English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2007-03-13 02:33:33 · 3 respostas · perguntado por GT2 1 em Ciências Sociais Economia

3 respostas

PIB é o somatorio de tudo que é produzido INTERNAMENTE no pais em um delimitado periodo de tempo (comumente utilizamos um ano).

PIB real e toda essa produção descontado as pressões inflacionárias.

Inflação é um aumento generalizado de preços em uma data economia. Quando esse aumento se torna contínuo e sistêmico, temos um processo inflacionário. Existem dois tipos de inflação: 1) Inflação de custos, que é o aumento do preço do bem, causado pelo aumento no preço dos insumos necessários a sua confecção. É o que acontece com o preço do pão frances, quando o preço do trigo que importamos para fabricá-lo aumenta no mercado externo, haja visto o Brasil não produz trigo. 2) Inflação de demanda, que é causada pelo aumento na demanda por um determinado bem. E o que acontece com os preços dos cítricos a cada vez que um furacão passa sobre a Flórida, quando isso acontesse, nossa laranja tem um aumento de demanda pois passa a ser consumida (e disputada) não só por nós mas também pelos americanos (que pagam em dólar).

Basicamente DEFLAÇÃO seria o contrário no entanto, de forma assim tão abrangente, deflação não é um evento comum em nenhuma economia (quase impossível, para ser mais exato). Por mais que possa ocorrer deflação, tal ocorrência normalmente é setorizada, ou seja um determinado setor (ou poucos setores) apresenta uma queda de seus preços e essa queda acaba puxando os índices de inflação oficiais para baixo em alguns casos até abaixo de zero (mas por um período de tempo bem curto).

Algo que pode exemplificar a raridade desse evento, é que para ocorrer uma deflação plena, os salários (que são os preços cobrados pelo uso da mão de obra), também deveriam cair, no entanto os salários são, na maioria dos paises, protegidos por leis, e por tanto não podem ser reduzidos. Diante diso deflações plenas dificilmente ocorrem e isso sem contar os subsídios, os repasses governamentais, etc.

Valeu?

Barbosa.

2007-03-13 13:26:57 · answer #1 · answered by BARBOSA® 7 · 1 0

Em esquema simplista:
PIB é o somatório do valor dos produtos finais produzidos internamente num país durante um periodo, normalmente um ano. Quando a esse valor é descontada a inflação então temos o PIB Real. Se não for descontado o valor da inflação, temos o PIB Monetário ou também chamado Nominal.
Deflacionar é precisamente retirar o valor da inflação ao produto considerado, para assim sabermos qual foi de fato o valor real ou material desse produto.
Não confundir um periodo de crise com deflação, já que este é apenas um acto de retirar o valor da inflação.
Quando vivemos,simultaneamente em crise e inflação, então temos uma economia em "estagnaflação" !
Fácil, não acha?

2007-03-13 11:43:26 · answer #2 · answered by R Campos 5 · 2 0

PIB = Produto Interno Bruto, soma de todas as riquezas produzidas em um local durante um ano. Eu nao sei o que vc quer dizer com real e monetario?? Talvez sejam maneiras diferentes de medir.
E deflação é o contrário de Inflação, ou seja, se a Inflação é perda de valor monetario de uma moeda, a deflação é quando uma moeda passa a ter mais poder de compra.

2007-03-13 02:50:46 · answer #3 · answered by LaPergunta? 4 · 0 0

fedest.com, questions and answers