resposta
resumo sobre ESTEATOSE HEPATICA=Em 1980, Ludwig e colaboradores descreveram com o nome esteato-hepatite não-alcoólica (NASH) uma síndrome caracterizada por mulheres obesas e diabéticas que negavam o uso de álcool mas apresentavam alterações no fígado muito semelhantes a da hepatite alcoólica, com aumento do volume do fígado, alterações em exames laboratoriais e biopsias com macrovesículas de gordura (daí o nome esteatose, que vem de gordura) nos hepatócitos , necrose focal, inflamação e lesões chamadas de corpúsculos de Mallory.
Nas últimas 3 décadas, o "fígado gorduroso" tem sido alvo de grande interesse e investigação científica. Coincidindo com a epidemia de obesidade nos países desenvolvidos, observou-se um aumento semelhante na incidência de esteatose e que grande parte (atualmente, a maioria) dos exames laboratoriais que mostravam destruição de células do fígado eram causados por uma hepatite associada a essa esteatose. Estudos populacionais demonstraram ainda que provavelmente grande parte das cirroses sem causa definida pode ser atribuida a esse tipo de hepatite.
Definições
Chamamos de doença hepática gordurosa não alcoólica (ou NAFLD, do inglês "nonalcoholic fatty liver disease") o acúmulo de gordura no fígado (esteatose) não relacionada ao uso de álcool. A esteato-hepatite não-alcoólica (ou NASH, do inglês "nonalcoholic steatohepatitis") é a presença da esteatose levando a uma inflamação no fígado (hepatite) na não relacionada ao álcool. Assim, a esteatose hepática ("fígado gorduroso") e a NASH são apresentações diferentes da NAFLD, sendo que a primeira pode evoluir para a segunda.
Não há nenhum exame que distingüa a esteatose decorrente do uso de álcool da NAFLD, portanto só podemos considerar como NAFLD se não houver histórico de uso de álcool ou se a quantidade é insuficiente. Geralmente considera-se que um consumo inferior a 20 gramas de alcool por semana seria seguro, mas pessoalmente considero que a variação na sensibilidade individual exige a abstinência completa de qualquer quantidade de álcool por no mínimo 3 meses para excluir a influência desse.
2007-03-13 10:24:20
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
e perigosa?
2016-07-15 05:58:31
·
answer #2
·
answered by ? 1
·
0⤊
0⤋
O fígado é o responsável pela produção de proteínas para o plasma do sangue. Ele armazena glicose e regula os níveis de aminoácidos e, em conjunto com os rins, limpa os resíduos metabólicos do sangue. Além disso, através da produção da bile (armazenada na vesícula biliar) tem por função auxiliar na digestão das gorduras. No entanto, às vezes, suas funções são prejudicadas pelo excesso de gordura em seu interior.
O depósito de gordura no fígado recebe o nome de esteatose hepática: infiltração de gordura no fígado.
Essa gordura no fígado pode provocar reações clínicas como dor e desconforto abdominal; portanto, sempre é bom realizar exames de rotina (mesmo que não tenha nenhum sintoma), pois muitas pessoas acabam descobrindo que tem essa doença ao fazer exames ultrasonográficos. Outros descobrem que tem a doença ao fazer exames para investigar dor abdominal ou aumento do tamanho do fígado.
Aproximadamente metade das pessoas com esteatose tem dor abdominal (sensação de peso no abdômem) geralmente desagradável .
Casos mais avançados podem ter sintomas mais intensos, no entanto, a esteatose muitas vezes não apresenta sintomas, sendo descoberta apenas em exames de rotina (exames de sangue, ultrasonografia etc.).
A causa mais comum é a obesidade: muitas pessoas acima do peso tem infiltração de gordura no fígado.
Essas pessoas podem apresentar sintomas digestivos relacionados a esteatose ou outras doenças digestivas comuns em obesos. Assim, muitos obesos tem sintomas de esofagite de refluxo, tais como azia, queimação no peito ou sensação de líquido que volta para a garganta.
Muitos diabéticos tem esteatose, cujos sintomas podem vir associados aos da diabete.
Pessoas que fazem uso freqüente de álcool também fazem parte do grupo de risco. Algumas vezes essas pessoas podem até chegar a ter hepatite por álcool, cirrose alcoólica etc.
Além do exame clínico bem feito, o médico muitas vezes recorre a exames laboratoriais. Nos casos de dor abdominal ou desconforto abdominal, deve-se excluir outras causas como doenças do estômago e intestinos. Quando existe uma causa para a esteatose, deve-se corrigi-la para que haja melhora.
2007-03-13 10:06:31
·
answer #3
·
answered by vanessa 4
·
0⤊
0⤋
Esteatose
O acumulo de gordura no interior dos hepatócitos é um mecanismo natural, utilizado para estocar energia. A quantidade de energia acumulada na gordura é muito maior que no açúcar ou na proteína, podendo fornecer ao animal grande quantidade de energia nos momentos de necessidade.
2007-03-13 10:03:40
·
answer #4
·
answered by Lucy Lee 6
·
0⤊
0⤋