English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Tenho algumas roseiras que não vão pra frente, quando dão rosas minguadas outras nem dão, como mudar isso.

2007-03-13 07:32:45 · 7 respostas · perguntado por Jarde 2 em Casa e Jardim Jardinagem e Paisagismo

7 respostas

Adubo e poda!
Compre revistas especializadas e converse c/ os vendedores de roseiras, em floriculturas.
Retire folhas e galhos secos, não deixe a planta perder a força dela pra tentar recuperar o q já está muito velho. Deixe q ela se concentre nos galhinhos novos, + verdinhos.
Tb só se poda em meses q não têm "R", sabia? Maio, junho, julho e agosto. Prefira os 2 do meio. Na primavera, vc já deve ter botões!
Cuidado c/ a água. Demais, pode apodrecer a raiz. Tb não deve faltar. Ah, e não molhe ao sol, ou se a terra ainda estiver quente, senão vai fazer uma sopa de roseira, vai cozinhá-la e isso não é bom!
Resolvi não lhe indicar nenhum site específico ou copiar dicas da Internet, isto tenho certeza q vc sabe fazer. Preferi explicar assim, espero q tenha sido útil.
O + importante é vc usar o bom-senso e observar muito!
Bj

2007-03-13 09:05:51 · answer #1 · answered by Andrea 7 · 0 0

Rosas são delicadas e gostam muito de sol, mas podem ficar amareladas com esse sol de verão.Tem que estar sempre muito bem adubada pois flor requer energia da planta e se a mesma está fraquinha, sofre demais !Remexa a terra próxima as raízes misturando bem com adubo orgânico (melhor que fosse esterco seco) ou compre um próprio numa loja especializada, as regas devem ser constante principalmente no verão.Vc. não disse se estão no vaso ou no jardim, mas os cuidados são mais ou menos os mesmos sendo que no vaso precisa adubar mais vezes, e regar melhor,muito cuidado com pulgões e outras pragas que costumam se alojar nos brotinhos e botões quando estão pequenos e frágeis.Boa Sorte.

2007-03-13 14:49:32 · answer #2 · answered by topazio 7 · 1 0

Jarde, eu também tenho roseiras e cuido muito bem delas. Primeiro de tudo precisa de uma boa terra adubada. Periodicamente revire a terra, use fertilizantes, farinha de osso etc. As roseiras adoram sol, por isso, nada de plantá-las na sombra. Não tenha pena, se suas roseiras estão feias, pode bem rente, a uns 30 com do solo, tire todos os galhos secos. Regue diariamente e converse com elas, plantas gostam de carinho.Tenha certeza que irão nascer lindas e mais forte.

2007-03-13 23:24:03 · answer #3 · answered by Ivana 5 · 0 0

replantio em outro local,as vezes pode ter formiga nessa área onde estão plantadas...ai ,não crescem mesmo...se tem um coqueiro plantado perto ai nem pensar ,,,não vai crescer e com o tempo acaba morrendo...mais ,se isso não estiver ocorrendo,refaz o plantio com adubo novo,argila expandida,com terra boa, nutrindo as rosas...e regue-as sempre de manhã no máximo até as 7 da manhã e depois o melhor horário é a noite por volta da 21:00h...elas adoram...ser molhadas de noite...mais com este calor ...é melhor sempre regá-las duas vezes ao dia

2007-03-13 22:36:49 · answer #4 · answered by Anonymous · 0 0

Embora as roseiras se reproduzam por sementes e estacas, o melhor é plantar enxertos, porque há maior garantia que produzirão a mesma flor que a roseira da qual foi tirada a borbulha ou gema. Para fazer o enxerto, o melhor cavalo (suporte ou porta-enxerto) é o “americano”, porque, além de resistente, não tem espinhos, o que facilita os trabalhos, não havendo o perigo de ferimentos.
Os enxertos podem ser feitos em viveiros de mudas de cavalos e depois transplantados para o lugar definitivo ou, então, já plantamos os cavalos no lugar definitivo e depois fazemos os enxertos. Essa última técnica evita o transplante, que dá mais trabalho e sempre faz a planta sofrer um pouco.
O transplante deve ser feito de abril até o início de agosto podendo ser até mais tarde, conforme a região, desde que possam receber regas abundantes e regulares. O procedimento para o transplante é o seguinte:

- arrancar as plantas, com cuidado para não cortar as raízes;

- retirar a terra que fica presa às raízes e enrolá-las em um pano bem úmido, para evitar que fiquem ressecadas ou, então, deitá-las, inclinadas, em valetas de 40 a 50cm de profundidade, para que se conservem melhor, até serem plantadas;

- na hora do plantio devemos, com um canivete bem afiado, fazer uma “limpeza” nas raízes, cortando todas as compridas demais, as quebradas e as podres, sempre lembrando que quanto mais raízes ficarem, melhor;

- plantar as roseiras na cova, mas com as raízes o mais possível na sua posição normal anterior, evitando que fiquem enroladas ou viradas para cima e só a enterramos até a altura do colo;

Tão logo elas fiquem na posição certa, já dentro da cova, devem ser cobertas com terra e depois apertamos um pouco para firmar a roseira e para que as raízes fiquem bem em contato com a terra. Devemos regá-la bastante até a terra ficar bem molhada. Podemos, depois, cobrir as covas somente ou todo o terreno, com uma cobertura morta de palha, capim seco, cavacos de madeira ou palha de arroz.

