As indagações os questionamentos filosóficos se realizam de modo sistemático.
Significa que a Filosofia trabalha com enunciados precisos e rigorosos, busca encadeamentos lógicos entre os enunciados, opera com conceitos ou idéias obtidos por procedimentos de demonstração e prova, exige a fundamentação racional do que é enunciado e pensado. Somente assim a reflexão filosófica pode fazer com que nossa experiência cotidiana, nossas crenças e opiniões alcancem uma visão crítica de si mesmas. Não se trata de dizer “eu acho que”, mas de poder afirmar “eu penso que”.
O conhecimento filosófico é um trabalho intelectual. É sistemático porque não se contenta em obter respostas para as questões colocadas, mas exige que as próprias questões sejam válidas e, em segundo lugar, que as respostas sejam verdadeiras, estejam relacionadas entre si, esclareçam umas às outras, formem conjuntos coerentes de idéias e significações, sejam provadas e demonstradas racionalmente.A filosofia é o intento metódico e sistemático de introduzir a razão no mundo; isto faz que sua posição seja precária e questionável. A filosofia é incômoda, obstinada e, além disso, carece de utilidade imediata; portanto, é uma verdadeira fonte de contrariedades
Na perspectiva de desenvolver as capacidades de observação, de interrogação sistemática e de reflexão crítica acerca da realidade social e de fomentar uma atitude positiva relativamente ao rigor e à objectividade de análise
2007-03-13 17:38:02
·
answer #1
·
answered by deipe2004 5
·
4⤊
0⤋
acho que quer dizer que a filosofia é um pensamento que faz vc pensar,ou seja,é uma pergunta que faz vc querer procurar a resposta e depois da resposta achada vc se questiona o por qu edessa resposta e assim por diante sistematicamente,ou um pensamento que bate na mesma tecla pra varias explicaçoes ou apenas uma,mas que ambas acabam fazendo vc refletir e pensar!
2007-03-13 17:24:48
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
3⤊
0⤋
Bom sistemático entendo por algo que obedeça uma serie de sistemas, como uma ordem, regra que vai sempre ser seguida pra chegar a determinado denominador comum, solução de um problema....mesmo caso de uma interrogação sistematica...
2007-03-13 17:22:00
·
answer #3
·
answered by █Lσbσ_∂σ_Áяtι¢σ█ do Pólo Norte 7
·
2⤊
0⤋
ñ sei kkk
2015-09-10 09:14:27
·
answer #4
·
answered by bruna 1
·
0⤊
0⤋
O estudo da Filosofia trabalha com enunciados rigorogos e precisos, busca encadeamentos lógicos entre os enunciados, opera com conceitos ou idéias obtidos por procedimentos de demonstração e prova, exige a fundamentação racional do que é enunciado e pensado. Somente assim a reflexão filosófica pode fazer com que nossa experiência cotidiana, nossas crenças e opiniões alcancem uma visão crítica de si mesmas. Não se trata de dizer “eu acho que”, mas de poder afirmar “eu penso que”.
O conhecimento filosófico é um trabalho intelectual. É sistemático porque não se contenta em obter respostas para as questões colocadas, mas exige que as próprias questões sejam válidas e, em segundo lugar, que as respostas sejam verdadeiras, estejam relacionadas entre si, esclareçam umas às outras, formem conjuntos coerentes de idéias e significações, sejam provadas e demonstradas racionalmente.
Quando o senso comum diz “esta é minha filosofia” ou “isso é a filosofia de fulana ou de fulano”, engana-se e não se engana.
Engana-se porque imagina que para “ter uma filosofia” basta alguém possuir um conjunto de idéias mais ou menos coerentes sobre todas as coisas e pessoas, bem como ter um conjunto de princípios mais ou menos coerentes para julgar as coisas e as pessoas. “Minha filosofia” ou a “filosofia de fulano” ficam no plano de um “eu acho” coerente.
Mas o senso comum não se engana ao usar essas expressões porque percebe, ainda que muito confusamente, que há uma característica nas idéias e nos princípios que nos leva a dizer que são uma filosofia: a coerência, as relações entre as idéias e entre os princípios. Ou seja, o senso comum pressente que a Filosofia opera sistematicamente, com coerência e lógica, que a Filosofia tem uma vocação para formar um todo daquilo que aparece de modo fragmentado em nossa experiência cotidiana.
2007-03-13 17:19:40
·
answer #5
·
answered by Marko 6
·
1⤊
2⤋