English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Como fazer para que a influencia exterior, escola, amizades dos filhos não "estraguem" o trabalho dos pais ao tentar dar a melhor educaçao para seus filhos?

Eu tento que meus filhos entendam os verdadeiros valores da vida, que sejam pessoas correctas, mas quando lá fora eles aprendem coisas erradas até pelos professores fica uma tarefa bem mais dificil

Minha filha de 14 anos está preocupada por ser virgem! Diz até q a professora dela fala q com 14 é a idade ideal para perder a virgindade..eu até já falei com a professora e ela diz q eu intrepertei mal mas, sei lá...fica tao dificil educar com tanta bobagem q colocam na cabeça de nossos filhos

Meu filho só se liga no aspecto, com 8 anos ele diz q não quer fazer amizade com pessoas feias porque todos os colegas pensam assim...

Voce nao sente q cada vez mais influencia exterior desiduca e dificulta a tarefa dos pais?

2007-03-13 04:32:28 · 11 respostas · perguntado por Anonymous em Família e Relacionamentos Família

11 respostas

---Seria interessante que vc se mudasse para uma cidade onde as pessoas são mais humanizadas e educadas, afinal de contas, educação não é só conhecimento técnico e beleza física, mas é tb respeito ao próximo, às diferenças e nobreza de espírito.

2007-03-13 04:43:41 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 0

Concordo plenamente, é preciso repensar a educação no País como algo que "constrói" de verdade uma Nação e essa Nação seja o Páis e não Paris e nem Estados Unidos ou Coréia. Um projeto com a cara do Brasil de Paulo Freire, de Darcy Ribeiro e de Anísio Teixeira que precisaria de ser humilde para ouvir os educadores do ensino Público e Particular desse país, em atividade e aposentados, os Mestres e Doutores, Os Institutos, as Igrejas, as Indústrias e Fábricas Sociedade de uma forma geral, grandes pensadores de educação, e os alunos, representantes de diversas esferas, pessoas humildes e enfim planejar um País para o Futuro dele a longo prazo, e isso através de Fóruns, Seminários, Debates, Pesquisas.


SERIA PEDIR MUITO?

2007-03-16 14:38:49 · answer #2 · answered by ÍNDIO 7 · 0 0

Paula, bom dia.
Acho que dá prá dividir a sua pergunta em diversas partes mas, examinando algumas, eu vejo assim:

Quanto à escola
Voce pode procurar uma escola que tenha um perfil diferente do que a atual.
Se não condiz com o que você quer que seja passado como valor aos filhos, deve mudá-los de escola.

Quanto à menina
Nem tudo o que os filhos nos dizem é exatamente o que lhes foi dito. Porque todos nós seres humanos temos uma tendência natural em puxar a sardinha prá nossa brasa.
Então, pegamos parte de frases e transformamos em frases completas. Pegamos perguntas e transformamos em afirmações... e assim por diante.
Não seria de estranhar que o que a tua menina disse seja uma interpretação dela de alguma coisa que ouviu. Até pode ser que seja exatamente o que ouviu, mas, eu, convivendo tem mais de 30 anos com minha mulher - que é professora - já vi um montãooooooo de coisas assim.

Do menino
Ele (e a menina também) está vivendo um momento em que a opinião do grupo é muito importante. Ele entende que depende do grupo pra viver. Isso é comum no desenvolvimento de uma criança. E, se o grupo elegeu esse detalhe (a beleza) como a referência, ele também adotará por uns tempos.

O que você pode fazer.
Do menino: mostrar outras coisas que podem ser importantes também como referência - bondade, fraternidade, ser bom de bola etc... (coisas que ele tem possibilidade de reconhecer). Não queira impor a ele essas coisas. Apenas vá mostrando que ele mesmo, com o tempo, vai amadurecendo e percebendo e adotando.
Importante você saber que os filhos costumam reproduzir o que enxergam muito mais do que o que ouvem. Seja bom exemplo. Tenha boas referências para ele aprender também com você.

Da menina
14 anos é uma idade linda.
Onde a menina já amadureceu um montão de coisas (muito mais que os meninos) e os pais ainda a enxergam como uma criança. Se você puder, procure livros ou palestras ou mesmo aconselhamento com psicólogos a respeito. Tem coisas maravilhosas que você pode conhecer e que certamente irão te aproximar mais dela. Esse momento da vida é extremamente importante para ela. Procure participar de forma amorosa - o que só se consegue fazer compreendendo o que acontece e o que se passa com o próximo. Passe a ouví-la mais como um adulto e veja que boas coisas ela vai te mostrar. A maior parte, reflexo do que viu você praticando. Então, tenha calma e paciência.

Da relação do indivíduo com os outros
A relação exterior educa ou deseduca na medida em que as pessoas queiram receber. Crianças estão sob forte influencia dos filtros que os pais colocam. Jovens, começam a questionar esses filtros e, se não forem ouvidos e percebidos, sujeito a colocarem outros que a sociedade lhes apresenta (em especial a mídia). Isso faz parte do processo evolutivo do ser humano. Conviver.
Então, seja também um bom farol para que teus filhos possam ter o caminho deles iluminado pela tua conduta.
E, respeite se quiserem testar alguma coisa diferente.
Apenas não deixe que se exponham a riscos sérios.
Ralar o joelho é uma boa forma de aprender a não correr muito hehehe.

