Mazita, somos seres humanos pertencentes á espécie homo, que deveria ser sapiens, mas, que infelizmente, nunca foi merecedora desse título. A Sabedoria é algo que se adquire a cada instante, em qualquer lugar, com qualquer coisa ou com alguém, saber não é apenas e só ter conhecimento, é viver o que aprendemos e nesse viver, adquirir maiores e melhores resultados, até alcançarmos o objectivo a que nos propusemos. A paciência é um dom essencial, para quem quer, realmente, atingir uma meta, há que persistir e nunca desistir, quem desiste já perdeu, antes de começar. A Vida ensina-nos, se estivermos predispostos e abertos para aprender, aprender não é apenas adquirir conhecimento, mas, também e sobretudo assimilar sabedoria, só existe uma forma para alcançar o patamar da Sabedoria e essa chama-se experiência, esta só se obtém praticando; usando o conhecimento adquirido no dia-a-dia, com todos os que nos rodeiam e com tudo ao nosso redor. Se em cada dia conseguirmos aprender algo, por ínfimo que seja, conseguiremos empregar bem o nosso tempo, pois é o pouco que aprendemos que nos ajuda a enfrentar e ultrapassar os obstáculos, que, porventura se nos deparem. “Viver e aprender”, é um adágio popular, que prova, realmente, o quanto a Sabedoria do povo tem razão, se seguirmos este lema, por certo nunca nos arrependeremos de tomar tal decisão. O saber impiríco que a vida nos reserva, é sabedoria adquirida, é essa a melhor prenda que podemos ofertar a nós próprios e o maior legado que deixaremos aos nossos sucedâneos, é algo que só poderemos legar, se os nossos herdeiro quiserem aceitar durante a nossa vida, porque depois desta, só poderão ter a nossa obra, e esta por muito completa que seja é, sempre, uma sombra da realidade. Aqueles que nada construíram a única herança que poderão deixar é a marca da sua passagem por este Mundo, essa marca poderá ser apenas uma ténue lembrança, que brevemente se apagará, ou um sinal bem vincado que perpetuara eternamente a sua memória, apenas por existirmos, nem que seja por fugazes instantes, já tivemos lugar neste sistema, fazendo parte, integrante, da raça humana. A Vida é um tempo que começa e termina com um sopro, que enche os nossos pulmões ou esvazia para sempre, sopro esse que alenta todo o ser vivente, que faz parte integrante da Vida, sem o qual seria impossível a existência.
Com tudo o que temos, de bom e de mau, como seres humanos, somos a espécie animal que mais tem contribuído para a diversidade deste planeta; desde os acontecimentos mais belos, até aos mais aterradores, a mão do Homem esteve sempre presente. Este Mundo, com toda a sua diversidade, seria extremamente monótono e deveras aborrecido, sem a intervenção humana. Tudo o Homem pode, desde os actos mais nobres até aos mais vis; pode pura e simplesmente auto destruir-se, ou construir um Futuro radioso, onde abunde inteligência e a Sabedoria, a tal ponto que não seria impossível chegar á imortalidade. Direi que isso poderá vir a ser uma realidade, tão real quanto, hoje, é a mortalidade.
2007-03-13 10:51:48
·
answer #1
·
answered by Miguel P 6
·
0⤊
0⤋
Uma natureza existência, supra biológica conferindo à Personalidade elementos que transcendem o animal que repousa em nós.
A pessoa, ser único e individual, distinto de todos outros indivíduos de sua espécie, traduz a essência de uma peculiar combinação bio-psico-social.
O instinto não é independente da inteligência. O instinto é uma espécie de inteligência. É uma inteligência sem raciocínio. Por ele é que todos os seres provêem às suas necessidades.
A definição de instinto humano e animal mais conceitual como um exemplo universal é o Presidente George W. Bush porque se ele tivesse vindo ao Brasil para tentar melhorar suas relações comerciais com o Brasil aí sim seria bem vindo aos recônditos dos instintos humanos, mas, como não veio para isso, ele ficará restrito somente aos instintos animais mesmo.
2007-03-13 16:17:33
·
answer #2
·
answered by alaphia2007 4
·
0⤊
0⤋
O instinto humano busca atender as nessecidades básicas de sobrevivência que são: alimentação, sexo, preservação da espécie, (instinto de proteção ao filho), convivência gregária ( viver em grupos), e o sono
Para atender as necessidades instintivas, temos tres fórmas básicas de conduta: O taque, a defesa e a fuga (esquiva).
Beijos.
2007-03-13 15:06:52
·
answer #4
·
answered by Lenda. 7
·
0⤊
0⤋
Instintos violentos, sexuais, territoriais, maternais e de sobrevivência: Estão diretamente associados à natureza animalesca.
Instintos intuitivos, científicos, gananciosos, rituais, altruístas, ideológicos e sobrenaturais: Estão diretamente ligados à racionalidade e à espiritualidade.☺☺☺
2007-03-13 14:53:00
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