É necessário explicar algo antes:
Em relação a produção do papel comum (ou virgem) o papel reciclado não é produzido em larga escala, ou seja, em grande quantidade no que resultaria na diluição dos custos por unidade de produto fabricada (custo total/quantidade produzida) e consequentemente na redução do preço final.
Mas, no Brasil, o papel reciclado está basicamente restrito ao uso corporativo e enquanto for produto de um nicho de mercado, mantém-se com valor mais alto, pois não há produção em escala, além do que o processo de reciclagem implica em: coletar, selecionar, limpar, revalorizar, reproduzir, comercializar. Para tudo há um custo. Pense que em vez do fabricante ou comerciante estar querendo levar vantagem na "onda ambiental", talvez precisem agregar valor para comercializar um produto mais caro.
Existem diversos tipos de papéis recicláveis, cada um tem seu valor, seu grau de impureza. Qualquer fardo de papel com materiais proibitivos em quantidade maior que a especificada pode torná-lo não reciclável. Ou seja, o trabalho de separação/classificação é grande mesmo só entre papéis. Todo processo criterioso tem custo elevado. Quando você compra papel, paga imposto. Quando ele é transformado em papel reciclado, uma nova carga de impostos é gerada, para o papel que já estava taxado, daí a necessidade de uma ação estatal para facilitar a produção de papel reciclado.
2007-03-14 04:22:37
·
answer #1
·
answered by Crânio 2
·
0⤊
0⤋
Devido à tecnologia empregada ainda ser mais custosa do que a tradicional.
2007-03-14 11:07:07
·
answer #2
·
answered by Enzo- 7
·
0⤊
0⤋
Gomes, bom dia.
Por enquanto, é isso.
É que a tecnologia para a reciclagem e todo o processo que envolve ainda é caro. Reciclamos pouco.
Imagine que você tenha um ônibus e só leve um passageiro.
É mais ou menos isso que acontece.
Quando houverem muitos passageiros, o preço cairá.
Mas, ainda nisso, temos que lembrar de uma coisa muito importante.
Mesmo que o preço seja superior, só o fato de não estarmos destruindo florestas já justifica um poquinho a mais que estejamos pagando para proteger o verde (não é o palmeiras hem hehehe). E isso vale para tudo o que pudermos reciclar.
Reciclar é a palavra de ordem.
Um abraço
Márcio
2007-03-14 11:02:47
·
answer #3
·
answered by Marcio 4
·
0⤊
0⤋
O problema não é apenas o valor comercial atribuído a um produto, ou seja, custos de produção mais lucro desejado igual a valor de venda. A questão é o valor intangível. O que quer dizer: o fato de estar contribuindo com a natureza, amigo do verde, diminuição do efeito estufa e tudo o mais fez com que produtos reciclados e não agressivos ao meio ambiente tivessem um valor de venda superior ao usual.
2007-03-14 11:00:25
·
answer #4
·
answered by O Filosofo 4
·
0⤊
0⤋
É uma boa pergunta, mas o problema é que a fabricação do papel reciclado é artesanal e, portanto, bem mais cara que a industrializada. Mas existem algumas empresas que, mesmo pagando mais caro estão usando o papel reciclado, o que é louvavel neste nosso regime capitalista!
2007-03-14 10:57:36
·
answer #5
·
answered by Euzinnho 5
·
0⤊
0⤋