English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Imagine q vc conseguisse alcançar a primeira poerinha do Big Bang, digamos, a poeirinha que está liderando a expansão, o q há na sua frente? Tipo, se o Universo é a totalidade da existência, dentro de que plano ele pode expandir-se?

2007-03-13 16:33:32 · 15 respostas · perguntado por ...Tauico! 2 em Ciências e Matemática Astronomia e Espaço

15 respostas

Se quiser sacudir os seus neurônios cerebrais adormecidos, leia as linhas abaixo lentamente, com muita atenção. Talvez isso faça você desejar compreender as idéias básicas da melhor teoria que temos hoje para explicar o início e a evolução do Universo. Mas lembre-se de que as páginas a seguir têm uma densidade de informação mais alta que a média e devem exigir um tempo maior para o entendimento de cada uma de suas frases. Portanto, não leia apenas; feche os olhos a cada passo e procure formar imagens que facilitem a sua compreensão. Ponha a parte lógica da sua mente para funcionar e não vá adiante enquanto não eliminar todas as dúvidas. O prêmio pelo seu esforço será um novo modo de perceber as coisas do mundo.

Imagine uma época do passado remoto, há bilhões de anos, muito antes do nascimento da Terra, do Sol e da Via Láctea. Imagine também o espaço cósmico primordial, escuro e frio, de volume infinito, totalmente vazio, exceto por um único lugar, uma região extremamente pequena onde repousa a semente da Criação. Aquele ponto diminuto, de temperatura e pressão enormes, sofre algum tipo de perturbação interna e detona subitamente numa grande explosão, criando a matéria. Esta é lançada em todas as direções e forma uma esfera que ocupa cada vez mais lugar naquele espaço vazio e infinito anteriormente existente, organizando-se até chegar à configuração peculiar e menos densa que observamos atualmente. O centro do Universo é o local onde ocorreu a explosão e corresponde ao centro da grande esfera de galáxias em expansão que vemos hoje. Se pudéssemos viajar livremente pelo espaço e dispuséssemos do tempo necessário, conseguiríamos visitar aquela misteriosa região onde tudo começou. Por outro lado, as galáxias da periferia da esfera avançam velozmente para o vácuo infinito que se apresenta à sua frente. Se algum ser inteligente vive em uma delas, percebe que só existem galáxias numa metade do céu. Com essa constatação, ele raciocina e deduz que, quando ele olha para o centro da metade escura e vazia do espaço, vê o ponto para onde sua galáxia se dirige, e, quando olha para o lugar oposto, bem no meio da região das galáxias, vê o ponto de onde sua galáxia se afasta, centro do Universo material, onde ocorreu a explosão.


Tudo bem até aqui? Visualizou direitinho? Ótimo! Então preste muita atenção, porque, se a descrição que você acabou de ler for parecida com a imagem mental que você tem do Big Bang, você faz parte de uma grande maioria que ainda NÃO entendeu o que ele significa, porque ele tem bem pouco a ver com o que está escrito no texto em destaque.

Para superar isso e se preparar para ler artigos ou livros sobre Cosmologia, você vai ter que exercitar, e muito, sua imaginação. Vamos fazê-lo por etapas que devem ser seguidas na ordem apresentada:

2007-03-14 00:21:34 · answer #1 · answered by Sr Americo 7 · 0 0

Em primeiro lugar, não existe "o lado de fora" do universo, ele é o todo. No momento do Big Bang temos a impressão que alguém poderia chegar perto e observar aquele grãozinho de poeira num microscópio. Isso não é possível porque o universo todo é aquele grãozinho de poeira, você, se pudesse existir naquele instante, estaria DENTRO dele - não existia o "lado de fora" nem mesmo naquele instante inicial.
O universo se expande sobre si mesmo, é o todo que aumenta de tamanho por si, repito, não há "o lado de fora".

Sei que é difícil de entender mas é assim.

.

