A primeira reação é sempre (salvo heróicas situações) a de ter acionado esse dispositivo psicológico da teimosia a que vc se referiu.
Com o tempo as pessoas vão aceitando, tome-se o exemplo de Galileu ter provado que a Terra girava em torno do sol e não o contrário.
Eu, particularmente, faz muito tempo que não questiono por questionar, sempre me faço essa pergunta antes de abordar qualquer assunto: Será?
2007-03-14 22:49:29
·
answer #1
·
answered by Enzo- 7
·
0⤊
0⤋
nossa mente é flexivel e aberta a qualquer coisa nova; ocorre que a fechamos para o raciocinio com paradigmas ultrapássados em qualquer area e valores inveridicos que resolvemos aceitar;.
TUDO na vida tem explicação; o fenomenal, marvilhoso, oculto, já ficou lá atras na grecia e na idade media; estamos no terceiro milenio e tudo o que não encontrarmo explicação na nossa cabeça tem que ser feito pelo estudo; somos teimosos, beirando burrice, porque o mundo já foi filosoficamente e religiosamente e nós estamos marcando passo;
se voce se decidir a largar seu paradigma e começar novo caminho filosofico ficara surpresa com o tmpo perdido sem tantas explicações e conhecimento
bjus
2007-03-13 08:17:45
·
answer #2
·
answered by lcmvip 5
·
0⤊
0⤋
Minha cara Nefertite
Isso depende muito do grau de desenvolvimento da pessoal, não só intelectual, mas moral também.
Como você mesmo escreveu, falta muita reflexão, a maioria das pessoas tira conclusões extremamente precipitadas por pura ignorância, e dificilmente dão espaço para o novo.
Entendo que o correto seja "pensar, sentir e agir", mas muitos simplesmente pulam a parte do meio, não sentem antes de agir.
2007-03-13 06:37:51
·
answer #3
·
answered by Stric Smifri 2
·
0⤊
0⤋
Nefertit,eu penso que há dois tipos de pessoas:as refratárias às mudanças,que são os presunçosos e orgulhosos;que não aceitam se curvar perante o novo.Esse,perde a oportunidade de se desenvolver como ser humano em todas as áreas,e estão fadados aos fracasso.Nesse mundo competitivo,onde vivemos atualmente,não há lugar para eles.
Os outros são os liberais de mente aberta:que procuram estudar ,procurar cada vez mais aprimorar no seus conhecimentos ,e sentem prazer com as novas descobertas,descartando o que já não mais vigora.
Como disse antes ,quem revê seus conceitos,está sempre em maior evidência,tem melhores rendimentos e são bem mais aceitos na sociedade atual.
2007-03-13 06:28:24
·
answer #4
·
answered by marinamorena@yahoo.com.br 6
·
0⤊
0⤋
Eu considero a minha mente suficientemente flexível, uma coisa que sempre detestei; Ser reacionário.
2007-03-13 04:37:21
·
answer #5
·
answered by JIMMY NEUTRON " O Avaliador 6
·
0⤊
0⤋
Em minha opinião, a resistencia a abrir a mente para analizar desapaixonadamente cada ideia ou acontecimento que podería levarlas a uma melhor vida, é caracteristica da maior parte das pessoas que, coincidentemente, habitam os paises mais atrasados técnológicamente ... Alí, onde existe maior pobresa, maior autoritarismo, e maior injustiça social....
Assim mesmo, encontro que, nestes paises, a maior parte da população é mais susceptivel a assimilar propagandas populistas, que, a todas luzes, as levam , mais a mais, a ser eternamente escravas da miseria e da ignorancia...
Cada vez que me detenho a pensar, encontro a inffuencia desse fenómeno, na maior parte de Africa e em quase todos os paises da nossa rica em recursos naturais, porem pobre em mentes receptivas....América Latina.
2007-03-13 04:34:19
·
answer #6
·
answered by omeirelles 6
·
0⤊
0⤋
A nossa mente, o mais completo, o mais rápido, o mais poderoso e de maior capacidade de armazenamento, do que qualquer, computador já criado, ou à ser inventado pelo homem, ainda nos é, uma caixinha de surpresas.
Podemos aprender muitas coisas, mas temos, um anti vírus,
que dependendo do assunto, pode ser moral, por vezes, certo, ou errado, ou tabu e vários outras coisas, que seria impossível enumera-las.
Sabemos que, podemos estar de frente para fatos novos, a mente processa a informação, o que pode coibir de aceita-la
é, como eu disse antes, o anti-vírus, saber se aquela informação é aceitável, a nossa moral, que faz parte da mente, mas do, setor dos periféricos, é que vai atualiza-la e ver se consegue encaixa-la, da melhor maneira possível, caso possa correr algum dano, pode ser deletada, ou esquecida, em algum canto do sub-consciente.
A mais perfeita máquina, ainda é um mistério de como ela funciona, pois ela não para nunca, nem quando você está dormindo.
2007-03-13 04:22:54
·
answer #7
·
answered by sal 5
·
0⤊
0⤋
Temos a mente rígida (que aumenta com a idade) e temos uma resistência inerente ao nosso ser. Tudo quanto é novidade parece levar uma brecada logo de cara. A convivência com o novo traz familiaridade. Nesse meio tempo, novos pensamentos se formam, caem barreiras dos preconceitos e, então, ficamos mais susceptíveis a aceitar.
2007-03-13 04:08:20
·
answer #8
·
answered by Navio Fantasma 6
·
0⤊
0⤋