resposta
resumo sobre respiração=Na linguagem vulgar, respiração é o ato de inalar e exalar ar através da boca ou das cavidades nasais. Tratando-se de linguagem científica respiração não é nada disso.
Os processos fisiológicos que renovam o ar da via aérea condutora, de ar para os pulmões, e dos alvéolos, que ocorre nos períodos da inspiração e da expiração pulmonar são denominados de ventilação pulmonar. classificação da ventilação pulmonar:
* ventilação pulmonar natural: a ventilação acontece sem o uso de dispositivo para auxiliar a ventilação.
* ventilação pulmonar assistida: a ventilação ocorre com o uso de dispositivo que modifica a mistura gasosa,a pressão do gás, o fluxo de gás inspirado, a freqüência ventilatória ou quaisquer processos da ventilação pulmonar.Quando o dispositivo utilizado é um ventilador pulmonar, a ventilação pulmonar é mecânica, isto é,uma ventilação pulmonar assistida com ventilador pulmonar.
Respiração e ventilação pulmonar são processos totalmente distintos então, estes termos não se equivalem e não devem ser usados como sinônimos. Ver a descrição abaixo.RESPIRAÇÃO
Nesta secção e em muitos livros sobre respiração notei que não existe padronização quanto às definições e as nomenclaturas usadas para descreverem os processos fisiológicos envolvidos com o fornecimento de oxigênio para às células e com a remoção do excesso de gás carbônico do sangue. Basicamente, isto acontece porque o termo respiração é usado como sinônimo de ventilação pulmonar, o que deve ser inaceitável do ponto de vista da fisiologia humana. Alguns autores citam duas definições para a respiração o que causa incompreensão, senão vejamos:
Do ponto de vista da fisiologia, respiração é o processo pelo qual um organismo vivo troca oxigénio e dióxido de carbono com o seu meio ambiente.
Do ponto de vista da bioquímica, respiração celular é o processo de conversão das ligações químicas de moléculas ricas em energia que possa ser usada nos processos vitais.
Para ensinar e desenvolver qualquer atividade científica, as definições, as nomenclaturas e os conceitos devem ser padronizados universalmente. Então, uma das definição acima deve ser abandonada. Para resolver este dilema relembro as seguintes definições: VENTILAR(do latim ventilare, aerar): 1.Fazer o ar circular num ambiente. 2. Renovar o ar de um ambiente. VENTILAÇÃO(do latim ventilatio, ventilationis):1.Pasagem contínua de ar fresco e renovado, num ambiente ou local. 2. Técnica ou instalação de um aparelho que permita ventilar um local. 3. Movimentação do ar, natural ou provocada para estabelecer sua circulação dentro de um ambiente. VENTILAÇÃO PULMONAR: são processos que visam a renovação do ar da via aérea condutora de ar para os pulmões, e do espaço alveolar, que ocorre durante os períodos da inspiração e da expiração pulmonar. RESPIRAÇÃO AERÓBICA: são processos bioquímicos intracelulares compostos por reações de óxido-redução que consomem oxigênio e nutrientes para produzir a enegia biológica que é utilizada nas funções celulares. HEMATOSE PULMONAR: é um processo que envolve a troca entre os gases (oxigênio e gás carbônico) dos alvéolos e do sangue capilar pulmonar. Não confunda hematose com ventilação pulmonar que é a renovação do ar da via aérea condutora e dos alvéolos. Portanto, o processo da ventilação pulmonar é indiscutivelmente e totalmente diferente da respiração então, pense antes de falar ou escrever sobre estes processos, por exemplo, é incorreto dizer respiração boca a boca, o certo é ventilação boca a boca. E, ainda, respiração celular é reduntante, pois a respiração é sempre celular.
O processo básico da respiração é a oxidação da glicose, que se pode expressar pela seguinte equação química:
C6H12O6 + 6O2 → 6CO2 + 6H2O + energia
Este artigo centra-se nos fenómenos da respiração, que se processa segundo duas sequências básicas:
1. Glicólise e
2. Oxidação do piruvato através de um de dois processos:
a) Respiração aeróbica
b) Respiração anaeróbica
[editar] Oxidação do piruvato
De acordo com o tipo de metabolismo, existem duas sequências possíveis para a oxidação do piruvato proveniente da glicólise:
[editar] Respiração aeróbica
A respiração aeróbia requer oxigênio. Cada piruvato que entra na mitocôndria e é oxidado a um composto com 2 carbonos (acetato) que depois é combinado com a Coenzima-A, com a produção de NADH e libertação de CO2. De seguida, inicia-se o ciclo de Krebs. Neste processo, o grupo acetil é combinado com compostos com 4 carbonos formando o citrato (6C). Por cada ciclo que ocorre liberta-se 2CO2, NADH e FADH2. No ciclo de Krebs obtém-se 2 ATPs. Numa ultima fase - cadeia transportadora de elétrons (ou fosforilação oxidativa) os elétrons removidos da glicose são transportados ao longo de uma cadeia transportadora, criando um gradiente protónico que permite a fosforilação do ADP. O aceptor final de elétrons é o O2, que, depois de se combinar com os elétrons e o hidrogênio, forma água. Nesta fase da respiração aeróbia a célula ganha 32 moléculas de ATP. Isso faz um total ganho de 36 ATP durante a respiração celular em que intervém o oxigênio.
