A nicotina age sobre os receptores nicotínicos de acetilcolina em pequenas quantidades estimula estes o que causa uma libertação de adrenalina, emoção e em grandes quantidades bloqueia-os sendo esta a causa da sua toxicidade e eficácia como insecticida.
O seu efeito quando consumida como tabaco manifesta-se de duas maneiras distintas: tem um efeito estimulante e, após algumas tragadas profundas, tem efeito tranquilizante, bloqueando o stress. Seu uso causa dependência psíquica e física, provocando sensações desconfortáveis na abstinência. Em doses excessivas, é extremamente tóxica: provoca náuseas, dor de cabeça, vômitos, convulsão, paralisia e até a morte. A dose letal (LD50) é de apenas 40mg-60mg em humanos o que faz dela um veneno muito forte.
Na indústria, é obtida através das folhas do tabaco, e é utilizada como um inseticida (na agricultura) e vermífugo (na pecuária). Pode ainda ser convertido para o ácido nicotínico e, então, ser usado como suplemento alimentar.
Dados estatísticos indicam que há uma clara correlação entre o número de cigarros fumados diariamente e o risco de morte por câncer no pulmão e doenças cardiovasculares. De acordo com a American Cancer Society, "...more people die every year from smoking-related diseases than from AIDS, alcohol, car accidents, fires, drugs, murders and suicides combined." Numerosos estudos comprovam que o consumo de tabaco causa diversos males à saúde, mas, mesmo assim, todos os dias milhares de jovens e adolescentes começam seu caminho à dependência química da nicotina. Embora existam muitos centros de apoio à recuperação dos drogados (muitos mesmo na internet), e uma enorme campanha educativa para a prevenção ao vício, o número de fumantes não diminui com o passar dos anos. As pessoas assumem, conscientemente, o risco real de contrair inúmeros males, tanto pelo efeito de dependência criado pelo tabaco como por vontade própria.
A dependencia no cigarro é bem maior em função do fumo por ter uma substância chamada aspetiroidina do que propriamente na nicotina, é o que mostra os estudos do artigo publicado na revista World'Science de Nova Yorque.
2007-03-13 14:33:50
·
answer #1
·
answered by catpoltergeist 5
·
0⤊
2⤋
Olá Rafael!!!
O hábito de fumar é "PREJUDICIAL À Saúde"... influenciando ,negativamente a capacidade física.
A "nicotina", é a principal substância presente no fumo e, certamente o mais prejudicial.O monóxido de carbono e outro componente da fumaça do cigarro , que também prejudica a performance em atividades aeróbicas.
A fumação do cigarro ,causa sensação desagradáveis no inicio, mas assim a pessoa se vicia , o cigarro ,se torna uma necessidade.
Segundo Finnegan (1.945) a dependência ao tabaco ,resulta da ação da nicotina sobre o sistema nervoso central.
Efeito no organismo :
1.-Provoca um aumento da freqüência cardíaca, respiratória e na pressão arterial,aumentando o metabolismo geral sobrecarregando os sistemas, e fazendo o corpo pagar caro por isso.
2.-Pode acrescentar o risco de :câncer da pele,pulmões,e na traquéia.
3.-Produz às vezes náuseas ..
4.-Aparecem com o tempo também falhas respiratórias(paralisação de músculos respiratório).(sindrome respiratória do fumante caracterizada por "disnea, sibilos,constricão faríngea ,dor torácica e infeccõesnas vías aéreas superiores.
5.-Aumenta a viscosidade do sangue (engrossa o sangue e desencadeia problemas cardíacos)
6.-NA GRAVIDEZ :criança nasce de baixo peso, e tem dificultades de aprendizagem.
Rafael, ... espero ter respondido a tua pergunta ....
2007-03-13 22:28:17
·
answer #2
·
answered by mailen dessiré 5
·
0⤊
0⤋
A função da nicotina no cigarro é a de causar dependência química nos fumantes.
2007-03-13 21:34:55
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Leia este artigo que explica que a funçao da nicotina é viciar.
2007-03-13 21:31:09
·
answer #4
·
answered by Deutsches Mädchen 6
·
0⤊
0⤋