2007-03-14 06:16:45 · answer #2 · answered by Zeca 54_anos de experiência!!! 7 · 0 0

Tudo que se sabe sobre o surgimento do universo não passa de teoria. Cada uma mais ousada que a outra em sua maneira de expor as coisas. Os cientista não aceitam o nada absoluto que é o que existe e por onde o cosmo está se espalhando. Para eles não existe uma barreira onde a matéria termina pois, segundo os mesmos a matéria está ligada ao tempo que só passou a existir depois do "Big Bang".
Para tentar descartar o grande, escuro, gelado e infinito vazio que contem o cosmo, lançam mãos de uma "suposta quarta dimensão que conteria esta em que estamos. Para tanto, comicamente, se baseiam em analogia, comparando a segunda dimensão (plana) com a nossa tridimensional. A graça, é que fazem tal analogia querendo que quem a lê acredite piamente nessa possibilidade, tendo unicamente, para montar o quadro de visualização, a imaginação de um suposto ente que habite essa dimensão.
Do mesmo modo que não existe um habitat dimensional, é impossível haver um habitat em quarta dimensão. No primeiro será chapado e no segundo será fractado.
Concluindo:
O cosmo se espalha por um Grande vazio e ninguém pode provar o contrário.
Isso de quarta dimensão só serve para ficção e exercício mental, pois a partir daí, sempre procurarão uma dimensão superior a outra e a outra e a outra.

2007-03-15 15:05:03 · answer #3 · answered by jp 7 · 0 0

Um universo dentro de outros com mais dimenções, 3,4,5...
é o q diz algumas teorias a respeito.

2007-03-14 20:30:31 · answer #4 · answered by Sydney 6 · 0 0

Um erro comum quando se pensa em "Universo" é que antes do "Universo" não havia nada.

Pois sim, não havia nada, mas isso não quer dizer que não houvesse vácuo. Poderia era não haver matéria, tal como a julgamos conhecer. Um vazio enorme, onde o ovo da criação pudesse explodir e libertar matéria.

Pensando desse modo, onde é que os teóricos das cordas iriam buscar os tensores negativos que impedem o fim do universo? E aquelas teorias todas rebuscadas, Kaluza-Klein e tudo isso? E Lambda, meu Deus, esse bicho?

Uma forma fácil de entender a expansão é através da visualização do balão que se enche de ar, tal como Alan Guth propôs na sua Teoria da Inflação.
O nosso universo tridimensional é a superfície do balão, que se expande. Como, lógicamente, a um ser tridimensional é impossível perceber qualquer outra dimensão física para além da altura, largura e comprimento através dos 5 sentidos, ele (nós) vê as galáxias em redor da sua a afastar-se de si, mas não se apercebe do ponto que se encontra no espaço tempo (4ª dimensão) onde esta expansão tem origem (centro do balão).

Portanto, para nós, essa até é uma questão metafísica. O universo expande-se para onde puder, ele não é como uma vaga na praia que vai andando, como se não tivesse nada à frente. Ele tem para onde se expandir, se fôr esse o seu destino ou o acaso das forças em conjugação.(velha história do universo plano, sela de cavalo, esférico, etc).
Isto não quer dizer que Alan Guth tenha razão...

2007-03-14 18:25:34 · answer #5 · answered by sagan1976 3 · 0 0

Aqui tem uma tentativa de explicação, quem sabe ?
http://atlas.zevallos.com.br/bigbang.html

2007-03-13 23:56:36 · answer #6 · answered by Dog 6 · 0 0

Atrás da Interprise!!!

Indo aonde nenhum homem jamais foi!

2007-03-14 04:58:46 · answer #7 · answered by lhamah 4 · 0 1

ele se expande em forma de espiral para o nada.

2007-03-13 23:53:51 · answer #8 · answered by Anonymous · 0 1

Esse termo é muito complexo.
Mais um dos termoa mais usados éa expansão produz efeitos significativos na forma como a matéria e radiação podem estar causalmente relacionadas em pontos distintos do Universo. No entando, é fundamental sabermos como é que essa expansão está a evoluir no tempo, ou seja, se está a aumentar ou a diminuir.
Isso siginifica que o universo se expande para aonde não possue nada digamos o universo comos todos sabemos é infinito mais nos termos cientificos ele se expande de onde ele podia ser visto até onde os cientistas podem velo agora.

2007-03-13 23:45:51 · answer #9 · answered by brunistdb123 2 · 0 1

Ele se expande indefinidamente, dizem os cientistas. Um belo dia ele comeca a contrair-se, dizem tambem os cientistas. E fica nesse vai e vem pra manter a vida e a beleza do universo!
Alem do mais tem já uma turma dissidente de cientistas que já sao contra essa história de grande explosao !
Mas se fossem respondidas todas as dúvidas sobre esses grandes mistérios, nao haveriam mais perguntas e aí tudo seria triste e comum. Portanto viva o mistério !!

2007-03-13 23:42:06 · answer #10 · answered by Anonymous · 0 1

fedest.com, questions and answers