[editar] Respiração anaeróbica
A respiração anaeróbica envolve um receptor de eléctrons diferente do oxigénio e existem vários tipos de bactérias capazes de usar uma grande variedade de compostos como receptores de eléctrons na respiração: compostos nitrogenados, tais como nitratos e nitritos, compostos de enxofre, tais como sulfatos, sulfitos, dióxido de enxofre e mesmo enxofre elementar, dióxido de carbono, compostos de ferro, de manganés, de cobalto e até de urânio.
No entanto, nenhum destes , a respiração anaeróbica só ocorre em ambientes onde o oxigénio é escasso, como nos sedimentos marinhos e lacustres ou próximo de nascentes hidrotermais submarinas.
Uma das sequências alternativas à respiração aeróbica é a fermentação, um processo em que o piruvato é apenas parcialmente oxidado, não se segue o ciclo de Krebs e não há produção de ATP numa cadeia de transporte de eléctrons. No entanto, a fermentação é útil para a célula porque regenera o dinucleótido de nicotinamida e adenina (NAD), que é consumido durante a glicólise.
Os diferentes tipos de fermentação produzem vários compostos diferentes, como o etanol (o alcool das bebidas alcoólicas, produzido por vários tipos de leveduras e bactérias) ou o ácido láctico do iogurte.
Outras moléculas, como NO2, SO2 são os aceptores finais na cadeia de transporte de elétrons.
resumo sobre fermentação=Á fermentação' do ponto de vista bioquímico é um processo anaeróbio de transformação de uma substância em outra, produzida a partir de microorganismos, tais como bactérias e fungos, chamados nesses casos de fermentos. Exemplo de fermentação é o processo de transformação dos açúcares das plantas em álcool, tal como ocorre no processo de fabricação da cerveja, cujo álcool etilico é produzido a partir do consumo de açúcares presentes no malte, que é obtido através da cevada germinada.
Outro exemplo é o da massa do pão, onde os fermentos (leveduras) consomem amido.
Essas bactérias começam a digerir o açúcar da massa do pão, liberando CO2 (gás carbônico), que aumenta o volume da massa.
De um modo geral o termo fermentação também é usado na biotecnologia para definir processos aeróbios.
Há dois tipos de fermentação:
* Fermentação aeróbica: ocorre na presença de oxigênio do ar, como por exemplo em: Ácido cítrico, Penicilina.
* Fermentação Anaeróbica: ocorre na ausência de oxigênio, como por exemplo em: Iogurte, Vinagre, Cerveja, Vinho.
Não deve ser confundida com a respiração anaeróbica (processo no qual algumas bactérias produzem energia anaerobicamente formando resíduos inorgânicos). A fermentação é usada na conserva de alimentos (por exemplo, de chucrute).
[editar] Tipos de fermentação
* Fermentação láctica.
* Fermentação alcoólica.
* Fermentação butírica.
* Fermentação da glicerina.
* Fermentação acética.
2007-03-13 02:07:51
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Respiração e Fermentação são ambos processos de metabolismo celular para obtenção de energia pelo organismo.
A respiração é um processo que que pode ser aeróbico(utiliza Oxigênio livre) ou anaeróbico (Utiliza oxigênio presente em compostos como o nitrato). Já a fermentação é um processo totalmente anaeróbico.
Os redimentos energéticos também diferem entre esses mecanismos. Por não desdobrar totalmente a matéria orgânica, a fermentação produz um ganho energético bem inferior ao da respiração. São produzidas apenas 2 moléculas de ATP (energia) a partir de uma molécula de glicose, por fermentação, enquanto por respiração aeróbica esta mesma quantidade de glicose gera 38 ATP.
A fermentação pode receber várias classificações, dependendo do resíduo orgânico produzido no desdobramento da glicose. A fermentação alcóolica, por exemplo, é a responsável pela presença do etanol em bebidas como o vinho.
2007-03-15 17:24:23
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