English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

O que conta mais no mercado de trabalho, diploma universitário ou falar outro(s) idioma(s)?

2007-03-13 05:59:37 · 7 respostas · perguntado por estudante 2 em Sociedade e Cultura Idiomas e Línguas

7 respostas

A maior parte dos diplomas universitários não vale nada. O que conta é você saber. O diploma apenas indica ao empregador potencial que você fez cursos que lhe ensinaram um dado assunto. Vou dar-lhe um exemplo. Se você estudar Ciência de Computação, mas nunca ter ouvido falar do que seja Construção de Compiladores, Estrutura de Dados, Coleta de Lixo Conservativa, Mutex, etc. não vai adiantar nada. Você não resolverá o problema do empregador, e seu diploma não conseguirá impedir a empresa de colocá-lo no olho da rua.

Agora vamos às línguas. Claro que conhecer inglês, hoje em dia, é inútil, pois é tanta gente que sabe esta língua, que ela perdeu totalmente o valor para vender nossos serviços. Conheço gente que fala inglês sem sotaque nenhum, escreve maravilhosamente, e mal consegue ganhar mil reais (se este é a única coisa que a pessoa sabe). Aliás, conheço vários americanos e ingleses, meus amigos, que se matam dando aulas, escrevendo cartas comerciais, fazendo traduções e ganham uma miséria (quando digo miséria, é miséria mesmo, coisa de 1000, 1200 reais por mês).

Agora se você souber uma língua importante comercialmente, e que pouca gente sabe, a coisa muda de figura. Hoje em dia, a melhor língua para vender seus serviços é o chinês. Compramos quase tudo da China e vendemos muita coisa para lá. Então, se você dominar o chinês falado e escrito, "cara", você está feito na vida. Meus filhos, é preciso obrigá-los a estudar, pois você nem imagina quantos comerciantes, importadores, empresas de engenharia, que os procuram para traduzir cartas, manuais, ou mesmo ir à China ajudar a fechar negócios.

Outra língua muito útil é o alemão, porque a Alemanha é o maior exportador do mundo (embora esteja quase sendo ultrapassada pela China). Então se você perguntar-me qual é melhor, se ter um diplona de alguma faculdade de ponta de esquina, ou falar e escrever chinês, inglês e alemão, digo que é falar e escrever chinês, inglês e alemão.

A propósito, embora inglês não seja muito útil para ganhar dinheiro, é um complemento importante, pois poderá ajudar outras pessoas, que só falam inglês, a fechar negócios na China. A propósito, não queira ter a experiência de concorrer fechando contratos na China, falando só inglês, com alguém que fala chinês, inglês e português; enquanto você está lá, com cara de "bocó", esperando a vez no intérprete, ele puxou o empresário para o lado, e está cochichando com ele, coisas que você não entende. E depois, o empresário, encantado com o chinês de seu concorrente, convida-o para sua casa, para visitar a fábrica, etc. Então você já viu, seu contrato bateu asinhas rsrsrs Eu já passei por estas experiência. Mas agora levo os pimpolhos junto rsrsrs

2007-03-13 21:22:41 · answer #1 · answered by Eduardo C 3 · 0 0

Hivan answered 1 dia ago
Eu conheço esse pessoal que vende,muitas pessoas ja compraram com eles.

Ola Galera
Vendo Diploma em metal aço escovado, gravação em baixo relevo esmaltado com moldura
em alumínio e fundo em veludo, nas cores: vinho, vermelho, verde, azul ou preto.
Enviamos
para todo Brasil com frete grátis, no qual levará de dois a tres dias dias úteis para chegar.
MEDIDAS: 41,5cm X 32,5cm
Diplomas escolares e históricos [ENSINO FUNDAMENTAL / ENSINO MÉDIO / TÉCNICO / NÍVEL
SUPERIOR / PÓS / MESTRADO] habilitado para todas as áreas.
Documento com entrada
na secretaria de educação e reconhecido pelo MEC e registros nos órgãos obrigatório,
para ter certeza de que você terá um documento devidamente reconhecida, será feito
o registro em seu nome na Secretaria de Educação , os documentos completos
e devidamente conceituado, poderá ser usado para ingressar em faculdades, concursos
públicos, Polícia Militar, Civil e etc… não fique preocupado, a publicação
em Diário Oficial para cursos ficará a seu critério.
Sem mais,
Obrigado
Jose Carlos Freire da Costa
Departamento de Comunicação
e.carther@bol.com.br

2014-03-28 11:32:30 · answer #2 · answered by Anonymous · 0 0

Depende MUITO da empresa. Para o serviço público, geralmente o diploma universitário. Para o serviço privado, depende do ramo. Mas ainda assim acho que o diploma quase todas as vezes conta mais.
O bom mesmo é ter os dois né.

2007-03-13 08:55:39 · answer #3 · answered by Alyson Vilela 6 · 0 0

1 + 1 = 3 ??

SIM! Faca faculdade no exterior, nem que tenha que passar as noites entregando pizza ou fazendo limpeza de escritórios vazios para se sustentar.

Quando voltar, você terá:

DIPLOMA - como você estudou fora, seu diploma possuirá uma qualidade intangível muito valorizada no Brasil, mesmo que seja de uma faculdade desconhecida.

LÍNGUA - além das palavras e gramática, você terá conhecido a cultura por trás da língua, e terá aprendido a utiliza-la mais efetivamente

Nesse caso, diploma + língua = super emprego

BOA SORTE

2007-03-13 06:29:23 · answer #4 · answered by R M 2 · 0 0

Os dois, mas pela minha experiência a graduação vem em primeiro lugar, pois sem ela vc sequer é selecionado para uma entrevista.

2007-03-13 06:09:09 · answer #5 · answered by Cil 4 · 0 0

Essa pergunta é bastante relativa... Depende muito do contexto, da área onde vc vai atuar, das possibilidades futuras... Às vezes vc já está trabalhando e se pede que vc faça um curso, às vezes não... depende...

Mas numa visão mais geral poderia dizer que em primeiro viria o diploma universitário (Por se tratar de um diploma de 3º grau) e depois as línguas... Mas atenção: Mais importante do o diploma das língas é ser fluente de fato !

2007-03-13 06:08:04 · answer #6 · answered by Eduardo B 2 · 0 0

Os dois são importantíssimos, mas em primeiro lugar vem a graduação e depois o curso de idiomas...@

2007-03-13 06:03:33 · answer #7 · answered by Rocha 5 · 0 0

Esta é uma pergunta muito subjetiva. Com certeza se vc falar fluentemente uma outra ligua e não for formado vc não conseguirá um emprego bem remunerado. Agora se vc for formado e não falar outra lingua tb não conseguirá um emprego bom. logo os dois são importantes. Comece pelo inglês. O Ideal hj em dia é falar duas linguas ser graduado e pos-graduado para conseguir entrar no mercado de trabalho com competividade.

2007-03-13 06:05:28 · answer #8 · answered by rodjuca 2 · 0 1

fedest.com, questions and answers