Os pais são parcialmente culpados sim. Ao notar que a criança tem predisposição a engordar, deveriam levá-la a um nutricionista ou um endocrinologista, pois a obesidade é causada por vários fatores, incluindo desequilíbrio hormonal.
O problema em ser gordo não é só estético. Ao invés de pensarmos que a sociedade impõe a ditadura da magreza, devemos pensar primeiramente na saúde da criança. Hoje em dia é cada vez maior o caso de crianças com colesterol alto.
A obesidade prejudica o coração, os joelhos e pés (que são os amortecedores do corpo), a respiração, e a auto estima, porque os não gordos muitas vezes agem preconceituosamente.
OBS: Observe que a massa muscular aumenta, mas o joelho, que é nosso principal amortecedor, não aumenta de volume ou tamanho (estou falando dos ossos, não da aparência externa). Daí, o joelho começa a suportar um peso para o qual não foi programado suportar. Com o passar dos anos os movimentos vão ficando mais difíceis, e o reumatismo, osteoporose, ou mesmo o desgaste da cartilagem (mais comum) tendem a ocorrer.
2007-03-14 02:43:11
·
answer #1
·
answered by Pensatore 7
·
0⤊
0⤋
não acho, se a causa fossem os pais então não haveria irmãos magros e gordos numa mesma família. Isso é coisa do corpo mesmo, eu por exemplo tenho que comer muito se não viro um magrelo. Pode até ser que os costumes contribuam para isso, mas não é possível lutar contra a natureza, ser gordo ou magro não há nada de errado com isso, e não existe culpa alguma para uma coisa que é natural.
2007-03-16 00:15:56
·
answer #2
·
answered by ? 3
·
0⤊
0⤋
Com ctz.
2007-03-15 10:10:01
·
answer #3
·
answered by Jo 6
·
0⤊
0⤋
em alguns casos sim, conheço mães que incentivam os filhos a comer demais, e dar conselhos não adianta...
2007-03-14 14:41:34
·
answer #4
·
answered by Monalisa 4
·
0⤊
0⤋
Também!
Os pais são os primeiros a alimentar os filhos, antes que eles possam ter uma consciência sobre o valor das coisas, das calorias e etc. Muitas vezes o excesso, na mente de muitas pessoas, compensa a falta; a falta de carinho, de amor...Muitos pais tentam socar comida pra disfarçar a falta de atenção deles.
Mas o principal é o exemplo dado por eles, geralmente, os filhos obesos tem pais obesos. É um circulo vicioso.
A mídia, a televisão, internet, fast-foods e tudo mais, ajudam na obesidade das crianças.
Quem resiste a um Mc'Donalds? eu que não! mas eu me controlo, é o que os pais também não conseguem. Se eles não conseguem, não consiguiram que seus filhos resistam também.
Por isso, quem fica com a guarda da mãe que perdeu a do filho? ela é obesa também!
O adulto e a criança tem que ser tratados.
2007-03-14 13:42:32
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Na minha opinião sim...Vejo os pais dizerem que seus filhos não se alimentam, ai liberam salgadinhos, batatinhas, lanches, hamburgueres, etc... acho isso um absudo... E nada de queimar as calorias também.... Acho que tem que deixar sim a criança passar fome, para que, durante as refeições, se alimentem bem, e depois que a criança se acostuma com uma alimentação sudável não vai mais ficar querendo comer bolachinhas entre as refeições...
2007-03-14 12:05:50
·
answer #6
·
answered by Suzy 2
·
0⤊
0⤋
Eu acho que é sim!Uma criança tem o habito alimentar que lhe foi imposto pelos seus pais!
Afinal uma criança não nasce comendo o tem vontade!
Claro que em casos de problemas hormonais não se pode culpar os pais!!!
2007-03-14 11:30:01
·
answer #7
·
answered by Barkerzinha 2
·
0⤊
0⤋
Sim os pais tem uma grande culpa, ninguém vira obeso de um dia para o outro
beijoss
2007-03-14 10:36:03
·
answer #8
·
answered by Kel em busca da onda Perfeita 6
·
0⤊
0⤋
Eu acredito que sim , pois são os responsáveis pela criança. Hoje há maneiras de cuidar delas sem maiores sofrimentos. Acho que se tiver dó, não cuidará como deve e ao crescer vão ser cobrados por isso.
2007-03-14 10:18:50
·
answer #9
·
answered by Belize 4
·
0⤊
0⤋
A falta de tempo e atenção dos pais tem favorecido o aumento significativo do Ãndice de crianças obesas, visto que de cada dez crianças, seis são obesas, pois pelo menos 62% dos pais que trabalham fora não acompanham o crescimento dos filhos quanto à prática de exercÃcios e alimentação adequada, Isso por que, ao contrário do que muitas pessoas pensam, a obesidade não é sinônimo de comer demais, é o acúmulo excessivo de gordura no organismo, que desencadeia diversas doenças tanto em adultos como em crianças. “A obesidade é um desequilÃbrio entre o que é ingerido e o que é gasto de energia”.
2007-03-14 10:05:09
·
answer #10
·
answered by Adri.pr 4
·
0⤊
0⤋
Bem nem sempre a culpa é dos pais.
A propria sociedade que injetam no mercado gulosemas que prejudicam a saúde das crianças.
Pois é dificil controlar na rua, na escola, num paseio o que nossos filhos comem. Por muitas vezes nos temos um peso de culpa. Na alimentação diária, mas devemos orientar-los o que realmente prejudica a saúde, mas existe a compulsão que infelizmente não podemos controlar.
Os pais tem culpa por não orientá-los.
2007-03-14 09:57:55
·
answer #11
·
answered by Audenice T 1
·
0⤊
0⤋