Um abraço e que o Amor possa estar presente nas tuas atitudes.
Márcio

2007-03-16 02:36:16 · answer #3 · answered by Marcio 4 · 0 0

é ?

2007-03-13 11:59:40 · answer #4 · answered by Kobe 3 · 0 0

Eu tenho um filho de 15 anos. OLha é duro heim, ensinamos o certo, e lá fora muitas vezes eles tem q agir de maneira diferente para serem aceitos pelo grupo, pelo meio. A opinião social é mais forte. Eu procuro educar meu filho através dos exemplos que dou a ele.
Digo a ele para ser autêncico, mesmo que os colegas fiquem zuando ele em alguma coisa, digo que se for firme em sua opinião, e realmente se sentir seguro do que acha, com o tempo eles dirão: "o fulano é assim mesmo, careta, mas é um cara maneiro". Digo para ele, seja firme em suas opiniões, em suas bases, faça-se respeitar e respeite seus colegas.
E quando tem uma amizade que considero de má influência, falo na hora minha opinião, e vou cortando logo. Pior é que eu traço o perfil do sujeito e falo: " ele é tipo assim, e assim..." e meu filho fala: "mãe lá vem vc falar, vc nem conhece..." Passa uns tempinhos e ele vem me contar: " karaca, bem que tu falou... Mãe vc é bruxa é? "
Ai eu falo pra ele que não sou bruxa, mas a esperiência faz a gente enxergar mais longe, pelo andar da carruagem já se sabe quem vai dentro.

Paciência , pulso forte e boa sorte!
Não tema em ser firme com eles, um dia vão te agradecer. Se o mundo tá ruim, tá difícil lá fora, vamos dar duro com esses aborrecentes dentro de casa.

2007-03-13 05:28:27 · answer #5 · answered by flavya_flor 2 · 0 0

Sim. Os professores estão cada vez mais despreparados. As escolas se moldando aos conceitos populares. Ninguem está nem aí para uma boa formação. Valorizam futilidades. Sabem que estão errados, por isso querem cada vez mais cumplices nisso "discipulando" nossos filhos.
Acho que temos que ser ousados tanto quanto ele são e brigar por isso.

2007-03-13 05:02:42 · answer #6 · answered by Lelele 4 · 0 0

Tenho dois filhos e compreendo o que sentes!
Educo meus filhos dando exemplos , mostrando os erros de outros jovens.
Dou responsabilidades ,aconchego,segurança
Sempre tenho problemas com os professores, vou e reclamo !
Educar filhos realmente é difícil !
Quando ter a primeira relação sexual é preciso orientar, não devemos seguir modismo .
A confiança do filho nos pais é muito importante,
Eles devem ser livres e orientados!
Saber que tem realmente uma mãe" Amiga".

2007-03-13 05:00:24 · answer #7 · answered by Angelica 33 2 · 0 0

Ola Paula boa tarde para vc !

A sua preocupacao nao e unica. Nao tive a oportunidade de ter filho, mas vc tem total razao em pensar assim.

Hoje, os conceitos morais da crianca e dos adolescentes sao totalmente diferentes da educacao que tivemos e isto se deve aos programas das emissoras que colocam a beleza exterior, o desrespeito aos pais e ao proximo, a violencia que deixa os nossos coracoes em alerta e que eles nao entendem o porque das nossas atitudes.

Mas se vc mudar sua tatica para que haja um relacionamento pais-filhos no dialogo franco e aberto vc com certeza dara a eles a confianca, o respeito, a amizade, o carinho e pode mudar a sua realidade.

Eles nao tem culpa de viverem neste mundo hipocrita aonde so pesam os valores materais e nao os morais.

Diante de tudo que expos para vc, amiga, reflita e tenha fe em Deus e procure ser alem de mae uma verdadeira amiga, pois tudo o que ele nao encontrar na sua casa, vai encontrar na rua como droga, violencia, desamor, desrespeito ao proximo e a familia.

Boa sorte em sua caminhada e que nunca desanime e sim lute para fazer dos seus filhos grandes pessoas no futuro.

2007-03-13 04:54:15 · answer #8 · answered by luciana c 7 · 0 0

A educação dos pais consiste principalmente em dar exemplos, amor e carinho. Se a sua filha preocupa-se por ser virgem aos 14 anos provavelmente é porque ela aprendeu que precisa seguir o ritmo da sociedade que vive, e isso é uma forma de "sobrevivência", de se sentir aceita. Você pode expor o seu ponto de vista, mas sabe que não conseguirá mudar o que a sociedade dita. Nesse caso o problema não é da escola, mas de você que não consegue compreender as mudanças de valores do mundo atual. Como disse a Elís "como os nossos pais".

2007-03-13 04:52:59 · answer #9 · answered by Mordillo 7 · 0 0

Sim pois o proessore sna maioria das vezes men tem informacoes o sulficiente para falar dos assunto cotidianos!

2007-03-13 04:45:23 · answer #10 · answered by RHYKARDHOH! 5 · 0 0

fedest.com, questions and answers