English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Uns falam que um é verdade e o outro e mentira, uma falam que os dois sao fantasia. Afinal, qual é a diferença entre um e outro.

2007-03-13 10:05:34 · 12 respostas · perguntado por Thata 1 em Artes e Humanidades Filosofia

12 respostas

Lenda é uma narrativa fantasiosa transmitida pela tradição oral através dos tempos.
Um mito é uma narrativa tradicional com caráter explicativo e/ou simbólico, profundamente relacionado com uma dada cultura e/ou religião. O mito procura explicar os principais acontecimentos da vida, o fenômenos naturais, as origens do Mundo e do Homem por meio de deuses, semi-deuses e heróis (todas elas são criaturas sobrenaturais). Pode-se dizer que o mito é uma primeira tentativa de explicar a realidade.
O mito é muito confundido com o conceito de lenda, porém esta não tem compromisso nenhum com a realidade, são meras histórias sobrenaturais, como é o caso da mula sem cabeça e do saci pererê. O mito não é exclusividade de povos primitivos, nem de civilizações nascentes, mas existe em todos os tempos e culturas como componente indissociável da maneira humana de compreender a realidade.

A diferença entre Mito e Lenda é a seguinte, O Mito é o Personagem a qual a lenda trata, pois a Lenda é a História sobre o determinado Mito.

2007-03-13 10:32:08 · answer #1 · answered by Ol@!! Virginia 6 · 17 4

MITO

do Lat. mythu < Gr. mýthos, fábula


s. m.,
narrativa fabulosa transmitida pela tradição, referente a deuses que encarnam simbolicamente as forças da natureza, os aspectos da condição humana;

narração dos tempos fabulosos ou heróicos;

tradição que, sob a forma de alegoria, simboliza um facto natural, histórico ou filosófico;

construção pura do espírito;

expressão de uma ideia, doutrina ou teoria filosófica sob forma imaginativa onde a fantasia sugere e simboliza a verdade que se pretende transmitir;

lenda;

representação idealizada de um estádio da humanidade num passado ou num futuro fictício;

imagem simplificada, frequentemente ilusória, que grupos humanos elaboram ou aceitam e que tem um papel determinante no seu comportamento;

fig.,
coisa inacreditável, irreal;

fábula;

utopia;

símbolo;

enigma.

LENDA
do Lat. legenda


s. f.,
tradição oral ou narrativa escrita de actos praticados por santos ou heróis, conforme a fantasia popular;

conto;

mentira;

patranha;

invenção.

2007-03-13 10:14:43 · answer #2 · answered by vanessa 4 · 2 1

lenda é baseada em fatos históricos ou populares e o mito envolve personagens fictícios!...

2015-09-22 04:10:33 · answer #3 · answered by Anonymous · 1 1

O mito também é conceituado como um ser real ou fictício a quem se atribui poderes especiais ou um tremendo carisma...

O mito pode tornar-se uma lenda, que já configura uma fantasia ou uma fábula, ou seja, passa-se a atribuir ao mito diversas obras que não encontram respaldo algum nem fundo de verdade.

2007-03-14 06:46:34 · answer #4 · answered by DeBarros 7 · 1 1

Segundo o Aurélio, mito (do grego mythos, "fábula", pelo latinismo mythu) é a narrativa dos tempos fabulosos ou heróicos. Também é a narrativa na qual aparecem seres e acontecimentos imaginários, que simbolizam forças da natureza, aspectos da vida humana, etc. (representação de fatos ou personagens reais, exagerada pela imaginação popular, pela tradição, etc.) ou a pessoa ou fato assim representado ou concebido; Guarda sinonímia (relativo a pessoa), com "monstro sagrado" e também com idéia falsa, sem correspondente na realidade, por exemplo, o mito da Idade do Ouro. Geralmente é empregado para designar a imagem simplificada de pessoa ou de acontecimento, não raro ilusória, elaborada ou aceita pelos grupos humanos, e que representa significativo papel em seu comportamento, tais como uma coisa inacreditável, fantasiosa, irreal; utopia:
Assim pode ser a narrativa de significação simbólica, transmitida de geração em geração e considerada verdadeira ou autêntica dentro de um grupo, tendo geralmente a forma de um relato sobre a origem de determinado fenômeno, instituição, etc., e pelo qual se formula uma explicação da ordem natural e social e de aspectos da condição humana. Em Filosofia, e a forma de pensamento oposta à do pensamento lógico e científico, como o mito da caverna, que é aquele com que Platão, no começo do livro sétimo da República, figura o processo pelo qual a alma passa da ignorância à verdade.
Por sua vez, lenda vem do latim "legenda", significando "coisas que devem ser lidas"’, o mesmo que tradição popular. Por exemplo: “lembrei-lhe eu que, segundo uma antiga lenda, eram sempre fatais aos Maias as paredes do Ramalhete.” (Eça de Queirós, "Os Maias," II, p. 511).
Em suma, é a narração escrita ou oral, de caráter maravilhoso, na qual os fatos históricos são deformados pela imaginação popular ou pela imaginação poética, ou seja, o mesmo que "lengalenga".

