Olá, Suncler ! Primeiramente, é preciso saber que Agostinho, antes se converter ao Cristianismo, já fazia suas incursões filosóficas. Alguns estudiosos dizem que a sua conversão filosófica se deu pela leitura de um livro chamado Hortênsio, do filósofo latino Cícero. Agostinho sempre se questionou sobre assuntos eminentemene filosóficos: de onde viemos, qual a finalidade da vida humana, o que é a felicidade, o que é o tempo, enfim, temas dos quais se ocuparam também os filosófos antigos. Agostinho era filho de pai ateu e mãe cristã, e teve contato com as leituras biblícas desde pequeno, porém, não gostava do estilo bíblico, gostava das leituras filosóficas, de Platão, Cícero. Converteu-se ao Cristianismo após algumas decepções intelectuais, dentre elas o Maniqueísmo, e encontrou no Cristianismo as respostas para as suas dúvidas existenciais e intelectuais.
Agostinho era filósofo e teólogo. Tem uma Teoria do Conhecimento muito interessante, aliando o conhecimento verdadeiro ao amor. Suas idéias serviram como base para o que se convenciou chamar de Filosofia Cristã, que teve seu desenvolvimento pleno com Santo Tomás de Aquino.
Agostinho se preocupava com a verdade, assim, como filósofo, privilegiava o conhecimento, como cristão, buscava na doutrina cristã o verdadeiro ideal da Igreja.
Um abraço !
2007-03-14 06:51:12
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
A história de Santo Agostinho não pode ser dissociada da de sua mãe, Santa Mônica. Ela era uma católica fervorosa, e como tal queria conduzir seu filho a Deus. Ele era um pensador incansável e muito inteligente. Buscou tanto compreender a ânsia de sua mãe que acabou formando uma doutrina completa que a igreja católica depois aproveitou para fundamentar a sua doutrina, pois ele deixou tudo escrito. Mas, Agostinho, na verdade, buscava ansiosamente compreender o sentido da vida, que sua mãe dizia estar no evangelho de Jesus. Em determinado ponto da vida ele acabou por entender e se convenceu do que entendeu. Surgiu então o santo, digamos assim. Sua história e contagiante. Vc. já leu "As confissões de Santo Agostinho"? Se não leu, procure achar o livro e leia. Vais compreender também. Ele não defendia os ideais da igreja e nem do conhecimento, sua busca era mais profunda. Depois a Igreja aproveitou essas experiências para fundamentar sua doutrina. Ainda bem!
2007-03-13 15:14:03
·
answer #3
·
answered by Zé Paulo 7 3
·
0⤊
0⤋
Santo Agostinho defendia os ideais da igreja, porque se ele defendesse o conhecimento ele não seria canonizado.
2007-03-13 15:05:45
·
answer #4
·
answered by tina l 4
·
0⤊
0⤋