Splat, competição tem como sinônimos: luta, rivalidade, antagonismo, concorrência. Se vc atentar para os 2 primeiros significados, verá que competição pode ser entendida como o exercício da violência, já que o objetivo final é vencer o rival em uma luta, independentemente dos métodos a serem utilizados para se chegar a vitória. Os outros dois termos, antagonismo e concorrência, não trazem em si a idéia de violência, uma vez que eu posso ser contra algo ou alguém, posso concorrer para algo com alguém, sem, no entanto lançar mão de métodos violentos para atingir meu intento.
Se serei ou não violento vai depender da forma como vou procurar atingir o meu objetivo. Normalmente, toda competição tem regras, conhecidas pelos participantes, que visam colocá-los em pé de igualdade, para que não haja favorecimento de alguns, e assim o melhor possa ser vitorioso.No entanto, quando se passa a burlar as regras do jogo, quando aqueles que se encontram na disputa não estão em igualdade de condições, pode-se dizer que há aí violência. A violência não é só ato físico, mas também constrangimento moral, daí ser violento "passar por cima dos outros" para melhorar de posição, ou obter favorecimentos que tornem a competição desonesta, e portanto, violenta.
Como vc vê, para que a competição não se dê de forma violenta é necessário observar regras e valores, aquilo que comumente se denomina ética, e que nas sociedades atuais está em falta.
Um abraço !
2007-03-14 04:47:27
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
2⤊
0⤋
nao concordoe se vc pensar bem este teu pensamento nao tem base
2007-03-14 08:59:22
·
answer #2
·
answered by soso 4
·
1⤊
0⤋
Partamos da lógica de que cada ação gera uma reação, caro Pirata.Quando a questão é o gênero humano e não as leis da física as coisas tomam dimensões diferenciadas.
Cada indivíduo observa e reage de modo diferente uns dos outros.Então, o que se torna pesadelo para uns, para outros acaba sendo um estímulo à própria superação...em assim sendo, para aqueles que possuem a grandeza de perceber, não será uma violência e sim um exemplo a ser seguido.
Já imaginou se não fosse assim? Todos nós estaríamos fadados à estagnação.(abraço do usuário "não top"..mas a caminho..rsrs)
2007-03-14 07:49:20
·
answer #3
·
answered by O DRUIDA 3
·
1⤊
0⤋
"passa pelos outros" O que você quer dizer com isso?
Se para conseguir uma melhor posição uma pessoa passa pelos outros, sem causar danos aos outros, isso é valido, mais se para conseguir uma melhor posição essa pessoa causa algum dano a outros então é um ato de violência.
Para subir na vida não é necessário abaixar ou danificar ninguém.
2007-03-14 07:46:09
·
answer #4
·
answered by tina l 4
·
1⤊
0⤋
É pode ser...
2007-03-14 09:16:25
·
answer #5
·
answered by roberta r 5
·
0⤊
0⤋
Primeiro, observando no dicionário Aurélio:
"vi:o.len.to
Adjetivo.
1.Que age com ímpeto; impetuoso.
2.Agitado, tumultuoso.
3.V. iracundo.
4.Intenso, veemente.
5.Em que se faz uso de força bruta.
6.Contrário ao direito, à justiça."
Uma competição é uma concorrência, logo vencerá quem sobrepor o outro. O fato de viver, ou melhor, ter vencido na cadeia evolutiva, também é uma competição, vence o mais forte. Assim é o natural. O movimento de expansão das forças. E viver é um direito, então não pode ser contrário à justiça.
Violência é qualidade de violento, o ato de violentar.
"vi:o.len.tar
Verbo transitivo direto.
1.Exercer violência sobre.
2.V. estuprar.
3.Forçar, arrombar.
4.Desrespeitar. "
A competição acontece entre indivíduos ou seres com mesmo interesse que se propõem à disputa. Se eles se propuseram, logo não é desrespeito vencê-los.
Vencer também tem "n" significados e poderia ser usado para sustentar a questão moral quanto a "imoralidade da vitória por ser violenta":
"ven.cer
Verbo transitivo direto.
1.Alcançar vitória ou vantagem sobre.
2.Refrear, reprimir.
3.Dominar.
4.Percorrer, ultrapassando.
5.Ganhar como vencimento (4).
Verbo transitivo direto e indireto.
6.Exceder: Vence as amigas em graça.
Verbo intransitivo.
7.Alcançar vitória. [C.: 2A]
§ ven.ce.dor (ô) adj. sm."
Considera-se moral o conjunto de regras de conduta ou hábitos julgados válidos, quer universalmente, quer para grupo ou pessoa determinada.
A moral universal desde tempos antigos exalta o ato de vencer. E vencer é estimulante para quem vence. Também é um exemplo estimulante para quem quer vencer.
As sociedades que triunfaram foram exemplos, as pessoas que triunfaram foram exemplos e foram imitadas. A competição não permite acomodação. A ausência dela gera decadência.
Alguns grupos podem entender que todos devam se igualar (para baixo, interpretando Nietzsche sobre o cristianismo) e condenar quem sobressai, colocando-o sob o anátema de alguma violação. Mas então se alguém, algo (instituição) ou grupo tenta impor (!) tal conceito moral perante a moral universal, esse alguém cai em paradoxo pois gera movimento de forças, o que é uma competição, e o simples ato de vencer (sobrepor) contradiz a proposição.
2007-03-14 08:27:59
·
answer #6
·
answered by Alexsandro 3
·
0⤊
0⤋
sou totalmente contrária a qualquer tipo de competição.
quer estragar uma atividade saudável e só levar pra esse lado.
2007-03-14 08:25:19
·
answer #7
·
answered by Satori 6
·
0⤊
0⤋
Não!
Existe competição entre atletas, por exemplo, e eles não precisam ser violentos para ganhar, basta competir.
2007-03-14 07:36:25
·
answer #8
·
answered by Linda 3
·
0⤊
0⤋
SE A COMPETIÇÃO É UM MODO DE VIOLÊNCIA, A PAZ SERIA UM MODO ANTI-ESPORTIVO???
2007-03-14 07:33:36
·
answer #9
·
answered by Billie Jr. Joe 1
·
0⤊
0⤋
A competição eh uma dispota saudavel
O homem sempre quer ser o melhor e vencer os outro de uma forma esportiva eh sempre a saida mais nobre
Não acho que ha uma forma de violencia, pois todos que participam de uma copetição sabem que soh um vai ganhar
2007-03-14 07:31:16
·
answer #10
·
answered by Yamasaky 3
·
0⤊
0⤋