Aprendi e cresci ajudando em casa, mas vejo mães e pais que REJEITAM essa atitude, fazendo tudo ou mandando uma empregada FAZER TUDO para os filhos, que não aprendem por exemplo, a: arrumar a propria cama, varrer a casa, cuidar dos próprios bichinhos, lavar as próprias calcinhas e cuecas, guardar as roupas sujas no cesto, dependurar toalhas molhadas no varal, etc., etc. (Esses, serviços para os pequenos, a partir talvez dos 5 anos. Depois, com o tempo, vamos aprendendo mais atividades em casa). O que você acha dos dois tipos de comportamentos educacionais (ou não...)? Quem não aprende a fazer, como vai se virar depois de grande, se não tiver quem faça para ele?
2007-03-13
17:03:41
·
8 respostas
·
perguntado por
..........
4
em
Educação e Referência
➔ Educação Doméstica
Tenho 3 filhos, de 10, 8 e 6 anos. Sempre procurei ensiná-los a fazer pequenas coisas em casa, primeiramente em prol deles mesmos. Ajudar na organização da casa é dever de todos que nela moram. As crianças precisam aprender isso. Tenho exemplo na família de filhos que foram criados num pensamento machista e foram superprotegidos na infância, hoje depois de adultos, casados, não sabem nem fritar um ovo. Se forem obrigados a ficar em casa por um motivo maior, passam fome. Não quero isso pros meus filhos. O meu filho de 10 anos já sabe fazer arroz, bolo, e ele gosta. Ele pede pra fazer. Ensinar a ter responsabilidade é dever dos pais. Os menores vêem e falam: "papai, quando eu for do tamanho dele eu posso também?" Isso é gratificante. Sentir a vontade de aprender. É claro que não devemos exagerar. A criança tem que sentir a necessidade de ajudar, o interesse em participar, e principalmente de aprender. Infelizmente, muitos pais cobram dos filhos coisas que nunca pararam para ensinar. Querem que eles aprendam sozinhos e à força. Quem aprende assim, sofre mais. É lógico que os pais não querem que seus filhos sofram da mesma forma que sofreram, mas é preciso que haja alguma dificuldade, para que se dê o valor devido. Há um ditado que diz: "O que vem fácil, vai fácil". Isso acontece com muita gente, porque cresce sem aprender com os pais os valores morais e materiais necessários para não sofrerem.
Espero ter contribuído de alguma forma.
Um abraço.
2007-03-14 16:09:35
·
answer #1
·
answered by Stive 2
·
2⤊
0⤋
Também cresci aprendendo a ajudar, minha filhinha tem dois anos e já ensino ela guardar os brinquedos, ela faz xixi no pinico e ela mesmo joga o xixi no vaso, agora ela quer me ajudar a lavar louça, tem que ensinar sim, se a gente não ensinar a vida ensina, mas a gente ensina com carinho!
2007-03-14 00:18:38
·
answer #2
·
answered by Julinda 3
·
2⤊
0⤋
a divisão de tarefas e responsabilidades é fundamental no processo de aprendizagem da criança, principalmente no período de pós-latencia
2007-03-14 00:14:25
·
answer #3
·
answered by leibniz 2
·
2⤊
0⤋
Tenho um filho de 9 anos e ele me ajuda sim...passo o dia todo fora e só temos oportunidade de estarmos juntos a noite ,então enquanto eu lavo a louça ele seca ,e ali batemos nosso papo,é um modo de estarmos juntos.Durante o dia ele arruma seu quarto,pois ele sabe que tem que ter compromissos e responsabilidades,nossa sociedade na era da tecnologia,bens e serviços nos exige isso....Ajudar em casa participando com sua familia ,só trara boas experiencias para ele,facilitara muito em seu futuro,pois acredito ser a segunda construção da criança,rumo a autonomia e responsabilidade!!abraço
2007-03-14 00:09:07
·
answer #4
·
answered by deipe2004 5
·
2⤊
0⤋
Concordo com você em gênero e grau apenas no numero de 05 para 07 anos. Acredito que essas pequenas coisas fazem parte do desenvolvimento e do aprendizado. Apenas tomar cuidado para não expor a locais e objetos perigos para evitar acidentes bem como o uso de detergentes ou sabão que alguns podem irritar a pele das crianças. Evitar sobrecarga de tarefas, de prioridade para elas brincarem nas suas festas jamais misture adulto, geralmente os intrusos introduzem em uma mesa separada com bebidas alcoólica que as crianças presenciam e já associam " hoje eu não posso beber, mas quando eu ficar adulto....."
2007-03-14 18:19:28
·
answer #5
·
answered by lindomarguilardi 2
·
1⤊
0⤋
eu tenho duas filhas e ensino a fazer tudo que a idade delas permite e continuarei fazendo isso, mais hj as pessoas acham que trabalho domenstico é um trabalho menor, o que é um grande erro. todos deviam saber coisas fundamentais para a vida como lavar roupa, cozinhar, dar valor ao trabalho que se faz em casa para no futuro não precisar depender de ninguem, é uma questão de independencia eu acho.
2007-03-14 11:32:31
·
answer #6
·
answered by vabbella 2
·
1⤊
0⤋
Sempre ensinei aos meus filhos a fazerem tais servicinhos. Lecionava fora e não dispunha de tempo pra deixar tudo em ordem. Então eu distribuia os afazeres, pois quando chegava não gostava de encontrar tudo fora de lugar. Um dia um arrumava a cozinha e no dia seguinte era a vez do outro. Nunca mandei fazer os alimentos por causa do fogo, nem a faxina na casa. Mas nunca foi necessário chamar a atenção por encontrar brinquedos , roupas ou tênis por toda a casa. Eles sabiam guardar direitnho!!
2007-03-14 11:11:02
·
answer #7
·
answered by Arlette 7
·
1⤊
0⤋
Sim, meus filhos ( um de 4 outro de 5) acentam tijolo, lavam a própria roupa, limpam os banheiros, dão banho nos 4 cachorros, enceram o chão, fazem massa de concreto, martelam pregos quando é preciso, cortam o mato do quintal, etc. E ai deles se reclamarem... o couro canta bonito no lombo de cada um!!!
2007-03-14 22:19:14
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