · 1 0

fedest.com, questions and answers