2007-03-13 22:07:33 · answer #5 · answered by Edinho_rp 2 · 0 0

Onde plantar?
De preferência, num local ensolarado e bem arejado. Para florescer bem e praticamente o ano todo, a roseira precisa de sol pleno, ou seja, pelo menos de 6 a 7 horas diárias de luz solar direta. Recomenda-se um local arejado, para evitar a o surgimento de fungos nas folhas e flores, especialmente em regiões chuvosas.

Que tipo de solo é mais adequado?
As roseiras podem se desenvolver bem em qualquer tipo de solo, mas é preferível garantir uma terra mais para argilosa, que tenha boa drenagem. O solo rico em húmus é especialmente benéfico para as rosas. Quanto ao pH, o índice ideal situa-se entre 6,5 e 7 (neutro). Em lojas de produtos para jardinagem, é possível adquirir kits para medir o pH do solo. Se for necessário fazer a correção, uma boa dica é a seguinte: a adição de 150g de calcário dolomítico por m2 de canteiro eleva em 1 ponto o índice de pH; por outro lado, 150g de sulfato de ferro por m2, diminui o pH em 1 ponto.

Como preparar o canteiro?
Cerca de uma semana antes de plantar as mudas, cave bem a terra até cerca de 40 cm de profundidade. Para cada m2 de canteiro, incorpore uma mistura de 15 Kg de esterco curtido de gado e 200g de farinha de ossos.

Qual é o espaçamento que devemos deixar entre as mudas na hora do plantio?
Existem vários tipos ou variedades de roseiras (silvestres, híbridas-de-chá, sempre-floridas, miniaturas, rasteiras, arbustivas, trepadeiras e cercas-vivas) e o espaçamento vai depender da variedade de rosa que estiver sendo plantada. É possível basear-se no seguinte:
· arbustivas: 1 metro entre as mudas
· trepadeiras: de 1 a 2 metros entre as mudas
· cercas-vivas: 50 a 80 cm entre as mudas
· híbridas-de-chá e sempre-floridas: 50 cm entre as mudas
· miniaturas: 20 a 30 cm entre as mudas
· rasteiras: 30 cm entre as mudas

Qual é o período ideal para o plantio?
Se o plantio for feito com mudas “envasadas” (normalmente vendidas em sacos plásticos), não há restrição para o plantio: pode ser feito em qualquer época do ano, mas os especialistas recomendam evitar os meses mais quentes, sempre que possível. Já para o plantio com mudas chamadas de “raiz nua”, o período mais indicado vai da segunda metade do outono à primeira metade da primavera

Como devem ser as regas das roseiras?
Logo após o plantio das mudas e até a primeira floração, regue moderadamente, mas todos os dias. Depois disso, recomenda-se regar uma vez por semana no inverno e duas vezes por semana em época de seca. Na temporada de chuvas é possível até suspender as regas. Uma dica: a terra deve permanecer ligeiramente seca entre uma rega e outra.

Qual é a adubação indicada para fortalecer e estimular a floração das roseiras?
De preferência, deve-se fazer de 2 a 3 adubações anuais: a primeira logo após a poda anual (entre julho e agosto); a segunda entre novembro e dezembro e a terceira entre os meses de janeiro e fevereiro. A melhor adubação é a orgânica, baseada em esterco animal, composto orgânico, farinha de ossos e torta de mamona. As quantidades, para cada metro quadrado de canteiro, são as seguintes:
· 20 litros de esterco curtido ou 2 Kg de composto orgânico
· 200g de farinha de ossos
· 100g de torta de mamona
Espalhe a mistura em volta das plantas e incorpore-a ao solo.

Quando deve ser feita a poda?
A primeira poda deve ser feita cerca de um ano após o plantio e repetida todos os anos, entre os meses de julho e agosto.
-----------------------------------

Como manter as roseiras bonitas

- Elimine as flores secas:
Com uma tesoura afiada, corte as flores murchas ou com sintomas de pragas

- Regue abundantemente:
Na estação mais quente não pode faltar umidade as roseiras, para tal é necessário regá-las abundantemente; não jogue água nas flores e sim no pé das roseiras.

- Coloque adubo:
Junto as roseiras, coloque estrume bem decomposto.
--------------------------------

beijinhos

2007-03-13 15:13:49 · answer #6 · answered by Leyloca 6 · 0 0

As roseiras gostam de areia misturada na terra e vc pode poda-las e colocar um adubo proprio e não esqueça da areia.

2007-03-13 14:50:00 · answer #7 · answered by veruska 6 · 0 0

fedest.com, questions and answers