English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2007-03-13 09:37:16 · 3 respostas · perguntado por vinicius r 1 em Artes e Humanidades Filosofia

3 respostas

Dizer que as Ciências Sociais tratam do estudo dos fenômenos sociais e do desenvolvimento de sociedades sugere um campo muito vasto de atuação. E de fato é. Várias definições poderiam ser utilizadas para as Ciências Sociais. “Pela resposta padrão, é o campo da investigação acadêmica que procura compreensão científica do mundo social“, Tão difícil quanto uma definição mais específica é estabelecer com exatidão a fronteira entre suas duas grandes ramificações, a Sociologia e a Antropologia. Muitos alunos chegam a se graduar sem ter compreendido com clareza a distinção. “Na verdade, o objeto de ambas as ciências é o mesmo. O que varia é a abordagem, a metodologia”.

É forte entre leigos e calouros o mito de que a “antropologia estuda os índios” e a sociologia analisa a sociedade moderna Em linhas gerais, observando-se as definições tradicionais, a Sociologia, de grande abrangência, objetiva fornecer uma visão de conjunto dos vários acontecimentos da vida social, sejam eles relativos à economia, à política ou à esfera simbólica e cultural. A Antropologia procura descrever o homem e analisá-lo com base nas características biológicas e culturais dos grupos em que se distribui, enfatizando as diferenças e variações entre eles.

2007-03-16 13:22:39 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 1

Responsáveis pelo aspectos sociais da humanidade.

2007-03-15 11:47:52 · answer #2 · answered by Anonymous · 0 1

As ciências sociais são um ramo do conhecimento científico que estuda os aspectos sociais do mundo humano. Diferenciam-se das artes e das humanidades, pela preocupação metodológica. Os métodos das ciências sociais, como a observação participante e o survey, podem ser utilizados nas mais diversas áreas do conhecimento, não apenas na grande área das humanidades e artes, mas também nas ciências sociais aplicadas, nas ciências da terra, nas ciências agrárias, nas ciências biomédicas, etc. Embora polêmica, é comum a distinção entre qualitativos e quantitativos.

Disciplinas do currículo mínimo das Ciências Sociais são: antropologia, sociologia, ciências políticas e metodologia científica. Essas ciências sociais germinaram na Europa do século dezenove, mas é no século XX, em decorrência das obras de Karl Marx, Emile Durkheim e Max Weber que as ciências sociais se desenvolvem. O carro chefe a sociologia: neologismo cunhado por Durkheim, seu primeiro professor. Embora a obra de Marx seja anterior, este viria também a ser reconhecido sob o epíteto de sociólogo. Nada mais antitético do que estes dois sociólogos: o primeiro um intelectual acadêmico interessado na fundação de uma disciplina científica, o segundo um intelectual militante interessado na fundação de uma nova sociedade. Durkheim com seus pares na busca de regras de método que elevem ao estatuto científico o conhecimento sobre a sociedade. Marx, ao contrário, mal visto pelos seus pares, foi encontrar na classe trabalhadora sua identidade. As atrocidades das relações de trabalho da época fizeram com que atribuísse a este grupo social, assim definido em relação ao sistema econômico capitalista, ora a força da transformação da sociedade, ora apenas uma peça do complexo quebra cabeças da história. No meio termo entre o academicismo e o militantismo está a participação de Weber, para quem a ciência e a política são duas vocações distintas. Distintas mas comensuráveis: ele próprio teórico da burocracia e do processo de modernização, contribuiu para a burocratização e modernização da Alemanha ocupando cargos políticos.

Mas porque o carro chefe é a sociologia e não as Ciências Políticas tão antigas como o nome de Maquiavel ou a Antropologia também anterior? A resposta há de estar no momento histórico de consolidação do novo currículo do ensino superior europeu durante o curto período de plena vigência do movimento intelectual conhecido como Positivismo. Então a nova disciplina, sociologia, vem renovar as outras duas já vigentes. Assim, um discípulo Durkheim, Marcel Mauss, que vai dar o tom da renovação da antropologia na França. Em um contexto diferente, o inglês, Bronislaw Malinowski também contribuirá para a renovação da antropologia através do método funcionalista que irá marcar uma ruptura com o viés colonialista dos estudos antropológicos até então desenvolvidos na Inglaterra.

2007-03-13 11:18:54 · answer #3 · answered by Ale 4 · 0 1

fedest.com, questions and answers