2007-03-14 02:27:50 · answer #5 · answered by Origem9Ω 6 · 1 1

Thata,

Os mitos na Grécia antiga foram criados para dar alento e uma vida mais feliz pelos contadores de estórias, para o povo grego, já que não existia televisão.

Mito no mundo moderno, tem um sentido horrível que é endeusar grande parte de pessoas que não tem os méritos necessários para serem mitos.

Lendas, e mitos são em seu fundamento a mesma coisa, porque o que chamamos de lendas são estórias criadas por populações do interior do Brasil em que estas pessoas acreditam ser verdadeiras.
Lendas são estórias regionais de cada país.
Veja as lendas Amazônicas criadas pelo povo e os índios da Amazônia, a lenda do saci Pererê etc...

Em ambos os casos são inexistentes as estórias contadas.

um abraço!

2007-03-14 01:53:03 · answer #6 · answered by ★HELDA★C★ ★ ★ ★ ★ 7 · 1 1

Um mito é uma narrativa tradicional com caráter explicativo e/ou simbólico, profundamente relacionado com uma dada cultura e/ou religião. O mito procura explicar os principais acontecimentos da vida, o fenômenos naturais, as origens do Mundo e do Homem por meio de deuses, semi-deuses e heróis (todas elas são criaturas sobrenaturais). Pode-se dizer que o mito é uma primeira tentativa de explicar a realidade.

A explicação mítica é contrária à explicação filosófica. A Filosofia procura, através de discussões, reflexões e argumentos, saber e explicar a realidade com razão e lógica enquanto que o mito não explica racionalmente a realidade, procura interpretá-la a partir de lendas e de histórias sagradas, não tendo quaisquer argumentos para suportar a sua interpretação.

Ao mito está associado o rito. O rito é o modo de se pôr em ação o mito na vida do Homem (ex: cerimônias, danças, orações, sacrifícios...).

O termo "mito" é, por vezes, utilizado de forma pejorativa para se referir às crenças comuns (consideradas sem fundamento objetivo ou científico, e vistas apenas como histórias de um universo puramente maravilhoso) de diversas comunidades. No entanto, até acontecimentos históricos se podem transformar em mitos, se adquirem uma determinada carga simbólica para uma dada cultura. Na maioria das vezes, o termo refere-se especificamente aos relatos das civilizações antigas que, organizados, constituem uma mitologia - por exemplo, a mitologia grega e a mitologia romana.

Todas as culturas têm seus mitos, alguns dos quais são expressões particulares de arquétipos comuns a toda a humanidade. Por exemplo, os mitos sobre a criação do mundo repetem alguns temas, como o ovo cósmico, ou o deus assassinado e esquartejado cujas partes vão formar tudo que existe.

Mito não é o mesmo que fábula, conto de fadas, lenda ou saga.

O mito tem como finalidade acomodar e tranqüilizar o Homem, que vive num mundo inseguro, assustador e muitas vezes hostil. Dá-lhe também confiança de que, através das ações mágicas e da adoração de certos deuses, o mundo natural irá ter equilíbrio e irá auxiliar o Homem. Ele, de certo modo, fixa modelos exemplares de todas as funções e atividades humanas.

O mito, portanto, é uma "primeira fala sobre o mundo", uma primeira atribuição de sentido ao mundo, sobre a qual a afetividade e a imaginação exercem grande papel, e cuja função principal não é explicar a realidade, mas acomodar o homem ao mundo.
_______________________________________________
Lenda é uma narrativa fantasiosa transmitida pela tradição oral através dos tempos.

De caráter fantástico e/ou fictício, as lendas combinam fatos reais e históricos com fatos irreais que são meramente produto da imaginação aventuresca humana.

Com exemplos bem definidos em todos os países do mundo, as lendas geralmente fornecem explicações plausíveis e até certo ponto aceitáveis para coisas que não têm explicações científicas comprovadas, como acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais.

2007-03-13 10:28:29 · answer #7 · answered by Anonymous · 2 2

A lenda é uma narrativa popular, sempre inspirada em fatos históricos, cujo herói reflete os anseios de um grupo ou de um povo - um exemplo seria a lenda de "Robin Wood". Já o mito seria um tipo de lenda, só que com os personagens divinizados - o mito de Apolo, por exemplo.

Bjos!!!

2007-03-13 10:16:36 · answer #8 · answered by Helder Gila 1 · 2 2

A diferença entre Mito e Lenda é a seguinte: O Mito é o Personagem a qual a lenda trata, pois a Lenda é a História sobre o determinado Mito.

Não passa de sujeito e predicado, respectivamente.

Beijos!!!

2007-03-13 10:09:41 · answer #9 · answered by @usernamefake 6 · 3 3

Thata, na realidade, essas são duas expressões fantásticas, isto é, que envolvem fantasia, a diferença, entre as duas, é que a lenda é baseada em factos históricos ou populares e o mito envolve personagens fictícios!...

2007-03-13 10:26:35 · answer #10 · answered by Miguel P 6 · 1 2

fedest.com, questions and answers